Textos para impressão - Mitos
Plano de Aula
Plano de aula: Figuras de Linguagem: a personificação do trovão
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito, bem como já conheçam a personificação (figura de linguagem), para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Cópia do texto: “O trovão que caiu das nuvens“, Claudio Seto, disponível em: <http://www.nippo.com.br/lendasdojapao/n210.php>. Acesso em: 20 out. 2018.
- Cópia do texto: Perun“, Mitographos, disponível em: <http://mitographos.blogspot.com/2010/02/perun.html>. Acesso em: 20 out. 2018.
- Cópia do texto: “A Justiça de Xangô“, disponível em: <https://www.juntosnocandomble.com.br/2012/05/lenda-justica-de-xango.html>. Acesso em: 20 out. 2018.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em comparar as características dos personagens personificados, não entendendo essa diferença, já que todos personificam o mesmo elemento (trovão). A dificuldade justifica-se na exigência de um olhar muito atento e de uma leitura conotativa abstrata por parte dos alunos.
Referências sobre o assunto:
- BARROS, Fabiano Tertuliano de. A humanização dos mitos e lendas amazônicos na dramaturgia amazônica. 2013. 38 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)–Universidade de Brasília, Porto-Velho-RO, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/7111>. Acesso em: 12 out. 2018.
- BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As figuras de linguagem. São Paulo: Ática, 1989.
- RICOUER, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- SPOTTI, Carmem Véra Nunes. Análise da personificação e dos elementos ambientais presentes nas narrativas orais da Comunidade Nova Esperança - RR. 2011. 126p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2011. Disponível em: <http://www.bdtd.ufrr.br/tde_arquivos/5/TDE-2012-09-21T083839Z-75/Publico/CarmemVeraNunesSpotti.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, serão lidos diferentes mitos que trazem deuses e personificações do trovão, comparando as características desses personagens. Os alunos poderão analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso desse recurso nas narrativas míticas, observando a personificação como uma figura de linguagem comum aos mitos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos. A interação verbal, nesta aula, por meio das atividades em grupo, é de extrema importância: ela possibilitará, baseada nas teorias do interacionismo sociodiscursivo, a construção do conhecimento por meio do diálogo entre aluno (e seu repertório), texto e conhecimento.
- Em uma discussão, proponha um desafio para que haja interação entre os membros do grupo: “Você conhece alguma história em que há a personificação do trovão? Conte para nós!”.
- Garanta o tempo necessário para que eles possam resgatar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
- Depois disso, peça que um aluno de cada grupo, de forma espontânea, conte brevemente uma história relatada dentro do grupo.
Respostas possíveis/ desejáveis:
- Para esta atividade, há muitas possibilidades de respostas. Os alunos terão que resgatar, em seus repertórios, histórias que personifiquem o trovão. Eles poderão citar alguns deuses do trovão, por exemplo: Zeus (mitologia grega), Thor (mitologia nórdica) e Júpiter (mitologia romana) etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Anuncie, inicialmente, que serão lidos alguns mitos, produzidos coletivamente por diferentes povos: japonês, eslavo e iorubá. Para ter acesso aos textos, clique aqui. A escolha por esses mitos justifica-se por serem histórias pouco conhecidas, já que existem outras com forte presença na indústria cinematográfica (os mitos de Thor e Zeus, por exemplo).
- Entregue um texto para cada grupo e peça que iniciem uma leitura compartilhada. É importante que os alunos, durante a leitura dos textos, sem perceber, a partir do dialogismo e interação verbal (conceitos do interacionismo sociodiscursivo), comecem minimamente a estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios com os valores socioculturais revelados pelos mitos que estão lendo.
- Depois disso, peça que os alunos, dentro de seus grupos, relatem o que entenderam sobre o texto, respondendo às atividades que seguem: “Quem é o protagonista da sua história? Quem ele representa? Descreva esse personagem de acordo com as informações do texto”.
- Peça que os grupos registrem as respostas em seus cadernos. Enquanto isso, como mediador da aula e do conhecimento, circule pela sala, observando a dinâmica de interação entre os alunos, auxiliando os grupos que tiverem mais dificuldades.
- Oriente-os, sempre que necessário, a reler o texto para responderem às questões.
- Quando as duplas acabarem as atividades, inicie a etapa de exposição de respostas. Peça que cada grupo relate as suas anotações, deixando bem claro o título do texto. Registre-os no quadro e peça que os alunos registrem, também, as respostas dos dos outros grupos. No final da correção, devem estar escritas no quadro as respostas da análise dos três textos. Isso facilitará, na atividade posterior, a comparação entre os mitos.
- O tempo médio para a sequência de atividades deste slide é de, aproximadamente, 18 minutos.
Respostas possíveis/ desejáveis:
- No Texto “O trovão que caiu das nuvens”, o protagonista é Kaminari, deus japonês que representa o trovão. No texto “Perun”, o protagonista é o próprio Perun, deus eslavo que representa o trovão. No texto “A Justiça de Xangô”, o protagonista é Xangô, orixá que representa os trovões e a justiça.
- Kaminari, de acordo com o texto, é “um ser demoníaco, de cor verde, que carrega um arco de tambores ou um saco de vento e gosta de correr fazendo muito barulho sobre as nuvens, onde habita“ e, além disso, de acordo com o texto, o personagem é gentil e marcado pela gratidão. Perum, durante o texto, apresenta-se como um deus poderoso e forte, em constante batalha contra Veles, outro deus. Xangô é descrito como forte, honesto e justo.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois de ler e responder às atividades baseadas na leitura dos diferentes mitos, proponha à classe uma reflexão oral a ser debatida coletivamente: “Por que os personagens, mesmo representando o trovão, são tão diferentes?”.
- Deixe os alunos livres para discutir e argumentar, iniciando um breve debate. Se possível, recupere informações dos textos lidos para tecer comparações entre os personagens.
- Debata com os alunos, por meio da interação oral, aproveitando os argumentos para construir a reflexão e o aprendizado.
- Os alunos, por intervenção do professor, deverão chegar à conclusão de que o mito, a partir da personificação - com a “humanização da natureza” - retrata o modo de ver, sentir e dimensionar a realidade de cada povo. Logo, a personificação é permeada pelo significado que cada elemento tem para determinado povo. Dessa forma, é possível dizer que o “trovão”, elementos personificado nos mitos lidos, tem diferentes significados para as culturas japonesa, eslava e iorubá: Xangô (iorubá) era um humano justo e honesto, enquanto Kaminari - no Japão - é um ser demoníaco que “come o umbigo de seres humanos” e Perun (eslavo) parece ser uma entidade extremamente poderosa.
- Para aprofundar ainda mais o conhecimento dos alunos, cite que é comum, em culturas fortemente marcadas pela tradição oral, a existência de divindades que representam e personificam o trovão, os raios e as tempestades, como os mitos de Zeus (grego), Júpiter (romano), Iansã (orixá iorubá), Thor (nórdico), Tupã (indígena), Taranis (celta) etc. Caso julgue necessário, disponibilize aos alunos cópias desses mitos, ou livros que os contenham, a verificar na biblioteca escolar.
- O tempo médio para a realização dos procedimentos deste slide é de, aproximadamente, 10 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos, ainda em grupos, escrevam as suas conclusões sobre a aula em seus cadernos.
- Depois disso, peça que as duplas exponham as suas respostas. Anote-as no quadro e peça que todos os alunos registrem em seus cadernos.
- Caso tenha ficado dúvida de algum aluno, retome as atividades da aula e faça um percurso até chegar na conclusão.
Conclusões possíveis/ desejáveis:
- É comum, nas diferentes culturas, mitos sobre deuses do trovão, que personificam este elemento natural.
