14654
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de terror e suspense

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessário:
Plataformas de mensagens, áudio e vídeo, como o WhatsApp.

Opcionais:
Roleta de nomes (tutorial disponível aqui);
PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui).

Tema
Avise aos alunos, via grupo escolar no Whatsapp, que eles estudarão o emprego e a diferenciação de duas classes gramaticais: os substantivos e os adjetivos. As atividades e as discussões serão realizadas por meio do estudo de um conto de suspense e terror.

Introdução
Envie um áudio à turma explicando para os alunos que eles lerão um trecho do conto “O travesseiro de penas”, de Horácio Quiroga (veja no plano original). Apresente o autor do conto: Horácio de Quiroga foi um escritor uruguaio, representante do gênero conto de terror e suspense. Retome o título do conto e questione os alunos sobre o que eles esperam dessa leitura. Encaminhe aos alunos um trecho do conto “O travesseiro de penas”. Peça que leiam e anotem as palavras que não conhecem. Por escrito, pergunte a opinião deles em relação ao conto: que emoções a leitura provocou? Peça que pesquisem o significado das palavras desconhecidas na internet e socializem com os colegas. Para a socialização das respostas aos questionamentos, você pode fazer um sorteio utilizando o Random Name Picker (Roleta de nomes). Veja o link com o tutorial em Recursos opcionais. Mostre o resultado da roleta no grupo do WhatsApp e peça para o aluno sorteado colocar suas respostas no grupo. Se necessário, sugira que os colegas o auxiliem.

Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo, via WhatsApp, questionamentos sobre os personagens presentes no conto e os cenários onde a história se passa. Faça um novo sorteio com a roleta de nomes ou, se preferir, utilize um sorteio com papéis e os números dos alunos. As possíveis respostas dos alunos podem ser: Alícia, Jórdan, marido, noiva, loira, angelical, casa, pátio, silencioso, jardim, médico, quarto etc. Explique, por meio de áudio ou vídeo, que as palavras indicadas pelos colegas sorteados pertence à classe dos substantivos, os quais nomeiam coisas ou seres. Depois, compartilhe no grupo da turma uma breve explicação sobre os substantivos (você pode fazê-la em PowerPoint narrado). Chame a atenção para o fato de que essas palavras, em geral, são caracterizadas no texto por meio do uso de outras palavras: os adjetivos. Organize-os em grupos de três ou quatro estudantes (sugira que combinem a discussão sobre as atividades via videochamada, pelo WhatsApp) para que a atividade seja realizada coletivamente. Encaminhe a atividade como anexo (PDF ou Word) via WhatsApp. Explique que, entre os substantivos que nomeiam personagens e cenários no conto, foram selecionados quatro (Alícia - Jórdan - Casa - Pátio), e que os alunos devem buscar no conto, primeiramente, as caracterizações desses substantivos, colocando-as na tabela da atividade (veja no plano original). Em seguida, devem selecionar, nessas caracterizações, as palavras que pertencem à classe dos adjetivos. Exemplo de possíveis respostas dos alunos: Substantivo  Alícia; Caracterização  Loura, angelical e tímida, o temperamento sisudo do marido lhe gelou as sonhadas fantasias de noiva; Adjetivos utilizados  loura, angelical e tímida. Circule pelos grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade. Peça que os grupos socializem suas respostas, sendo que apenas um representante de cada grupo será seu redator, ou seja, o responsável por encaminhar as respostas do grupo, no privado, ao professor. Com base nas respostas dos grupos, teça comentários, via WhatsApp, sobre as relações de concordância necessárias entre o adjetivo e o substantivo ao qual se refere.

Fechamento
Encaminhe mais uma folha-tarefa aos alunos com um lembrete: no gênero conto de suspense e terror, a finalidade é provocar no leitor sensações relacionadas ao medo. Inclua os questionamentos: sobre as escolhas do autor em relação aos adjetivos utilizados para caracterizar os personagens e os cenários, que adjetivos utilizados atribuem aos personagens e cenários características que provocam no leitor sensações relacionadas ao medo? Sugira outros adjetivos visando, para tanto, a finalidade comunicativa do conto de suspense e terror.

Convite às famílias
Os familiares podem auxiliar sendo instigados a questionar os filhos quanto a características de objetos domiciliares em geral. Essa atividade pode se tornar uma divertida brincadeira!

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_01SQA07

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas