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Plano de Aula
Plano de aula: Contos Populares - As vozes do narrador e as vozes dos personagens
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Material para escrita lápis, folha de ofício ou pautada e cola em bastão). Leve pronto para esta aula um cartaz com o texto “A raposa e o Timbu” (pode ser impresso em letras grandes e colado em papel pardo, ou mesmo escrito à mão, de forma que fique confortável para todos os alunos da turma enxergarem a letra).
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldade em aplicar discurso direto e indireto, por não ter hábito de escrita ou por não compreender os conceitos estudados.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. Série Princípios- A personagem. 4ª ed. - SP: São Paulo: Editora Ática, 1990.
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Série Princípios- O Foco Narrativo. SP: São Paulo: Editora Ática, 1989.
ROMERO,, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 04 minutos.
Orientações:
1- Inicie a aula perguntando como chamamos a voz que conta as histórias e se lembram quais são os tipos de discurso comuns em narrativas como Contos Populares. Este momento tem como objetivo relembrar conceitos com os alunos. Espera-se, para o melhor desenvolvimento desta aula, que já saibam que quem narra as histórias são chamados de narradores, e podem ou não ser os próprios ou não ser os próprios personagens. Além disso, a voz dos personagens pode aparecer na narrativa através do Discurso Direto. Os tipos de discurso comuns em contos populares são o discurso direto e o indireto.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Explique aos alunos que, nesta aula, irão trabalhar com um exercício de revisão dos conceitos de Discurso Direto, Discurso Indireto e Coesão Referencial. Explique que, no caso do Discurso Direto, o texto apresenta a fala do personagem como se ele realmente estivesse falando, com suas palavras. No caso do Discurso Indireto, o narrador toma a palavra do personagem e fala por ele. A Coesão referencial é um mecanismo de retomada através de pronomes, de adjetivos e de repetições, para o leitor saber de quem o texto está falando em diferentes momentos do desenrolar do Conto. No Discurso Indireto, vemos o uso da Coesão Referencial quando o narrador anuncia qual personagem falou ou qual personagem acabou de realizar uma ação, por exemplo. No caso do Discurso Direto, vemos os personagens se referindo aos demais personagens (ou a si mesmos) por meio de pronomes e adjetivos, por exemplo.
- A seguir, peça para que os alunos organizem-se em duplas ou trios (a depender do tamanho de sua turma) para que o trabalho seja mais colaborativo entre eles, que possam trocar conhecimentos e ideias.
- Proponha a leitura do conto popular intitulado “ A raposa e o Timbu”. Distribua o texto impresso.
Materiais complementares:
Para acessar o texto intitulado A raposa e o timbu, clique aqui.
Introdução
Orientações:
- Explique aos alunos que, nesta aula, irão trabalhar com um exercício de revisão dos conceitos de Discurso Direto, Discurso Indireto e Coesão Referencial. Explique que, no caso do Discurso Direto, o texto apresenta a fala do personagem como se ele realmente estivesse falando, com suas palavras. No caso do Discurso Indireto, o narrador toma a palavra do personagem e fala por ele. A Coesão referencial é um mecanismo de retomada através de pronomes, de adjetivos, da flexão do verbo e de repetições, para o leitor saber de quem o texto está falando em diferentes momentos do desenrolar do Conto. No Discurso Indireto, vemos o uso da Coesão Referencial quando o narrador anuncia qual personagem falou ou qual personagem acabou de realizar uma ação, por exemplo. No caso do Discurso Direto, vemos os personagens se referindo aos demais personagens (ou a si mesmos) por meio de pronomes e adjetivos, por exemplo.
- A seguir, peça para que os alunos organizem-se em duplas ou trios (a depender do tamanho de sua turma) para que o trabalho seja mais colaborativo entre eles, que possam trocar conhecimentos e ideias.
- Proponha a leitura do conto popular intitulado “ A raposa e o Timbu”. Distribua o texto impresso.
Materiais complementares:
Para acessar o texto intitulado A raposa e o timbu, clique aqui.
Introdução
Orientações:
1. Apresente aos educandos um cartaz com o texto “A raposa e o Timbu” (pode ser impresso em letras grandes e colado no papel pardo, ou escrito à mão, de forma que fique confortável para todos os alunos da turma enxergarem a letra). Deixe um espaço de aproximadamente 15 cm nas margens do cartaz para serem anexados balões com alguns questionamentos a serem respondidos pelos educandos..
2. Sugira que respondam a questionamentos previamente preparados em balões (vide slide e materiais complementares) sobre o texto lido com foco em: tipo de discurso, flexão verbal utilizada em cada tipo de discurso; uso de pronomes como referentes coesivos nos discursos direto e indireto.(Veja também as sugestões de respostas em materiais complementares)
3. Peça a alunos voluntários que anexem os balões, já com as devidas respostas,ao lado do texto escrito no cartaz, rente à respectiva parte analisada.
Materiais complementares:
Para acessar os balões de falas com questionamentos sobre o texto, clique no link aqui.
Para acessar possíveis respostas aos questionamentos dos balões de fala, clique no link aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Entregue folhas de ofício ou pautadas para os alunos.
- Proponha a reescrita do mesmo conto, modificando-o, quanto ao tipo de discurso, a partir de 3 elementos:
- Quem fala? - Como o texto lido é escrito apenas com discurso indireto, o aluno deverá inserir algumas falas dos personagens, criar uma conversação, com o intuito de possibilitar a percepção do quanto este tipo de discurso torna a história mais real, por apresentar expressões próprias dadas a cada personagem, assim como mais dinâmica, já que o leitor pode vivenciar o momento e conhecer mais os personagens e imaginá-los por meio de suas palavras e ações.
- Pontuação - O aluno deve atentar à pontuação correta no discurso direto, ou seja, deverá anunciar a fala dos personagens com verbos do dizer, utilizando-se, posteriormente, de dois pontos, nova linha e travessão. .
- Verbos e pronomes- Os alunos deverão flexionar os verbos e pronomes que fazem referência aos personagens, em suas falas. No discurso direto é comum utilizar verbos e pronomes na 1ª pessoa (eu-nós) ou na 2ª pessoa, quando um personagem fala com o outro (você).
Materiais Complementares:
Para acessar uma possibilidade de reescrita do texto “A raposa e o Timbu”, clique aqui.
Acesse informações sobre discurso direto e discurso indireto no vídeo referenciado abaixo:
Discurso Direto, Discurso Indireto e Indireto Livre. Vídeo publicado por ficçomos. (6,08 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aIx0KKUOFdU. Acesso em 29/11/18.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue folhas de ofício ou pautadas para os alunos.
- Proponha a reescrita do mesmo conto, modificando-o, quanto ao tipo de discurso, a partir de 3 elementos:
- Quem fala? - Como o texto lido é escrito apenas com discurso indireto, o aluno deverá inserir algumas falas dos personagens, criar uma conversação, com o intuito de possibilitar a percepção do quanto este tipo de discurso torna a história mais real, por apresentar expressões próprias dadas a cada personagem, assim como mais dinâmica, já que o leitor pode vivenciar o momento e conhecer mais os personagens e imaginá-los por meio de suas palavras e ações.
- Pontuação - O aluno deve atentar à pontuação correta no discurso direto, ou seja, deverá anunciar a fala dos personagens com verbos do dizer, utilizando-se, posteriormente, de dois pontos, nova linha e travessão. .
- Verbos e pronomes- Os alunos deverão flexionar os verbos e pronomes que fazem referência aos personagens, em suas falas. No discurso direto é comum utilizar verbos e pronomes na 1ª pessoa (eu-nós) ou na 2ª pessoa, quando um personagem fala com o outro (você).
Materiais Complementares:
Para acessar uma possibilidade de reescrita do texto “A raposa e o Timbu”, clique aqui.
Acesse informações sobre discurso direto e discurso indireto no vídeo referenciado abaixo:
Discurso Direto, Discurso Indireto e Indireto Livre. Vídeo publicado por ficçomos. (6,08 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aIx0KKUOFdU. Acesso em 29/11/18.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Solicite que 2 duplas ou trios leiam suas produções.
- Retome o cartaz com o texto modelo para que comparem suas produções.
- Proponha aos alunos que tiverem lido suas produções, que as colem no cartaz, juntamente ao texto modelo.
- Sistematize com os educandos as impressões sobre os textos dos colegas e as anote no cartaz: tipo de discurso; pontuação utilizada nos dois tipos de discurso; Flexão verbal e pronomes adequados a cada tipo de discurso. Os alunos poderão concluir que, ao inserir o Discurso Direto, é preciso tomar cuidado onde cortar o texto, para que a entrada da fala do personagem seja inserida sem ficar solta, sem relação com o que estava sendo dito antes. Também é importante colocar um verbo do dizer para introduzir a fala. A fala do personagem deve combinar com a personalidade dele (a raposa é esperta, por isso, pode, em suas falas, contar vantagem, se vangloriar) e com a ação que está se desenvolvendo. O verbo deve combinar/flexionar de acordo com o personagem a quem estamos nos referindo. Às vezes, é preciso repetir “amigo Timbu, amiga Raposa” ou inserir “ele/ela” (por exemplo) para ficar claro de quem estamos falando.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie, por áudio ou por escrito, algumas orientações sobre Discurso Direto e Discurso Indireto. Diga que, nesta aula, irão exercitar esses conceitos em um texto. Peça que leiam o texto A Raposo e o Timbu, disponível aqui. Chame a atenção para o fato de o texto não trazer falas dos personagens. Avise que as demais atividades serão compartilhadas por escrito (sugestão: via Google Drive).
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos as orientações disponíveis no slide 1 do Desenvolvimento do Plano e peça que se organizem em duplas. As duplas deverão reescrever o texto A Raposa e o Timbu inserindo o Discurso Direto, orientando-se pelas pistas do texto em relação a possíveis falas dos personagens para que utilizem esse recurso de forma coerente com o contexto. Estabeleça um prazo para a atividade e solicite que, após o término, compartilhem na pasta criada no Google Drive para esse fim. Auxilie sua turma nesse processo utilizando as ricas Orientações ao professor do Plano.
Fechamento
Depois que todos tiverem feito suas reescritas, peça que leiam e comparem os trabalhos dos colegas, buscando perceber como fizeram a articulação do Discurso Direto ao texto. Faça um fechamento desta aula compilando as aprendizagens e compartilhando com os alunos essa compilação. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem ler o texto e ajudar a imaginar que falas dos personagens poderiam ser inseridas e que trechos poderiam ser transformados em falas.