- A caracterização do trovão, enquanto elemento personificado no mito/lenda, depende do modo com que cada cultura e de cada povo interpreta esse elemento natural.
- Nos mitos, as personificações são usadas para explicar fenômenos naturais como obras de deuses e entidades superiores.
- No mito, homem e natureza se confundem por meio da personificação.
Atividade pós-aula:
- Caso julgue necessário, para enriquecer o repertório dos alunos, disponibilize a eles a leitura de um mito que traz a figura de Tupã, deus indígena dos trovões. Para ter acesso ao mito, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos: serão lidos diferentes mitos que trazem deuses e personificações do trovão, comparando as características desses personagens. Para ativar os conhecimentos prévios de sua turma, envie junto com seu material imagens do Thor, dos filmes da Marvel, e do Zeus, dos filmes de Percy Jackson e/ou Fúria de Titãs, pois podem ser bem conhecidos pelos alunos. Diga que esses personagens vêm de mitos de diferentes povos, e o trovão é um fenômeno da natureza personificado por várias culturas. Thor é um deus nórdico e Zeus, um deus grego. Anuncie que, nesta aula, eles conhecerão outros seres poderosos que também personificam o trovão. Solicite que se organizem em grupos de 4 a 5 alunos, que possam se comunicar por WhatsApp, para realizar o trabalho, e dê a eles um prazo para enviar os nomes dos componentes do grupo, bem como do representante de cada grupo. Se preferir, encaminhe essas orientações por escrito.
Desenvolvimento
Após ter os grupos organizados, encaminhe aos alunos um material, por escrito, com os textos que cada grupo deve ler, disponíveis no Material Complementar deste plano. Encaminhe também as duas perguntas do primeiro slide de Desenvolvimento, para que respondam em grupos. Além disso, oriente que todos deverão preparar um pequeno resumo de seu texto, a ser apresentado em áudio para a turma pelo representante de cada grupo. Estabeleça um prazo para esses envios, que deverão ser feitos para o grupo de WhatsApp da turma, para que todos tenham acesso tanto ao áudio quanto às respostas dos grupos.
Fechamento
Após encerrado o prazo, lance, no grupo de WhatsApp, a questão que está no segundo slide do Desenvolvimento deste Plano de Aula. Solicite que os grupos escutem os áudios dos outros colegas e voltem a conversar em seus grupos para responder à questão. Estabeleça um novo prazo de entrega para essa questão, que concluirá sua aula. Caso seja possível uma aula via Google Meets ou Zoom, esse momento pode ser mais potente. Aproveite as ricas orientações deste plano para alimentar sua aula ao vivo, sempre buscando a participação da turma com novas perguntas e indicações de leitura. Nessa ocasião, procure criar um parágrafo coletivo sobre “o que é personificação no gênero Mito” para alinhavar os conhecimentos construídos.
Convite às famílias
Você sabe o que é Cosplay? E “Cospobre” (Low Cost Cosplay)? Anucha “Cha” Saengchart é um dos melhores nessa “modalidade” de Cosplay e tem milhões de fãs nas redes sociais. Ele consegue transformar qualquer objeto em uma fantasia incrível de seus heróis favoritos: ventoinhas, esponjas e até ferros de passar. Para entender melhor, dê uma olhadinha na página dele no Facebook, disponível aqui.
Pois então: seria interessante propor uma brincadeira de “Cospobre” em família, tendo por base os deuses e mitos do trovão trabalhados nesta aula. Poderia haver uma leitura em família e uma pesquisa sobre como seria a melhor fantasia para representar os personagens. Depois, é só vestir um (ou mais) membros da família e fotografar ou filmar, criando um verdadeiro desfile virtual de Cosplays de Trovão. A depender do engajamento, até mesmo um concurso para escolher os melhores Cosplayers pode ser feito, virtualmente, com uma enquete no Facebook ou outra rede social da escola.