14635
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O enredo do conto acumulativo: A casa que Pedro fez.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o enredo de um conto acumulativo, destacando as ações e a sequência acumulativa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:  Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: O enredo do conto acumulativo: A casa que Pedro fez.

Finalidade da aula: Espera-se que os alunos percebam o enredo de um conto acumulativo, destacando as ações e a sequência acumulativa.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Contos acumulativos

Objeto(s) do conhecimento:Forma de composição narrativas.

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP26

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: 1 folha do texto impresso do conto “A casa que Pedro fez” para leitura pelo Professor; cartões com palavras que expressam as ações do conto (ESPALHOU, CANTOU, ACORDOU, CASOU, ORDENHOU, ATACOU, ESPANTOU, MATOU, COMEU); fichas com sentenças verdadeiras ou falsas sobre o conto; folha A4 para as duplas com trecho com a sequência acumulativa completa e com os elementos para ordenarem.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. p. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 11/12/2018.

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 11/12/2018.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 11/12/2018.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.


Código: LPO1_02SQA07

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas