14445
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quais são as regularidades estruturais de um verbete?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Quais são as regularidades estruturais de um verbete?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes;
Verbete de livro infantil, disponível aqui;
Verbete de dicionário infantil, disponível aqui;
Verbete de dicionário online, disponível aqui;
Verbete de enciclopédia digital, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (Docs – tutorial disponível aqui; Apresentações – tutorial disponível aqui, e Jamboard, disponível aqui).

Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a observarem a formatação e diagramação dos verbetes (se estiverem seguindo essa sequência de planos de aula, eles já devem estar familiarizados com o gênero). Envie a 1ª imagem que está na Introdução do plano original com as perguntas: “O que vocês veem? Imaginam o porquê desta organização (letras pequenas, pouco espaçamento, formatação em uma caixa de texto retangular)?” Depois, envie as duas outras imagens e pergunte o que mudou e por quê. Diga para eles enviarem as respostas no grupo, de modo que todos possam vê-las. Envie uma devolutiva em áudio ou texto. É importante que eles percebam que é possível ter mais liberdade na formatacão dos verbetes digitais/online, pois não há preocupação com a extensão ou peso das publicações. Vale a pena chamar a atenção também para o uso de hiperlinks nos verbetes online, que são associações rápidas a outras páginas ou verbetes complementares.

Desenvolvimento
Convide os estudantes, usando este mesmo canal de comunicação, a montarem alguns verbetes e dizer de onde foram retirados (dicionário infantil, livro infantil, dicionário online e enciclopédia online). Você vai precisar recortar e embaralhar as partes dos verbetes antes de enviar aos estudantes, pois nas imagens disponíveis no plano original elas estão ordenadas (há marcações de onde recortar). Se os estudantes de sua escola estiverem buscando materiais físicos, procure entregar as partes já recortadas. Caso prefira enviá-las digitalmente, faça prints das imagens e apare as laterais. Com as imagens separadas, você pode colocá-las em um arquivo no Google Drive para que os estudantes organizem. Faça uma cópia do arquivo para cada estudante e envie o link. Em todos os casos, estipule um prazo para o término desta tarefa e combine uma videochamada para socialização.

Fechamento
Combine uma videochamada para socialização da atividade. Utilize os questionamentos e orientações do plano original para aprofundar a discussão sobre a montagem dos verbetes, suas características e relação com seus portadores. Compartilhe sua tela para mostrar os verbetes montados e apoiar a reflexão. Depois, abra um arquivo no Word ou no Google Docs e convide os estudantes a escrever coletivamente um “Você sabia…” sobre os verbetes. Utilize as orientações do plano original. Envie o arquivo digitado ou solicite que copiem as conclusões no caderno. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Caso não seja possível realizar a videochamada, solicite que comentem sobre a experiência da atividade e elaborem um “Você sabia…” sobre os verbetes. Reúna as respostas em um só arquivo para compartilhar com todos e organize uma devolutiva para toda a turma. Para compartilhar as respostas, você pode propor que os estudantes utilizem um mural virtual como o Padlet (tutorial disponível aqui).

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar da montagem dos verbetes, sem dar as respostas as crianças, mas chamando a atenção para detalhes que podem ser observados. As famílias podem auxiliar também no envio das tarefas e no recebimento das devolutivas enviadas pelo professor.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_04SQA05

(EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas