14798
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Diário: diferenciação do discurso direto e indireto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Diário: diferenciação do discurso direto e indireto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui).

Material para a atividade:
Texto 1 (disponível aqui); Texto 2 (disponível aqui) e Texto 3 (disponível aqui).

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe os dois textos sugeridos na introdução por e-mail. Mande um áudio pelo WhatsApp com as orientações para leitura.

Desenvolvimento
Crie um formulário com as perguntas sugeridas nas orientações e peça que os alunos identifiquem semelhanças e diferenças entre os dois textos. Crie um quadro no Google Documentos com a síntese das observações dos alunos e compartilhe com eles. Se não identificarem as marcas do discurso direto e indireto, será preciso realizar uma videochamada via Meet ou Zoom e realizar a reflexão sobre as atividades propostas no plano, preenchendo o quadro coletivamente. Mande um áudio pelo WhatsApp com as orientações da próxima atividade, presentes no plano. Eles podem fazer no caderno e compartilhar com você através de uma foto pelo WhatsApp.

Fechamento
Crie um quadro para que registrem as descobertas das atividades, como sugerido no slide. Você pode criar um documento no Google e compartilhar com os alunos, pedindo que respondam às perguntas para reflexão sugeridas no plano.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero sugerindo filmes apropriados para crianças que envolvam esse tema. Mande um áudio pelo WhatsApp para orientar os familiares que quiserem participar. Eles também podem participar incentivando e ajudando a criança na confecção de um diário.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02SQA07

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas