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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Carta de leitor: Substituição de adjetivos no gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: Substituição de adjetivos no gênero

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Atribuir sinônimos aos adjetivos, preenchidos na cartas de leitor estudada, encontrar palavras no dicionário, substituir adjetivos no texto, mas permitindo que o mesmo continue com o mesmo sentido.

Referências sobre o assunto:

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: < http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf > . Acesso em 11 de dez de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em duplas, agrupando os alunos com habilidades diferentes, para que haja a oportunidade de trocas de experiências e aprendizados.
  • Projete o slide ou escreva os textos no quadro.
  • Peça para que cada aluno leia uma parte dos textos.
  • Após a leitura, pergunte aos alunos se alguém sabe a qual classe gramatical as palavras grifadas pertencem.
  • Pergunte também: Dependendo do adjetivo inserido num texto, poderá modificar o sentido do texto? Se em vez do autor ter colocado o adjetivo interessante, tivesse inserido o adjetivo difícil, o texto ficaria com o mesmo sentido? Quais adjetivos o autor poderia ter colocado no lugar dos adjetivos complexo e interessante, fazendo com que o texto continuasse com o mesmo sentido? (Disponibilize dicionários para ajudar os alunos, nessa tarefa. Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário):
  • Para complexo, os alunos poderão sugerir: complicado, curioso, difícil.
  • Para interessante, os alunos poderão sugerir: divertida, agradável, prazerosa…

5. Essas palavras grifadas no texto, são importantes? Qual a importância dessas palavras? Sem essas palavras poderíamos compreender os detalhes do texto? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantíssimos para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o, delimitando-o e às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo).

Materiais complementares: Texto para impressão, disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e, se possível, imprima-o, distribuindo para a turma.
  • Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar que cada aluno leia uma parte do texto.
  • Converse com a turma sobre o texto:
  • Qual é o assunto do texto?
  • Na sua opinião, antes de ler o texto você saberia o assunto do texto? Como?
  • Na sua opinião, por que o texto tem como título “ Mais um Dino com penas”? Poderia ter outro título? Qual?
  • Você acha que os cientistas ainda encontrarão mais novidades sobre os dinossauros?
  • Na última frase desse trecho da notícia diz que “Esses novos achados são apenas mais uma das evidências para sustentar essa hipótese“. De que hipótese o autor fala?

Materiais complementares: Texto para impressão, disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e, se possível, imprima-o, distribuindo para a turma. Se não for possível imprimir a atividade, escreva no quadro e peça para que os alunos a copiem.
  • Peça para que algum aluno leia o primeiro quadro do slide, com as lacunas a serem preenchidas.
  • Após, leia o segundo quadro, explicando à turma o que eles precisam anotar nos espaços.
  • O nome.
  • A idade.
  • O que você achou da notícia? Gostou? Não gostou? Adorou? Gostou muito? Gostou só um pouco?
  • Qual é o assunto da notícia? A notícia fala sobre o quê? (Espera-se que os alunos identifiquem que o texto fala sobre os dinossauros com penas.)
  • Que adjetivo você gostaria de atribuir para a notícia? Você gostou da notícia, por quê? Você não gostou da notícia, por quê?
  • Que adjetivo você gostaria de atribuir para os cientistas? O que achou desses cientistas?
  • E para a informação de que foram feitas descobertas de dinossauros com penas, que adjetivo você gostaria de atribuir? O que achou dessa informação?
  • Se você fosse realmente enviar uma carta para a CHC, qual assunto gostaria de saber? Que adjetivo você gostaria de atribuir para esse assunto? O que acha desse assunto?

Materiais complementares: Atividade para impressão, disponível aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Peça para que os alunos compartilhem com a turma suas anotações. Observe se os adjetivos atribuídos são coerentes com o contexto da carta e da notícia. Muitas vezes os alunos tendem a utilizar qualquer palavra, sem preocupar-se com a coerência ou se pertence à classe gramatical adequada, por isso, o professor deve atentar-se a esses equívocos e interferir, com questionamentos: essa palavras que você utilizou, é uma característica para a notícia? Ou para os cientistas? Ou para a informação? Ou para o assunto que gostaria de saber? Se não, qual palavra poderíamos utilizar para caracterizar esse substantivo? Será que esse adjetivo tem a ver com a notícia e/ou com o resto da carta que estamos produzindo?
  • Faça perguntas para a turma, a partir dos adjetivos utilizados pelos alunos: se “João” em vez de ter utilizado o adjetivo “ legal” para notícia, tivesse utilizado “chata”, a carta teria o mesmo sentido? Por quê? Qual outro adjetivo, em vez de “legal”, “João” poderia ter utilizado, de forma que o sentido da carta não modificasse?
  • Vamos listar, no caderno, alguns adjetivos escritos pelos colegas e buscar sinônimos para eles, que tenham o mesmo sentido?
  • Os adjetivos são importantes, no texto? Qual a importância dessas palavras? Vamos anotar no caderno? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantes para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o e às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo.)
  • Sabemos que os adjetivos caracterizam um substantivo e por isso são muito importantes. Sem os adjetivos num determinado texto é possível compreender exatamente os detalhes do mesmo? Vamos anotar no caderno nossas conclusões?

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Atribuir sinônimos aos adjetivos, preenchidos na cartas de leitor estudada, encontrar palavras no dicionário, substituir adjetivos no texto, mas permitindo que o mesmo continue com o mesmo sentido.

Referências sobre o assunto:

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: < http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf > . Acesso em 11 de dez de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em duplas, agrupando os alunos com habilidades diferentes, para que haja a oportunidade de trocas de experiências e aprendizados.
  • Projete o slide ou escreva os textos no quadro.
  • Peça para que cada aluno leia uma parte dos textos.
  • Após a leitura, pergunte aos alunos se alguém sabe a qual classe gramatical as palavras grifadas pertencem.
  • Pergunte também: Dependendo do adjetivo inserido num texto, poderá modificar o sentido do texto? Se em vez do autor ter colocado o adjetivo interessante, tivesse inserido o adjetivo difícil, o texto ficaria com o mesmo sentido? Quais adjetivos o autor poderia ter colocado no lugar dos adjetivos complexo e interessante, fazendo com que o texto continuasse com o mesmo sentido? (Disponibilize dicionários para ajudar os alunos, nessa tarefa. Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário):
  • Para complexo, os alunos poderão sugerir: complicado, curioso, difícil.
  • Para interessante, os alunos poderão sugerir: divertida, agradável, prazerosa…

5. Essas palavras grifadas no texto, são importantes? Qual a importância dessas palavras? Sem essas palavras poderíamos compreender os detalhes do texto? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantíssimos para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o, delimitando-o e às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo).

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e, se possível, imprima-o, distribuindo para a turma.
  • Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar que cada aluno leia uma parte do texto.
  • Converse com a turma sobre o texto:
  • Qual é o assunto do texto?
  • Na sua opinião, antes de ler o texto você saberia o assunto do texto? Como?
  • Na sua opinião, por que o texto tem como título “ Mais um Dino com penas”? Poderia ter outro título? Qual?
  • Você acha que os cientistas ainda encontrarão mais novidades sobre os dinossauros?
  • Na última frase desse trecho da notícia diz que “Esses novos achados são apenas mais uma das evidências para sustentar essa hipótese“. De que hipótese o autor fala?

Materiais complementares: Texto para impressão, disponível aqui

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Orientações:

  • Projete o slide e, se possível, imprima-o, distribuindo para a turma. Se não for possível imprimir a atividade, escreva no quadro e peça para que os alunos a copiem.
  • Peça para que algum aluno leia o primeiro quadro do slide, com as lacunas a serem preenchidas.
  • Após, leia o segundo quadro, explicando à turma o que eles precisam anotar nos espaços.
  • O nome.
  • A idade.
  • O que você achou da notícia? Gostou? Não gostou? Adorou? Gostou muito? Gostou só um pouco?
  • Qual é o assunto da notícia? A notícia fala sobre o quê? (Espera-se que os alunos identifiquem que o texto fala sobre os dinossauros com penas.)
  • Que adjetivo você gostaria de atribuir para a notícia? Você gostou da notícia, por quê? Você não gostou da notícia, por quê?
  • Que adjetivo você gostaria de atribuir para os cientistas? O que achou desses cientistas?
  • E para a informação de que foram feitas descobertas de dinossauros com penas, que adjetivo você gostaria de atribuir? O que achou dessa informação?
  • Se você fosse realmente enviar uma carta para a CHC, qual assunto gostaria de saber? Que adjetivo você gostaria de atribuir para esse assunto? O que acha desse assunto?

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Peça para que os alunos compartilhem com a turma suas anotações. Observe se os adjetivos atribuídos são coerentes com o contexto da carta e da notícia. Muitas vezes os alunos tendem a utilizar qualquer palavra, sem preocupar-se com a coerência ou se pertence à classe gramatical adequada, por isso, o professor deve atentar-se a esses equívocos e interferir, com questionamentos: essa palavras que você utilizou, é uma característica para a notícia? Ou para os cientistas? Ou para a informação? Ou para o assunto que gostaria de saber? Se não, qual palavra poderíamos utilizar para caracterizar esse substantivo? Será que esse adjetivo tem a ver com a notícia e/ou com o resto da carta que estamos produzindo?
  • Faça perguntas para a turma, a partir dos adjetivos utilizados pelos alunos: se “João” em vez de ter utilizado o adjetivo “ legal” para notícia, tivesse utilizado “chata”, a carta teria o mesmo sentido? Por quê? Qual outro adjetivo, em vez de “legal”, “João” poderia ter utilizado, de forma que o sentido da carta não modificasse?
  • Vamos listar, no caderno, alguns adjetivos escritos pelos colegas e buscar sinônimos para eles, que tenham o mesmo sentido?
  • Os adjetivos são importantes, no texto? Qual a importância dessas palavras? Vamos anotar no caderno? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantes para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o e às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo.)
  • Sabemos que os adjetivos caracterizam um substantivo e por isso são muito importantes. Sem os adjetivos num determinado texto é possível compreender exatamente os detalhes do mesmo? Vamos anotar no caderno nossas conclusões?

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