14725
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O texto teatral: rubricas e entonação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o texto teatral

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Patrícia Pompeu Brasil

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Data show.

Fotocópias do texto “A Cigarra e a Formiga”.

Disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/a-cigarra-e-a-formiga-adaptacao-teatral-da-fabula-homonia-de-monteiro-lobato?category_id=30 Acesso em 24/09/2018.

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades de preencher as lacunas, por não reconhecerem, em algumas passagens, a intenção dos personagens.

Observação: é desejável que os alunos já tenham estudado o gênero texto dramático e a função das rubricas e da pontuação no gênero para que consigam realizar a presente aula.

Referências sobre o assunto: Links:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma e diga que esse é o tema da aula. A finalidade desta aula é levar o aluno a perceber, a partir da atividade proposta, que há diversos elementos no texto dramático que orientam os atores no momento da encenação, sendo as rubricas e a pontuação de grande importância nesse aspecto, pois são fundamentais para a construção da entonação adequada. É necessário proporcionar meios para que os alunos cheguem às suas conclusões, desenvolvendo, assim, o seu pensamento reflexivo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se conhecem a história da Cigarra e da Formiga. Peça que falem um pouco de cada uma das personagens.
  • Explique que nesta aula será feita uma atividade a partir de um texto baseado nessa história. Informe que o texto estudado é um fragmento de uma obra adaptada do texto de Monteiro Lobato.
  • Peça que formem duplas ou trios para fazerem a atividade, de forma que possibilite a troca de ideias entre os alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Entregue fotocópias do texto às duplas e trios e peça que preencham as lacunas. Para acessar a atividade para impressão, clique aqui.
  • Oriente-os sobre como as lacunas devem ser preenchidas: as que estão entre parênteses devem ser completadas com orientações sobre ações, modo de falar e expressões faciais dos personagens; aquelas que não estiverem entre parênteses devem ser preenchidas com sinais de pontuação ou com falas. Peça que observem as situações apresentadas para fazerem o preenchimento.
  • Antes de iniciar a atividade, pergunte aos alunos para que servem o ponto de interrogação, de exclamação e o ponto final. Pergunte também para que servem as rubricas em um texto dramático.

Respostas desejáveis:

Para fazer perguntas; para mostrar espanto, alegria, admiração etc.; para afirmar ou negar algo. As rubricas servem para orientar os atores sobre as falas e as ações dos seus personagens.

  • Oriente-os para que conversem com o (os ) colega (s) e cheguem às conclusões de que maneira as lacunas devem ser preenchidas, para que a história faça sentido.
  • Circule entre os alunos e verifique se estão conseguindo fazer a atividade. Se estiverem com dúvidas sobre o preenchimento, oriente-os para que percebam a finalidade da atividade e façam as inferências necessárias.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a atividade, oriente a turma para que enumere as lacunas, a fim de facilitar a socialização das respostas.
  • Apresente o texto em slides e explique aos alunos que deverão informar como completaram as lacunas. Explique que é muito importante levar em consideração a entonação empregada em cada fala, pois, quando a leitura é pautada nos sinais de pontuação, ela se torna mais fluente e de fácil compreensão. Coloque, oralmente, questões para auxiliá-los no entendimento do conteúdo trabalhado:
  • Como vocês preencheram a primeira lacuna? E como chegaram a essa conclusão?
  • Qual sinal de pontuação foi utilizado na segunda lacuna? Por quê? O que o personagem está demonstrando sentir nesse momento?
  • Observando a fala seguinte e o sinal de pontuação utilizado, como vocês preencheram a terceira lacuna? Qual o tom de voz utilizado pela personagem nesse momento?
  • E a lacuna seguinte, de que forma foi preenchida? Qual a intenção do falante nesse momento?
  • Na quinta lacuna, o que a Cigarra está dizendo? O que ela diz a seguir auxiliou na resposta dada? Por quê?
  • Como devemos preencher a sexta lacuna? Leiam em voz alta e expliquem qual a intenção do falante nesse momento.

Respostas possíveis/ desejáveis:

  • (Batidas na porta). É possível saber, porque, logo em seguida, a Formiga pergunta “Quem será?”.
  • Ponto de interrogação, porque a personagem está fazendo uma pergunta. Nesse momento, ela deve estar se sentindo curiosa.
  • O que vocês querem?. Deve estar chateada por interromperem o seu jantar.
  • Ponto de interrogação. Ela está repreendendo as cigarras, por não terem se preparado para o mau tempo. Seu tom de voz, nesse momento, deve estar mais alto.

Obs.: Explique aos alunos que o tom de voz diz respeito à altura dos sons que emitimos quando falamos, e que a entonação resulta da sucessão e das variações dos sons produzidos.

E) Estávamos cantando. É possível saber o que ela diz, pois, logo em seguida, a personagem afirma que são cantores.

F) Ponto final. A intenção da personagem é informar que estão sem lugar para ficar.

  • Pergunte à turma se é possível caracterizar os personagens pela maneira como eles falam e por suas ações. Peça que citem algumas características das formigas e das cigarras e justifiquem suas respostas.

Resposta possível/ desejável:

Sim, é possível caracterizar os personagens a partir de suas falas, pela maneira como se expressam e pelas palavras que usam. As cigarras são animadas e gostam de cantar, mas estão preocupadas, pois não têm onde ficar. As formigas são organizadas e gostam de trabalhar, estão felizes e tranquilas, pois têm casa e comida garantidas.

Obs.: É importante destacar que aqui colocamos apenas algumas sugestões de respostas. Os alunos poderão apresentar diversas opiniões e sugestões que, caso sejam coerentes, devem ser aceitas, comentadas e ampliadas durante a discussão. Dependendo das respostas de seus alunos, explore outras possibilidades trazidas por eles, faça com que expressem os motivos de terem feito as escolhas que fizeram, esteja aberto a outras formas de preenchimento das lacunas que irão indicar o quanto seus alunos estão se apropriando desses conceitos. A troca entre eles, oralizando as respostas, pode ser um momento muito rico se for bem explorado pelo professor.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continue a discussão da atividade. Motive os alunos, através de questionamentos, para que participem. Apresente mais questões:
  • De que maneira devemos completar a sétima lacuna? Por quê?
  • Qual orientação deve ser colocada na oitava lacuna? O que a personagem diz a seguir ajuda a saber o que deve ser colocado entre os parênteses?
  • Qual ação está sendo indicada na nona lacuna? Como vocês chegaram a essa conclusão? Sabendo que a face transmite mensagens, qual seria a mensagem transmitida pelo rosto da personagem nesse momento?
  • E na décima, o que foi acrescido? Qual a intenção da personagem ao dizer isso?
  • Como a história termina? A rubrica indica o que acontece no final da história? Como seriam as expressões faciais das personagens nesse momento? Por quê?

Respostas possíveis/desejáveis:

  • Ponto de exclamação, pois ela está admirada com a forma como as cigarras cantam. Seu tom de voz está mais alto, pois ela está animada.
  • (Entregando um papel e uma caneta). É possível saber, pois, em seguida, a personagem pede um autógrafo.
  • (Fazendo pose). Dá para identificar a informação, pois, na rubrica anterior, há a informação de que elas estão se preparando para uma foto. Estão sorridentes e animadas.
  • Ponto de interrogação. A personagem está sendo gentil e quer saber se as formigas querem jantar.
  • A história termina com todos felizes. Sim, a rubrica deve indicar que todos sentarão juntos à mesa para jantar. Sorridentes, por estarem juntos e confortáveis, com casa e comida.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e peça aos alunos que comparem com suas respostas. Oriente-os para que não considerem as respostas diferentes como erradas. Esclareça que o mais importante, nesse caso, é que o texto faça sentido, seja coerente.
  • Com a atividade já conferida, peça a alguns alunos que façam a leitura das falas. Caso seja necessário, explique que as rubricas não devem ser lidas, pois apenas servem como orientações e que, sendo essa uma leitura entonada, deve-se considerar o contexto em que a história se passa, as características e intenções das personagens, assim como suas expressões corporais e faciais, e que as rubricas estão relacionadas também com a pontuação.

Obs.: Lembramos que a entonação, no caso das frases interrogativas, é ascendente (há uma subida no tom de voz); já as frases declarativas apresentam uma curva descendente no tom de voz; e as exclamativas, uma curva descendente.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Coloque oralmente as questões apresentadas no slide.

Respostas possíveis/desejáveis:

1. Para mostrar como os personagens devem agir, falar e expressar sentimentos.

2. Serviram para mostrar quando se deve fazer perguntas, exclamações, afirmações, negações.

3. Serve para mostrar como cada personagem está falando em cada momento e qual sua intenção.

4. As rubricas, a pontuação e a entonação orientam o ator para representar bem aquele papel, aquele personagem. Estão associados para que as falas sejam ditas de uma forma que o público entenda o que o personagem está sentindo, pensando, fazendo, planejando etc. São marcações no texto para que os atores consigam encenar a história.

  • Mostre aos alunos que, de acordo com o que foi estudado, ficou fácil perceber que o uso dos sinais de pontuação não se limita a escolhas aleatórias, nem apenas às regras apresentadas nas gramáticas, pois, como foi visto no texto, esse uso é orientado também pelas intenções dos personagens em determinadas situações, a fim de que a história seja bem contada. Explique que no texto dramático ocorre uma aproximação entre texto escrito e falado, e que tal aproximação se dá através do uso dos sinais de pontuação, das entonações feitas, e das orientações apresentadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Data show.

Fotocópias do texto “A Cigarra e a Formiga”.

Disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/a-cigarra-e-a-formiga-adaptacao-teatral-da-fabula-homonia-de-monteiro-lobato?category_id=30 Acesso em 24/09/2018.

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades de preencher as lacunas, por não reconhecerem, em algumas passagens, a intenção dos personagens.

Observação: é desejável que os alunos já tenham estudado o gênero texto dramático e a função das rubricas e da pontuação no gênero para que consigam realizar a presente aula.

Referências sobre o assunto: Links:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma e diga que esse é o tema da aula. A finalidade desta aula é levar o aluno a perceber, a partir da atividade proposta, que há diversos elementos no texto dramático que orientam os atores no momento da encenação, sendo as rubricas e a pontuação de grande importância nesse aspecto, pois são fundamentais para a construção da entonação adequada. É necessário proporcionar meios para que os alunos cheguem às suas conclusões, desenvolvendo, assim, o seu pensamento reflexivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se conhecem a história da Cigarra e da Formiga. Peça que falem um pouco de cada uma das personagens.
  • Explique que nesta aula será feita uma atividade a partir de um texto baseado nessa história. Informe que o texto estudado é um fragmento de uma obra adaptada do texto de Monteiro Lobato.
  • Peça que formem duplas ou trios para fazerem a atividade, de forma que possibilite a troca de ideias entre os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Entregue fotocópias do texto às duplas e trios e peça que preencham as lacunas. Para acessar a atividade para impressão, clique aqui.
  • Oriente-os sobre como as lacunas devem ser preenchidas: as que estão entre parênteses devem ser completadas com orientações sobre ações, modo de falar e expressões faciais dos personagens; aquelas que não estiverem entre parênteses devem ser preenchidas com sinais de pontuação ou com falas. Peça que observem as situações apresentadas para fazerem o preenchimento.
  • Antes de iniciar a atividade, pergunte aos alunos para que servem o ponto de interrogação, de exclamação e o ponto final. Pergunte também para que servem as rubricas em um texto dramático.

Respostas desejáveis:

Para fazer perguntas; para mostrar espanto, alegria, admiração etc.; para afirmar ou negar algo. As rubricas servem para orientar os atores sobre as falas e as ações dos seus personagens.

  • Oriente-os para que conversem com o (os ) colega (s) e cheguem às conclusões de que maneira as lacunas devem ser preenchidas, para que a história faça sentido.
  • Circule entre os alunos e verifique se estão conseguindo fazer a atividade. Se estiverem com dúvidas sobre o preenchimento, oriente-os para que percebam a finalidade da atividade e façam as inferências necessárias.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a atividade, oriente a turma para que enumere as lacunas, a fim de facilitar a socialização das respostas.
  • Apresente o texto em slides e explique aos alunos que deverão informar como completaram as lacunas. Explique que é muito importante levar em consideração a entonação empregada em cada fala, pois, quando a leitura é pautada nos sinais de pontuação, ela se torna mais fluente e de fácil compreensão. Coloque, oralmente, questões para auxiliá-los no entendimento do conteúdo trabalhado:
  • Como vocês preencheram a primeira lacuna? E como chegaram a essa conclusão?
  • Qual sinal de pontuação foi utilizado na segunda lacuna? Por quê? O que o personagem está demonstrando sentir nesse momento?
  • Observando a fala seguinte e o sinal de pontuação utilizado, como vocês preencheram a terceira lacuna? Qual o tom de voz utilizado pela personagem nesse momento?
  • E a lacuna seguinte, de que forma foi preenchida? Qual a intenção do falante nesse momento?
  • Na quinta lacuna, o que a Cigarra está dizendo? O que ela diz a seguir auxiliou na resposta dada? Por quê?
  • Como devemos preencher a sexta lacuna? Leiam em voz alta e expliquem qual a intenção do falante nesse momento.

Respostas possíveis/ desejáveis:

  • (Batidas na porta). É possível saber, porque, logo em seguida, a Formiga pergunta “Quem será?”.
  • Ponto de interrogação, porque a personagem está fazendo uma pergunta. Nesse momento, ela deve estar se sentindo curiosa.
  • O que vocês querem?. Deve estar chateada por interromperem o seu jantar.
  • Ponto de interrogação. Ela está repreendendo as cigarras, por não terem se preparado para o mau tempo. Seu tom de voz, nesse momento, deve estar mais alto.

Obs.: Explique aos alunos que o tom de voz diz respeito à altura dos sons que emitimos quando falamos, e que a entonação resulta da sucessão e das variações dos sons produzidos.

E) Estávamos cantando. É possível saber o que ela diz, pois, logo em seguida, a personagem afirma que são cantores.

F) Ponto final. A intenção da personagem é informar que estão sem lugar para ficar.

  • Pergunte à turma se é possível caracterizar os personagens pela maneira como eles falam e por suas ações. Peça que citem algumas características das formigas e das cigarras e justifiquem suas respostas.

Resposta possível/ desejável:

Sim, é possível caracterizar os personagens a partir de suas falas, pela maneira como se expressam e pelas palavras que usam. As cigarras são animadas e gostam de cantar, mas estão preocupadas, pois não têm onde ficar. As formigas são organizadas e gostam de trabalhar, estão felizes e tranquilas, pois têm casa e comida garantidas.

Obs.: É importante destacar que aqui colocamos apenas algumas sugestões de respostas. Os alunos poderão apresentar diversas opiniões e sugestões que, caso sejam coerentes, devem ser aceitas, comentadas e ampliadas durante a discussão. Dependendo das respostas de seus alunos, explore outras possibilidades trazidas por eles, faça com que expressem os motivos de terem feito as escolhas que fizeram, esteja aberto a outras formas de preenchimento das lacunas que irão indicar o quanto seus alunos estão se apropriando desses conceitos. A troca entre eles, oralizando as respostas, pode ser um momento muito rico se for bem explorado pelo professor.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continue a discussão da atividade. Motive os alunos, através de questionamentos, para que participem. Apresente mais questões:
  • De que maneira devemos completar a sétima lacuna? Por quê?
  • Qual orientação deve ser colocada na oitava lacuna? O que a personagem diz a seguir ajuda a saber o que deve ser colocado entre os parênteses?
  • Qual ação está sendo indicada na nona lacuna? Como vocês chegaram a essa conclusão? Sabendo que a face transmite mensagens, qual seria a mensagem transmitida pelo rosto da personagem nesse momento?
  • E na décima, o que foi acrescido? Qual a intenção da personagem ao dizer isso?
  • Como a história termina? A rubrica indica o que acontece no final da história? Como seriam as expressões faciais das personagens nesse momento? Por quê?

Respostas possíveis/desejáveis:

  • Ponto de exclamação, pois ela está admirada com a forma como as cigarras cantam. Seu tom de voz está mais alto, pois ela está animada.
  • (Entregando um papel e uma caneta). É possível saber, pois, em seguida, a personagem pede um autógrafo.
  • (Fazendo pose). Dá para identificar a informação, pois, na rubrica anterior, há a informação de que elas estão se preparando para uma foto. Estão sorridentes e animadas.
  • Ponto de interrogação. A personagem está sendo gentil e quer saber se as formigas querem jantar.
  • A história termina com todos felizes. Sim, a rubrica deve indicar que todos sentarão juntos à mesa para jantar. Sorridentes, por estarem juntos e confortáveis, com casa e comida.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e peça aos alunos que comparem com suas respostas. Oriente-os para que não considerem as respostas diferentes como erradas. Esclareça que o mais importante, nesse caso, é que o texto faça sentido, seja coerente.
  • Com a atividade já conferida, peça a alguns alunos que façam a leitura das falas. Caso seja necessário, explique que as rubricas não devem ser lidas, pois apenas servem como orientações e que, sendo essa uma leitura entonada, deve-se considerar o contexto em que a história se passa, as características e intenções das personagens, assim como suas expressões corporais e faciais, e que as rubricas estão relacionadas também com a pontuação.

Obs.: Lembramos que a entonação, no caso das frases interrogativas, é ascendente (há uma subida no tom de voz); já as frases declarativas apresentam uma curva descendente no tom de voz; e as exclamativas, uma curva descendente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Coloque oralmente as questões apresentadas no slide.

Respostas possíveis/desejáveis:

1. Para mostrar como os personagens devem agir, falar e expressar sentimentos.

2. Serviram para mostrar quando se deve fazer perguntas, exclamações, afirmações, negações.

3. Serve para mostrar como cada personagem está falando em cada momento e qual sua intenção.

4. As rubricas, a pontuação e a entonação orientam o ator para representar bem aquele papel, aquele personagem. Estão associados para que as falas sejam ditas de uma forma que o público entenda o que o personagem está sentindo, pensando, fazendo, planejando etc. São marcações no texto para que os atores consigam encenar a história.

  • Mostre aos alunos que, de acordo com o que foi estudado, ficou fácil perceber que o uso dos sinais de pontuação não se limita a escolhas aleatórias, nem apenas às regras apresentadas nas gramáticas, pois, como foi visto no texto, esse uso é orientado também pelas intenções dos personagens em determinadas situações, a fim de que a história seja bem contada. Explique que no texto dramático ocorre uma aproximação entre texto escrito e falado, e que tal aproximação se dá através do uso dos sinais de pontuação, das entonações feitas, e das orientações apresentadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano