14724
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ressignificação dos balões das histórias em quadrinhos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre balões em histórias de quadrinho

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzana De Carvalho Lima Kawai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.

Materiais necessários:

  • Cópias das tiras que serão trabalhadas, uma para cada dupla de alunos.
  • Projetor para exibir esta apresentação.

Informações sobre o gênero:

Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões ou os efeitos sugeridos pelas linhas cinéticas. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.

Dificuldades antecipadas:

Por ainda serem leitores iniciantes, os alunos podem encontrar alguma dificuldade na compreensão do diálogo intertextual que os textos contemporâneos costumam estabelecer com o gênero HQ ao ressignificar os balões.

Referências sobre o assunto:

Sobre a função dos balões nas HQs: https://www.youtube.com/watch?time_continue=559&v=nh8EMtpvsjc

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou registre no quadro o tema da aula.
  • Peça aos alunos que sentem-se em duplas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Entregue às duplas uma folha com dois dos trabalhos do cartunista uruguaio Gervásio Troche. Material disponível aqui.
  • Disponibilize um tempo para que os alunos discutam os possíveis significados dos textos a partir das perguntas orientadoras.

Cartum A

  • Quem é o personagem retratado? O que está fazendo? Por quê? - É esperado que, apoiando-se no reconhecimento de um balão de pensamento, os alunos percebam um homem pensativo, parecendo triste e sem saída, uma vez que o balão de pensamento e o próprio homem estão presos. O rabicho do balão cria uma trajetória que não se liberta das paredes e é, de certa forma circular.

Cartum B

  • Quem é o personagem retratado? O que está fazendo? Por quê? - Os alunos podem imaginar que se trata de uma avó pensando na neta ou uma mulher idosa lembrando-se de sua própria infância, uma vez que a menina desenhada dentro do balão é muito semelhante à figura adulta (ver remendo na ponta da saia). Os alunos devem notar que o rabicho do balão é indicativo de pensamento, o que aponta para um momento reflexivo do personagem. Outra observação possível é que a menina brinca e interfere no pensamento da avó ou da mulher mais velha. As duas personagens interferem uma no mundo da outra de alguma forma.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a expor as leituras que fizeram. Incentive-os a justificar suas interpretações nos elementos não verbais, especialmente no tipo de balão presente nos dois cartuns. Não há uma única resposta correta, mas as hipóteses precisam estar ancoradas nos textos.
  • Pergunte aos alunos que outros tipos de balões eles conhecem e quais os seus significados. É possível projetar balões com diferentes contornos ou convidar alguns alunos a desenhá-los no quadro. Veja aqui e aqui alguns desses balões. Importante lembrar que esse elemento tão representativo dos quadrinhos está sujeito ao estilo de cada ilustrador, portanto, é utilizado com variações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Distribua cópias de tirinhas disponíveis aqui, nas quais os cartunistas optaram por não utilizar balões. Proponha aos alunos que analisem as situações apresentadas e insiram os balões que julgarem mais adequados, conforme projetado acima.
  • Ver sugestão de respostas aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça às duplas que troquem entre si as tiras nas quais os balões foram inseridos.
  • Oriente os alunos a lerem os textos, avaliando a adequação das escolhas feitas pelos colegas. Combine o uso de uma cor específica para assinalar possíveis inadequações.
  • Depois de corrigidas, as tiras devem ser devolvidas aos donos para que considerem as indicações dos colegas e possibilidade de alterar as escolhas feitas de início ou não.
  • Recolha os textos para acompanhar o domínio que a turma está apresentando quanto ao significado e uso dos diferentes tipos de balões.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.

Materiais necessários:

  • Cópias das tiras que serão trabalhadas, uma para cada dupla de alunos.
  • Projetor para exibir esta apresentação.

Informações sobre o gênero:

Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões ou os efeitos sugeridos pelas linhas cinéticas. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.

Dificuldades antecipadas:

Por ainda serem leitores iniciantes, os alunos podem encontrar alguma dificuldade na compreensão do diálogo intertextual que os textos contemporâneos costumam estabelecer com o gênero HQ ao ressignificar os balões.

Referências sobre o assunto:

Sobre a função dos balões nas HQs: https://www.youtube.com/watch?time_continue=559&v=nh8EMtpvsjc

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou registre no quadro o tema da aula.
  • Peça aos alunos que sentem-se em duplas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Entregue às duplas uma folha com dois dos trabalhos do cartunista uruguaio Gervásio Troche. Material disponível aqui.
  • Disponibilize um tempo para que os alunos discutam os possíveis significados dos textos a partir das perguntas orientadoras.

Cartum A

  • Quem é o personagem retratado? O que está fazendo? Por quê? - É esperado que, apoiando-se no reconhecimento de um balão de pensamento, os alunos percebam um homem pensativo, parecendo triste e sem saída, uma vez que o balão de pensamento e o próprio homem estão presos. O rabicho do balão cria uma trajetória que não se liberta das paredes e é, de certa forma circular.

Cartum B

  • Quem é o personagem retratado? O que está fazendo? Por quê? - Os alunos podem imaginar que se trata de uma avó pensando na neta ou uma mulher idosa lembrando-se de sua própria infância, uma vez que a menina desenhada dentro do balão é muito semelhante à figura adulta (ver remendo na ponta da saia). Os alunos devem notar que o rabicho do balão é indicativo de pensamento, o que aponta para um momento reflexivo do personagem. Outra observação possível é que a menina brinca e interfere no pensamento da avó ou da mulher mais velha. As duas personagens interferem uma no mundo da outra de alguma forma.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a expor as leituras que fizeram. Incentive-os a justificar suas interpretações nos elementos não verbais, especialmente no tipo de balão presente nos dois cartuns. Não há uma única resposta correta, mas as hipóteses precisam estar ancoradas nos textos.
  • Pergunte aos alunos que outros tipos de balões eles conhecem e quais os seus significados. É possível projetar balões com diferentes contornos ou convidar alguns alunos a desenhá-los no quadro. Veja aqui e aqui alguns desses balões. Importante lembrar que esse elemento tão representativo dos quadrinhos está sujeito ao estilo de cada ilustrador, portanto, é utilizado com variações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Distribua cópias de tirinhas disponíveis aqui, nas quais os cartunistas optaram por não utilizar balões. Proponha aos alunos que analisem as situações apresentadas e insiram os balões que julgarem mais adequados, conforme projetado acima.
  • Ver sugestão de respostas aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça às duplas que troquem entre si as tiras nas quais os balões foram inseridos.
  • Oriente os alunos a lerem os textos, avaliando a adequação das escolhas feitas pelos colegas. Combine o uso de uma cor específica para assinalar possíveis inadequações.
  • Depois de corrigidas, as tiras devem ser devolvidas aos donos para que considerem as indicações dos colegas e possibilidade de alterar as escolhas feitas de início ou não.
  • Recolha os textos para acompanhar o domínio que a turma está apresentando quanto ao significado e uso dos diferentes tipos de balões.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano