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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos 2 - gênero notícia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos 2 - gênero notícia

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador com mídia, folhas de questões, texto impresso, lápis, borracha, caneta, quadro e giz (ou caneta), quadro de pontuações utilizadas em notícias (já exposto na sala de aula).

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado. O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de expressão verbal ou por escrito. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades, são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

“Gênero notícia no uso da vírgula”. Regina Cláudia Custódio de Lima e Juarez Nogueira Lins, disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID712_15082016161253.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Conhecendo os sinais de pontuação de forma divertida, Mariane Ellen da Silva,

disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54738. Acesso em 12 de outubro de 2018.

A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva, disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Divida a turma em quatro grupos e organize a sala de forma que todos possam se ver e ouvir. Esta aula propõe um exercício de pontuação de um texto jornalístico (notícia), o que demandará uma boa interação entre as crianças nas discussões e tomadas de decisão coletivas. Desse modo, é importante montar equipes de trabalho que levem em conta a capacidade de cooperação dos alunos entre si e o equilíbrio do grupo quanto ao desempenho pedagógico. Para refletir um pouco mais sobre a formação de grupos em sala de aula, assista ao vídeo “Estratégias para formação de grupos “( 8’03’’).
  • Peça a uma das crianças que leia o título da aula em voz alta e, à turma, que explique o que foi lido.
  • Certifique-se de que todos compreendem o que são textos jornalísticos e esclareça eventuais dúvidas.

De acordo com o conceito já trabalhado anteriormente, textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.

Material complementar:

Estratégias para formação de grupos, revista Nova Escola, disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4063/estrategias-para-formacao-de-grupos. Acesso em 27 de outubro de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia da atividade impressa a cada grupo; observe que cada grupo deverá receber uma orientação diferente dos demais.
  • Projete o slide e peça que as crianças realizem uma leitura silenciosa do texto. Ler individual e silenciosamente, neste momento, é uma maneira de favorecer a livre interpretação e a criatividade, de modo que cada aluno se sinta familiarizado com o texto e possa contribuir com o trabalho de elaboração coletiva.
  • Explique que cada grupo recebeu uma orientação diferente e peça que discutam a melhor maneira de pontuar a oração. Solicite que imaginem a cena e se preparem para apresentá-la para a classe.
  • Determine 3 minutos para a atividade, circule pela sala, acompanhe o trabalho das equipes e esclareça dúvidas. É importante destacar que esta atividade pretende estimular a reflexão sobre os sentidos dados pela pontuação a um texto e a intencionalidade do autor ao escolher determinado sinal de pontuação. O trabalho com foco específico em textos jornalísticos (notícias) será abordado na próxima etapa desta aula.
  • Passados os três minutos, peça aos grupos que apresentem suas respostas. As apresentações devem gerar um clima de descontração, aproveite e divirta-se com a turma.
  • Escreva no quadro as frases e pontuações apresentadas.
  • Discuta com a turma se os sinais de pontuação escolhidos pelos grupos corresponderam ao sentido de cada proposta e, se necessário, faça as correções. A pontuação correta é: “Fogo, não poupe a cidade.”
  • Proponha que assistam ao vídeo a seguir como mais uma forma de motivação para o trabalho: “Vírgula - Campanha dos 100 anos da ABI”.

Materiais complementares:

Acesse as respostas da atividade: aqui

Vídeo “Vírgula - Campanha dos 100 anos da ABI” (1’00”), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uWKpx5Ls1zg. Acesso em 18 de outubro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (10 minutos para leitura do texto e 15 minutos para realizar a atividade em grupo).

Orientações:

  • Projete o slide e peça aos alunos que leiam o título, a linha fina e expliquem qual é a relação que a imagem mantém com o título e a linha fina da notícia.
  • Solicite ainda que respondam o que compreenderam em relação ao assunto da notícia e esclareça dúvidas.
  • Localize, junto com a turma, o nome do site, meio de publicação, data e autoria do texto.
  • Leia o texto para as crianças e faça pequenas pausas para esclarecer dúvidas; se necessário, repita a leitura. Realize a leitura de modo expressivo para favorecer a compreensão das crianças em relação ao conteúdo e, de forma especial, ao uso dos sinais de pontuação e seus efeitos de sentido. Essa estratégia de trabalho visa ampliar a capacidade de reflexão quanto ao uso da pontuação em textos jornalísticos, exercitar a escuta atenta e estimular a postura ouvinte. Fique atento ao fato de que a leitura de modo expressivo compreende um tom audível de voz, fluência na leitura, clareza na articulação das palavras e entonação adequada ao ritmo indicado pela pontuação utilizada no texto. Portanto, leia o texto com antecedência, não apenas para ter ciência do seu conteúdo, mas também para realizar um breve ensaio das entonações e pausas que indicarão, para os alunos, os efeitos de sentido pretendidos pela autora do texto.
  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno.
  • Oriente os grupos a lerem, discutirem e decidirem como pontuar o texto, de modo que os sinais de pontuação escolhidos transmitam os sentidos percebidos durante a audição da leitura.
  • Chame a atenção da turma para a possibilidade de consultar o quadro de pontuações usadas em notícias, exposto no painel da classe (elaborado na aula 7). Circule pela sala, observe as escolhas de pontuação que estão sendo feitas, auxilie as crianças a esclarecer dúvidas e, se necessário, a tomar decisões.

Material complementar:

Para imprimir o texto, acesse: aqui

ENTRE RIOS, a urbanização de São Paulo, Editora Contexto (vídeo, 25’11”), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc. Acesso em 20 de outubro de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Mantenha juntos os integrantes de cada grupo e organize a turma em um círculo. Solicite que coloquem os textos pontuados no centro (sobre as carteiras, no chão ou em um painel) de forma que todos consigam ler os trabalhos.
  • Defina um integrante de cada grupo para apresentar o texto pontuado e dê início à correção. A socialização das respostas é um momento muito importante do trabalho, pois permite que os alunos possam confirmar ou não suas hipóteses, refazer raciocínios, repensar e estabelecer novas relações entre os assuntos abordados.
  • Faça pequenas paradas durante a apresentação das respostas e compare as pontuações utilizadas pelos grupos.
  • Observe se a maioria dos alunos conseguiu lembrar de que a vírgula e o ponto final são os sinais de pontuação mais comumente utilizados em notícias. Durante a correção, vá mostrando a pontuação original (usada pela autora da notícia) e proponha algumas reflexões para que as crianças possam perceber as diferenças de sentido decorrentes dos sinais de pontuação escolhidos, como por exemplo:
  • Seria adequado finalizar este trecho do parágrafo da notícia com um ponto de interrogação? Veja: O quadro “O Grito do Ipiranga”, pintado pelo artista Pedro Américo, em 1880, retrata o momento exato em que D. Pedro proclama a Independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga, no caminho entre Santos e São Paulo, em 1822? Combinaria com o título e a linha da notícia? Por quê? O assunto da notícia parece o mesmo quando usamos o ponto de interrogação? Espera-se que percebam que finalizar a oração com um ponto de interrogação faria o leitor a imaginar que a autora pretende investigar, “ desvendar algum mistério” sobre a obra ou ainda, que está colocando em dúvida as informações obtidas até os dias de hoje a respeito desse fato histórico.
  • No primeiro trecho do parágrafo, mostre às crianças o uso da vírgula antecedendo e sucedendo as informações “pintado pelo artista…”, “em 1880”, “às margens..” e “em 1822”. Nesses casos, o uso da vírgula sinaliza o fato de que essas informações são dados que detalham/especificam o sujeito sobre o qual se fala (o quadro “O Grito do Ipiranga”).
  • Destaque o uso de aspas para dar ênfase ao título do quadro e pergunte aos alunos em qual outra situação esse sinal de pontuação pode ser usado em textos jornalísticos (ou seja, para indicar uma fala).
  • Pode ser que os alunos usem a vírgula no lugar do travessão, no trecho “Ele já existia em 1822, estava lá em 1880 e segue correndo ainda hoje -- infelizmente não da maneira natural e poética de outros tempos.” Nesse caso, recorra ao quadro de pontuação e reveja com a turma a diferença quanto ao efeito causado no texto (o travessão consegue chamar a atenção para um dado que a autora considera importante e que irá desenvolver na sequência do texto).
  • Chame a atenção da turma para o uso da vírgula no trecho seguinte (“A imagem do Imperador…”), com o mesmo objetivo citado no item “a”.
  • Destaque o objetivo do uso de dois pontos (“é verdadeiro: o rio Ipiranga”) o qual, ao promover uma pausa mais prolongada, enfatiza essa informação para o leitor.
  • Finalize a aula, garantindo que todos realizem as correções.

Materiais complementares:

Acesse o gabarito de respostas e sugestões de intervenção: aqui

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mantenha juntos os integrantes de cada grupo e organize a turma em um círculo. Solicite que coloquem os textos pontuados no centro (sobre as carteiras ou no chão) ou em um painel, de modo que todos possam se movimentar para ler os trabalhos.
  • Defina um integrante de cada grupo para ler o texto pontuado e comece a correção.
  • Faça pequenas paradas durante a leitura, compare as pontuações utilizadas pelos grupos e auxilie a turma a analisar e observar as diferenças de sentido decorrentes dos sinais de pontuação escolhidos.
  • Projete o slide com o texto original e compare as pontuações usadas pela autora com as que foram selecionadas pelos grupos, avaliando com os alunos quais alterações de sentido ocorreram em função da escolha da pontuação.
  • Valorize o esforço da turma! A proposta de pontuação do texto exigiu empenho para refletir, conciliar ideias e tomar decisões em conjunto.
  • Encerre a aula, garantindo que todos realizem as correções.

Materiais complementares:

Acesse o gabarito de respostas e sugestões de intervenção: aqui

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador com mídia, folhas de questões, texto impresso, lápis, borracha, caneta, quadro e giz (ou caneta), quadro de pontuações utilizadas em notícias (já exposto na sala de aula).

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado. O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de expressão verbal ou por escrito. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades, são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

“Gênero notícia no uso da vírgula”. Regina Cláudia Custódio de Lima e Juarez Nogueira Lins, disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID712_15082016161253.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Conhecendo os sinais de pontuação de forma divertida, Mariane Ellen da Silva,

disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54738. Acesso em 12 de outubro de 2018.

A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva, disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Divida a turma em quatro grupos e organize a sala de forma que todos possam se ver e ouvir. Esta aula propõe um exercício de pontuação de um texto jornalístico (notícia), o que demandará uma boa interação entre as crianças nas discussões e tomadas de decisão coletivas. Desse modo, é importante montar equipes de trabalho que levem em conta a capacidade de cooperação dos alunos entre si e o equilíbrio do grupo quanto ao desempenho pedagógico. Para refletir um pouco mais sobre a formação de grupos em sala de aula, assista ao vídeo “Estratégias para formação de grupos “( 8’03’’).
  • Peça a uma das crianças que leia o título da aula em voz alta e, à turma, que explique o que foi lido.
  • Certifique-se de que todos compreendem o que são textos jornalísticos e esclareça eventuais dúvidas.

De acordo com o conceito já trabalhado anteriormente, textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.

Material complementar:

Estratégias para formação de grupos, revista Nova Escola, disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4063/estrategias-para-formacao-de-grupos. Acesso em 27 de outubro de 2018.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia da atividade impressa a cada grupo; observe que cada grupo deverá receber uma orientação diferente dos demais.
  • Projete o slide e peça que as crianças realizem uma leitura silenciosa do texto. Ler individual e silenciosamente, neste momento, é uma maneira de favorecer a livre interpretação e a criatividade, de modo que cada aluno se sinta familiarizado com o texto e possa contribuir com o trabalho de elaboração coletiva.
  • Explique que cada grupo recebeu uma orientação diferente e peça que discutam a melhor maneira de pontuar a oração. Solicite que imaginem a cena e se preparem para apresentá-la para a classe.
  • Determine 3 minutos para a atividade, circule pela sala, acompanhe o trabalho das equipes e esclareça dúvidas. É importante destacar que esta atividade pretende estimular a reflexão sobre os sentidos dados pela pontuação a um texto e a intencionalidade do autor ao escolher determinado sinal de pontuação. O trabalho com foco específico em textos jornalísticos (notícias) será abordado na próxima etapa desta aula.
  • Passados os três minutos, peça aos grupos que apresentem suas respostas. As apresentações devem gerar um clima de descontração, aproveite e divirta-se com a turma.
  • Escreva no quadro as frases e pontuações apresentadas.
  • Discuta com a turma se os sinais de pontuação escolhidos pelos grupos corresponderam ao sentido de cada proposta e, se necessário, faça as correções. A pontuação correta é: “Fogo, não poupe a cidade.”
  • Proponha que assistam ao vídeo a seguir como mais uma forma de motivação para o trabalho: “Vírgula - Campanha dos 100 anos da ABI”.

Materiais complementares:

Acesse as respostas da atividade: aqui

Vídeo “Vírgula - Campanha dos 100 anos da ABI” (1’00”), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uWKpx5Ls1zg. Acesso em 18 de outubro de 2018.

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Tempo sugerido: 25 minutos (10 minutos para leitura do texto e 15 minutos para realizar a atividade em grupo).

Orientações:

  • Projete o slide e peça aos alunos que leiam o título, a linha fina e expliquem qual é a relação que a imagem mantém com o título e a linha fina da notícia.
  • Solicite ainda que respondam o que compreenderam em relação ao assunto da notícia e esclareça dúvidas.
  • Localize, junto com a turma, o nome do site, meio de publicação, data e autoria do texto.
  • Leia o texto para as crianças e faça pequenas pausas para esclarecer dúvidas; se necessário, repita a leitura. Realize a leitura de modo expressivo para favorecer a compreensão das crianças em relação ao conteúdo e, de forma especial, ao uso dos sinais de pontuação e seus efeitos de sentido. Essa estratégia de trabalho visa ampliar a capacidade de reflexão quanto ao uso da pontuação em textos jornalísticos, exercitar a escuta atenta e estimular a postura ouvinte. Fique atento ao fato de que a leitura de modo expressivo compreende um tom audível de voz, fluência na leitura, clareza na articulação das palavras e entonação adequada ao ritmo indicado pela pontuação utilizada no texto. Portanto, leia o texto com antecedência, não apenas para ter ciência do seu conteúdo, mas também para realizar um breve ensaio das entonações e pausas que indicarão, para os alunos, os efeitos de sentido pretendidos pela autora do texto.
  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno.
  • Oriente os grupos a lerem, discutirem e decidirem como pontuar o texto, de modo que os sinais de pontuação escolhidos transmitam os sentidos percebidos durante a audição da leitura.
  • Chame a atenção da turma para a possibilidade de consultar o quadro de pontuações usadas em notícias, exposto no painel da classe (elaborado na aula 7). Circule pela sala, observe as escolhas de pontuação que estão sendo feitas, auxilie as crianças a esclarecer dúvidas e, se necessário, a tomar decisões.

Material complementar:

Para imprimir o texto, acesse: aqui

ENTRE RIOS, a urbanização de São Paulo, Editora Contexto (vídeo, 25’11”), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc. Acesso em 20 de outubro de 2018.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Mantenha juntos os integrantes de cada grupo e organize a turma em um círculo. Solicite que coloquem os textos pontuados no centro (sobre as carteiras, no chão ou em um painel) de forma que todos consigam ler os trabalhos.
  • Defina um integrante de cada grupo para apresentar o texto pontuado e dê início à correção. A socialização das respostas é um momento muito importante do trabalho, pois permite que os alunos possam confirmar ou não suas hipóteses, refazer raciocínios, repensar e estabelecer novas relações entre os assuntos abordados.
  • Faça pequenas paradas durante a apresentação das respostas e compare as pontuações utilizadas pelos grupos.
  • Observe se a maioria dos alunos conseguiu lembrar de que a vírgula e o ponto final são os sinais de pontuação mais comumente utilizados em notícias. Durante a correção, vá mostrando a pontuação original (usada pela autora da notícia) e proponha algumas reflexões para que as crianças possam perceber as diferenças de sentido decorrentes dos sinais de pontuação escolhidos, como por exemplo:
  • Seria adequado finalizar este trecho do parágrafo da notícia com um ponto de interrogação? Veja: O quadro “O Grito do Ipiranga”, pintado pelo artista Pedro Américo, em 1880, retrata o momento exato em que D. Pedro proclama a Independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga, no caminho entre Santos e São Paulo, em 1822? Combinaria com o título e a linha da notícia? Por quê? O assunto da notícia parece o mesmo quando usamos o ponto de interrogação? Espera-se que percebam que finalizar a oração com um ponto de interrogação faria o leitor a imaginar que a autora pretende investigar, “ desvendar algum mistério” sobre a obra ou ainda, que está colocando em dúvida as informações obtidas até os dias de hoje a respeito desse fato histórico.
  • No primeiro trecho do parágrafo, mostre às crianças o uso da vírgula antecedendo e sucedendo as informações “pintado pelo artista…”, “em 1880”, “às margens..” e “em 1822”. Nesses casos, o uso da vírgula sinaliza o fato de que essas informações são dados que detalham/especificam o sujeito sobre o qual se fala (o quadro “O Grito do Ipiranga”).
  • Destaque o uso de aspas para dar ênfase ao título do quadro e pergunte aos alunos em qual outra situação esse sinal de pontuação pode ser usado em textos jornalísticos (ou seja, para indicar uma fala).
  • Pode ser que os alunos usem a vírgula no lugar do travessão, no trecho “Ele já existia em 1822, estava lá em 1880 e segue correndo ainda hoje -- infelizmente não da maneira natural e poética de outros tempos.” Nesse caso, recorra ao quadro de pontuação e reveja com a turma a diferença quanto ao efeito causado no texto (o travessão consegue chamar a atenção para um dado que a autora considera importante e que irá desenvolver na sequência do texto).
  • Chame a atenção da turma para o uso da vírgula no trecho seguinte (“A imagem do Imperador…”), com o mesmo objetivo citado no item “a”.
  • Destaque o objetivo do uso de dois pontos (“é verdadeiro: o rio Ipiranga”) o qual, ao promover uma pausa mais prolongada, enfatiza essa informação para o leitor.
  • Finalize a aula, garantindo que todos realizem as correções.

Materiais complementares:

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Orientações:

  • Mantenha juntos os integrantes de cada grupo e organize a turma em um círculo. Solicite que coloquem os textos pontuados no centro (sobre as carteiras ou no chão) ou em um painel, de modo que todos possam se movimentar para ler os trabalhos.
  • Defina um integrante de cada grupo para ler o texto pontuado e comece a correção.
  • Faça pequenas paradas durante a leitura, compare as pontuações utilizadas pelos grupos e auxilie a turma a analisar e observar as diferenças de sentido decorrentes dos sinais de pontuação escolhidos.
  • Projete o slide com o texto original e compare as pontuações usadas pela autora com as que foram selecionadas pelos grupos, avaliando com os alunos quais alterações de sentido ocorreram em função da escolha da pontuação.
  • Valorize o esforço da turma! A proposta de pontuação do texto exigiu empenho para refletir, conciliar ideias e tomar decisões em conjunto.
  • Encerre a aula, garantindo que todos realizem as correções.

Materiais complementares:

Acesse o gabarito de respostas e sugestões de intervenção: aqui

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