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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Advérbios como força argumentativa na propaganda política

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Advérbios como força argumentativa na propaganda política

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cartaz de propaganda política - material multimídia para projeção.

Informações sobre o gênero: Este plano prioriza o gênero propaganda política. Para conhecer um pouco mais sobre esse gênero textual, leia aqui.

DOMENACH, Jean-Marie. A Propaganda Política. Disponível em: .

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em relacionar a ideia de movimento à argumentação. As dúvidas devem ser dirimidas no decorrer desta aula.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos Argumentativos na Publicidade: os operadores. Signo, v33, n55. Santa Cruz do Sul - RS, 2008. p.55-65. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/390>.

KANTHACK, Gessilene Silveira. Advérbios modalizadores em-mente: uma descrição de propriedades sintático-semânticas. Recorte - revista eletrônica, ano 9, nº1, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a turma.
  • Pergunte aos alunos sobre o que lembram sobre advérbio e realce o que ficar de lacunas, fazendo uma breve revisão. Faça o mesmo com o conceito de argumentação.
  • Explique que os advérbios formam uma classe de palavras e questione a eles como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor.
  • Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não consigam enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 04 minutos

Orientações:

  • Peça que três alunos leiam os balões de fala nos slides, cada um representando um enunciador.
  • Indague a turma sobre qual a diferença de intenção das falas, qual delas eles entendem que poderia convencer melhor o leitor e o porquê.
  • Possibilidade de resposta: O enunciador 2, pois ele além de dizer que vai levar a água para a região de seca, ele reforça a ideia com a palavra “seguramente” , isso passa mais confiança para o leitor, ou seja, pode convencer porque demonstra maior compromisso na realização da ação. Já o enunciador 3 denota a sua frase uma quase certeza, o que gera um efeito no seu interlocutor. Qual seria esse efeito? Possibilidade de resposta do enunciador 3: esse enunciador não passa certeza, mas também não nega a possibilidade de realizar a ação.
  • Pergunte à turma se esse tipo de informação adicional ajuda no convencimento. Possibilidade de resposta: sim, pois as pessoas conseguem saber em quais circunstâncias as ações se realizarão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Como a proposta desta aula é explorar o advérbio como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este folheto de um país de língua portuguesa. Para obter maiores informações sobre o candidato apresentado, leia aqui.
  • É importante dizer para os alunos quem é o candidato para que os alunos entendam a intencionalidade das propostas, afinal é nisto que reside o modo de dizer, que os modalizadores epistêmicos vão nos mostrar, e apresentar o fato de que o candidato fora derrotado, ou seja, podemos trazer a discussão das suas propostas para o plano discursivo, refletindo sobre as intencionalidade aferidas, que não obtiveram sucesso.
  • Para aprofundamento sobre advérbios modalizadores, leia aqui.
  • Apresente o folheto acima para os alunos. Leia as propostas e desafie os alunos a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma, estejam acrescentando posicionamentos do enunciador. (Provavelmente aqui os alunos terão dificuldade de encontrar tais palavras, então passe para o slide seguinte.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora você vai explorar com a sua turma esse recorte do panfleto.
  • Leia novamente essa proposta e agora peça aos alunos que identifiquem nesse recorte palavras que estejam acrescentando opiniões ou expectativas do enunciador.
  • Respostas: A palavra “decisivamente” está sendo modificada pela palavra “contribuir”, acrescentando a ideia de que a ação acontecerá realmente/ de uma vez por todas.
  • Pergunte aos alunos se eles acham que essa palavra altera o que o candidato propõe, de modo a convencer mais facilmente o leitor.
  • Provavelmente os alunos responderão que sim, pois são palavras que realçam o discurso de alguma maneira, acrescentando mais confiabilidade, pois a ideia é que realmente ele se propõe a realizar o que está dizendo.
  • Agora pergunte aos alunos por que eles acham que o enunciador usa “contribuir decisivamente” em vez de “garantir a construção”?
  • Possibilidade de resposta: Provavelmente os alunos entendam que a ideia de contribuir é menos comprometedora do que a ideia de garantir.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Os alunos devem retomar algumas das propostas do panfleto e reconstruí-las, acrescentando palavras/advérbios modalizadores às lacunas. Oriente que eles atentem para o contexto e para a intencionalidade na hora de escolher o modalizador adequado. Explique que eles poderão utilizar, para isso, os advérbios e locuções adverbiais que são indicadores lógicos de acordo com seus efeitos de sentido.
  • Asseverativos:
  • Quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.)

b) Quando se discorda (“de jeito nenhum, de forma alguma”) de uma ideia;

  • Quase-asseverativos: que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).
  • Faça essa atividade oralmente, permitindo a participação espontânea dos alunos para acrescentar as palavras e para analisar a ideia que elas expressam.
  • Anote as opções de respostas no quadro, para que, no fechamento da aula, os alunos construam um mapa conceitual do que foi estudado aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, proponha aos alunos a construção de um mapa conceitual sobre o assunto abordado.
  • Aqui, espera-se que o aluno tenha a capacidade de reconhecer a valoração e como os advérbios e locuções adverbiais são indicadores lógicos de acordo com seus efeitos de sentido, conforme:
  • Asseverativos:
  • Quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.)

b) Quando se discorda (“de jeito nenhum, de forma alguma”) de uma ideia;

  • Quase-asseverativos: que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).
  • Faça uma exposição dos mapas para que haja o compartilhamento das informações em diferentes olhares.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cartaz de propaganda política - material multimídia para projeção.

Informações sobre o gênero: Este plano prioriza o gênero propaganda política. Para conhecer um pouco mais sobre esse gênero textual, leia aqui.

DOMENACH, Jean-Marie. A Propaganda Política. Disponível em: .

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em relacionar a ideia de movimento à argumentação. As dúvidas devem ser dirimidas no decorrer desta aula.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos Argumentativos na Publicidade: os operadores. Signo, v33, n55. Santa Cruz do Sul - RS, 2008. p.55-65. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/390>.

KANTHACK, Gessilene Silveira. Advérbios modalizadores em-mente: uma descrição de propriedades sintático-semânticas. Recorte - revista eletrônica, ano 9, nº1, 2012.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a turma.
  • Pergunte aos alunos sobre o que lembram sobre advérbio e realce o que ficar de lacunas, fazendo uma breve revisão. Faça o mesmo com o conceito de argumentação.
  • Explique que os advérbios formam uma classe de palavras e questione a eles como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor.
  • Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não consigam enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 04 minutos

Orientações:

  • Peça que três alunos leiam os balões de fala nos slides, cada um representando um enunciador.
  • Indague a turma sobre qual a diferença de intenção das falas, qual delas eles entendem que poderia convencer melhor o leitor e o porquê.
  • Possibilidade de resposta: O enunciador 2, pois ele além de dizer que vai levar a água para a região de seca, ele reforça a ideia com a palavra “seguramente” , isso passa mais confiança para o leitor, ou seja, pode convencer porque demonstra maior compromisso na realização da ação. Já o enunciador 3 denota a sua frase uma quase certeza, o que gera um efeito no seu interlocutor. Qual seria esse efeito? Possibilidade de resposta do enunciador 3: esse enunciador não passa certeza, mas também não nega a possibilidade de realizar a ação.
  • Pergunte à turma se esse tipo de informação adicional ajuda no convencimento. Possibilidade de resposta: sim, pois as pessoas conseguem saber em quais circunstâncias as ações se realizarão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Como a proposta desta aula é explorar o advérbio como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este folheto de um país de língua portuguesa. Para obter maiores informações sobre o candidato apresentado, leia aqui.
  • É importante dizer para os alunos quem é o candidato para que os alunos entendam a intencionalidade das propostas, afinal é nisto que reside o modo de dizer, que os modalizadores epistêmicos vão nos mostrar, e apresentar o fato de que o candidato fora derrotado, ou seja, podemos trazer a discussão das suas propostas para o plano discursivo, refletindo sobre as intencionalidade aferidas, que não obtiveram sucesso.
  • Para aprofundamento sobre advérbios modalizadores, leia aqui.
  • Apresente o folheto acima para os alunos. Leia as propostas e desafie os alunos a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma, estejam acrescentando posicionamentos do enunciador. (Provavelmente aqui os alunos terão dificuldade de encontrar tais palavras, então passe para o slide seguinte.)
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora você vai explorar com a sua turma esse recorte do panfleto.
  • Leia novamente essa proposta e agora peça aos alunos que identifiquem nesse recorte palavras que estejam acrescentando opiniões ou expectativas do enunciador.
  • Respostas: A palavra “decisivamente” está sendo modificada pela palavra “contribuir”, acrescentando a ideia de que a ação acontecerá realmente/ de uma vez por todas.
  • Pergunte aos alunos se eles acham que essa palavra altera o que o candidato propõe, de modo a convencer mais facilmente o leitor.
  • Provavelmente os alunos responderão que sim, pois são palavras que realçam o discurso de alguma maneira, acrescentando mais confiabilidade, pois a ideia é que realmente ele se propõe a realizar o que está dizendo.
  • Agora pergunte aos alunos por que eles acham que o enunciador usa “contribuir decisivamente” em vez de “garantir a construção”?
  • Possibilidade de resposta: Provavelmente os alunos entendam que a ideia de contribuir é menos comprometedora do que a ideia de garantir.

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Orientações:

  • Os alunos devem retomar algumas das propostas do panfleto e reconstruí-las, acrescentando palavras/advérbios modalizadores às lacunas. Oriente que eles atentem para o contexto e para a intencionalidade na hora de escolher o modalizador adequado. Explique que eles poderão utilizar, para isso, os advérbios e locuções adverbiais que são indicadores lógicos de acordo com seus efeitos de sentido.
  • Asseverativos:
  • Quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.)

b) Quando se discorda (“de jeito nenhum, de forma alguma”) de uma ideia;

  • Quase-asseverativos: que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).
  • Faça essa atividade oralmente, permitindo a participação espontânea dos alunos para acrescentar as palavras e para analisar a ideia que elas expressam.
  • Anote as opções de respostas no quadro, para que, no fechamento da aula, os alunos construam um mapa conceitual do que foi estudado aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, proponha aos alunos a construção de um mapa conceitual sobre o assunto abordado.
  • Aqui, espera-se que o aluno tenha a capacidade de reconhecer a valoração e como os advérbios e locuções adverbiais são indicadores lógicos de acordo com seus efeitos de sentido, conforme:
  • Asseverativos:
  • Quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.)

b) Quando se discorda (“de jeito nenhum, de forma alguma”) de uma ideia;

  • Quase-asseverativos: que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).
  • Faça uma exposição dos mapas para que haja o compartilhamento das informações em diferentes olhares.

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