14466
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O texto teatral: organização das falas e indicações cênicas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O texto teatral: organização das falas e indicações cênicas

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Patrícia Pompeu Brasil

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas, e apresenta como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas, que são indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado geralmente segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de relacionar os textos e de identificar semelhanças em sua apresentação visual, por não estarem habituados à leitura de textos dramáticos.

Referências sobre o assunto:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: apresente o slide com o título da aula e leia para os alunos.

Nesta aula, os alunos deverão ler alguns textos dramáticos a fim de fazer comparações e de buscar semelhanças. Por isso, deixe que eles percebam que há, nos textos lidos, indicações de personagens, falas e explicações sobre a encenação. Evite apresentar respostas e explicações prontas pois, dessa forma, a aprendizagem será mais significativa e efetiva.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que a aula será de leitura e que, para isso, será necessário formar equipes de 3 a 5 alunos, pois haverá compartilhamento de textos.
  • Oriente para que formem as equipes e que disponham as cadeiras em pequenos círculos, pois os textos serão compartilhados e haverá necessidade de troca entre os participantes.
  • Obs.: É importante dispor as cadeiras em pequenos círculos, pois, dessa forma, facilitará a interação entre os alunos e a própria dinâmica da atividade, uma vez que eles irão ouvir e ver melhor os colegas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue cópias de textos dramáticos aos alunos e peça que façam uma leitura silenciosa. Você pode escolher textos variados na biblioteca da escola. Entregue cópias de dois textos dramáticos para cada equipe.
  • Peça a cada aluno que, ao terminar a leitura, troque de texto com um colega da equipe. Explique que ele terá um tempo determinado para fazer a leitura dos textos. Oriente os alunos das equipes para que não se limitem à leitura de um só texto, pois haverá necessidade de compará-los entre si.
  • Observe como cada equipe está interagindo. Caso haja necessidade, oriente sobre a troca de textos e a dinâmica da atividade.
  • Após 15 minutos de leitura, avise que o tempo está encerrado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ao terminar o tempo da leitura, entregue a cada equipe uma folha para anotações.
  • Peça que conversem entre si, troquem ideias e anotem as semelhanças encontradas na forma como os textos estão escritos.
  • Caso haja necessidade, coloque as questões indicadas no slide para facilitar a compreensão da atividade.
  • Obs.: Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que os textos apresentam indicações dos personagens e que há sinais de pontuação que indicam o início das falas (travessões) e explicações sobre as ações e falas dos personagens (parênteses).
  • Explique aos alunos que evitem anotações muito longas, pois, após a leitura, elas serão lidas para o restante da turma.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça a um representante de cada equipe que leia as anotações feitas pelo grupo.
  • Caso seja necessário, anote no quadro algumas respostas pertinentes dadas pelos alunos.
  • Após fazer os comentários sobre as respostas dadas pelos alunos, explique que os textos lidos são semelhantes por apresentarem indicações dos personagens. Observe que há sinais que marcam as falas dos personagens (dois pontos e travessões), e parênteses, que servem para colocar algumas explicações necessárias para a encenação do texto.

Obs.: Espera-se que, ao terminar a aula, os alunos já consigam perceber que o texto dramático é feito para ser encenado, diferente de outros textos narrativos, que são feitos para serem contados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas, e apresenta como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas, que são indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado geralmente segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de relacionar os textos e de identificar semelhanças em sua apresentação visual, por não estarem habituados à leitura de textos dramáticos.

Referências sobre o assunto:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: apresente o slide com o título da aula e leia para os alunos.

Nesta aula, os alunos deverão ler alguns textos dramáticos a fim de fazer comparações e de buscar semelhanças. Por isso, deixe que eles percebam que há, nos textos lidos, indicações de personagens, falas e explicações sobre a encenação. Evite apresentar respostas e explicações prontas pois, dessa forma, a aprendizagem será mais significativa e efetiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que a aula será de leitura e que, para isso, será necessário formar equipes de 3 a 5 alunos, pois haverá compartilhamento de textos.
  • Oriente para que formem as equipes e que disponham as cadeiras em pequenos círculos, pois os textos serão compartilhados e haverá necessidade de troca entre os participantes.
  • Obs.: É importante dispor as cadeiras em pequenos círculos, pois, dessa forma, facilitará a interação entre os alunos e a própria dinâmica da atividade, uma vez que eles irão ouvir e ver melhor os colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue cópias de textos dramáticos aos alunos e peça que façam uma leitura silenciosa. Você pode escolher textos variados na biblioteca da escola. Entregue cópias de dois textos dramáticos para cada equipe.
  • Peça a cada aluno que, ao terminar a leitura, troque de texto com um colega da equipe. Explique que ele terá um tempo determinado para fazer a leitura dos textos. Oriente os alunos das equipes para que não se limitem à leitura de um só texto, pois haverá necessidade de compará-los entre si.
  • Observe como cada equipe está interagindo. Caso haja necessidade, oriente sobre a troca de textos e a dinâmica da atividade.
  • Após 15 minutos de leitura, avise que o tempo está encerrado.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ao terminar o tempo da leitura, entregue a cada equipe uma folha para anotações.
  • Peça que conversem entre si, troquem ideias e anotem as semelhanças encontradas na forma como os textos estão escritos.
  • Caso haja necessidade, coloque as questões indicadas no slide para facilitar a compreensão da atividade.
  • Obs.: Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que os textos apresentam indicações dos personagens e que há sinais de pontuação que indicam o início das falas (travessões) e explicações sobre as ações e falas dos personagens (parênteses).
  • Explique aos alunos que evitem anotações muito longas, pois, após a leitura, elas serão lidas para o restante da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça a um representante de cada equipe que leia as anotações feitas pelo grupo.
  • Caso seja necessário, anote no quadro algumas respostas pertinentes dadas pelos alunos.
  • Após fazer os comentários sobre as respostas dadas pelos alunos, explique que os textos lidos são semelhantes por apresentarem indicações dos personagens. Observe que há sinais que marcam as falas dos personagens (dois pontos e travessões), e parênteses, que servem para colocar algumas explicações necessárias para a encenação do texto.

Obs.: Espera-se que, ao terminar a aula, os alunos já consigam perceber que o texto dramático é feito para ser encenado, diferente de outros textos narrativos, que são feitos para serem contados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP47 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano