Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartaz de propaganda política - material multimídia para projeção.
Informações sobre o gênero: Este plano prioriza o gênero propaganda política. Para conhecer um pouco mais sobre esse gênero textual, leia aqui.
DOMENACH, Jean-Marie. A Propaganda Política. Disponível em:
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em relacionar a ideia de movimento à argumentação. As dúvidas devem ser dirimidas no decorrer desta aula.
Referências sobre o assunto:
FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos Argumentativos na Publicidade: os operadores. Signo, v33, n55. Santa Cruz do Sul - RS, 2008. p.55-65. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/390>.
KANTHACK, Gessilene Silveira. Advérbios modalizadores em-mente: uma descrição de propriedades sintático-semânticas. Recorte - revista eletrônica, ano 9, nº1, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para a turma.
- Pergunte aos alunos sobre o que lembram sobre advérbio e realce o que ficar de lacunas, fazendo uma breve revisão. Faça o mesmo com o conceito de argumentação.
- Explique que os advérbios formam uma classe de palavras e questione a eles como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor.
- Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não consigam enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte.
Introdução
Tempo sugerido: 04 minutos
Orientações:
- Peça que três alunos leiam os balões de fala nos slides, cada um representando um enunciador.
- Indague a turma sobre qual a diferença de intenção das falas, qual delas eles entendem que poderia convencer melhor o leitor e o porquê.
- Possibilidade de resposta: O enunciador 2, pois ele além de dizer que vai levar a água para a região de seca, ele reforça a ideia com a palavra “seguramente” , isso passa mais confiança para o leitor, ou seja, pode convencer porque demonstra maior compromisso na realização da ação. Já o enunciador 3 denota a sua frase uma quase certeza, o que gera um efeito no seu interlocutor. Qual seria esse efeito? Possibilidade de resposta do enunciador 3: esse enunciador não passa certeza, mas também não nega a possibilidade de realizar a ação.
- Pergunte à turma se esse tipo de informação adicional ajuda no convencimento. Possibilidade de resposta: sim, pois as pessoas conseguem saber em quais circunstâncias as ações se realizarão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Como a proposta desta aula é explorar o advérbio como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este folheto de um país de língua portuguesa. Para obter maiores informações sobre o candidato apresentado, leia aqui.
- É importante dizer para os alunos quem é o candidato para que os alunos entendam a intencionalidade das propostas, afinal é nisto que reside o modo de dizer, que os modalizadores epistêmicos vão nos mostrar, e apresentar o fato de que o candidato fora derrotado, ou seja, podemos trazer a discussão das suas propostas para o plano discursivo, refletindo sobre as intencionalidade aferidas, que não obtiveram sucesso.
- Para aprofundamento sobre advérbios modalizadores, leia aqui.
- Apresente o folheto acima para os alunos. Leia as propostas e desafie os alunos a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma, estejam acrescentando posicionamentos do enunciador. (Provavelmente aqui os alunos terão dificuldade de encontrar tais palavras, então passe para o slide seguinte.)
Desenvolvimento
Orientações:
- Agora você vai explorar com a sua turma esse recorte do panfleto.
- Leia novamente essa proposta e agora peça aos alunos que identifiquem nesse recorte palavras que estejam acrescentando opiniões ou expectativas do enunciador.
- Respostas: A palavra “decisivamente” está sendo modificada pela palavra “contribuir”, acrescentando a ideia de que a ação acontecerá realmente/ de uma vez por todas.
- Pergunte aos alunos se eles acham que essa palavra altera o que o candidato propõe, de modo a convencer mais facilmente o leitor.
- Provavelmente os alunos responderão que sim, pois são palavras que realçam o discurso de alguma maneira, acrescentando mais confiabilidade, pois a ideia é que realmente ele se propõe a realizar o que está dizendo.
- Agora pergunte aos alunos por que eles acham que o enunciador usa “contribuir decisivamente” em vez de “garantir a construção”?
- Possibilidade de resposta: Provavelmente os alunos entendam que a ideia de contribuir é menos comprometedora do que a ideia de garantir.
Desenvolvimento
Orientações:
- Os alunos devem retomar algumas das propostas do panfleto e reconstruí-las, acrescentando palavras/advérbios modalizadores às lacunas. Oriente que eles atentem para o contexto e para a intencionalidade na hora de escolher o modalizador adequado. Explique que eles poderão utilizar, para isso, os advérbios e locuções adverbiais que são indicadores lógicos de acordo com seus efeitos de sentido.
- Asseverativos:
- Quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.)
b) Quando se discorda (“de jeito nenhum, de forma alguma”) de uma ideia;
- Quase-asseverativos: que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).
- Faça essa atividade oralmente, permitindo a participação espontânea dos alunos para acrescentar as palavras e para analisar a ideia que elas expressam.
- Anote as opções de respostas no quadro, para que, no fechamento da aula, os alunos construam um mapa conceitual do que foi estudado aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para o fechamento desta aula, proponha aos alunos a construção de um mapa conceitual sobre o assunto abordado.
- Aqui, espera-se que o aluno tenha a capacidade de reconhecer a valoração e como os advérbios e locuções adverbiais são indicadores lógicos de acordo com seus efeitos de sentido, conforme:
- Asseverativos:
- Quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.)
b) Quando se discorda (“de jeito nenhum, de forma alguma”) de uma ideia;
- Quase-asseverativos: que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).
- Faça uma exposição dos mapas para que haja o compartilhamento das informações em diferentes olhares.