14204
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesão e coerência

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesão e coerência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Jogo online adaptado, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Jogo com trechos de carta, disponível aqui;
Resolução do jogo, disponível aqui.

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a imagem de bilhete escrito por uma criança tentando se passar pela professora, que “viralizou” na internet. Pergunte se eles ouviram falar dessa história e utilize outras perguntas que estão na Introdução do plano original para iniciar a conversa com. Diga para enviarem as respostas ao grupo, de modo que todos possam vê-las.

Desenvolvimento
Retome quais são as principais partes de uma carta de reclamação. Convide os estudantes a jogarem um jogo em que têm que ordenar essas partes, associando-as com cada um dos trechos da carta. No plano original, o jogo se joga em grupos, com cartelas que trazem trechos de uma carta, além de duas cartelas bônus. Para jogar remotamente, elaboramos uma adaptação para as crianças jogarem individualmente, online. Na adaptação, os trechos da carta já estão na ordem; entretanto, será preciso associar cada trecho a uma descrição de características desse gênero. Conheça o jogo (disponível aqui) e depois envie o link aos estudantes. Estipule um prazo para que todos possam jogá-lo. Peça que enviem mensagens contando como foi a experiência.
Caso você ache que os estudantes não terão como acessar o link para o jogo, envie a imagem com os trechos da carta embaralhados e a cartela bônus que traz o roteiro da carta. Solicite que escrevam como seria a ordem correta e enviem a resposta a você.

Fechamento
Combine uma videochamada para conversarem sobre o jogo e elaborarem uma resposta para a reclamação, assim como se costuma encontrar nas publicações de jornal. Compartilhe sua tela com os estudantes e vá escrevendo a resposta para a reclamação à medida que eles forem dando suas ideias. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Caso não seja possível realizar a videochamada, peça que cada um escreva uma resposta para a reclamação e envie a você. Analise o material e o percurso dos alunos para dar uma devolutiva geral à turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a acessarem o jogo junto com as crianças. Esse é um jogo que vocês podem jogar mais de uma vez, então, por que não testar primeiro os conhecimentos das crianças e depois o dos pais? Pode ser um momento divertido e de reflexão sobre a escrita de textos.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_01SQA05

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas