14169
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Diário: reprodução textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Diário: reprodução textual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs para enviar o material da atividade (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: Texto (disponível aqui); Roteiro (disponível aqui) e Resolução (disponível aqui).

- Opcionais: Padlet (disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o texto pelo e-mail ou mande um áudio pelo WhatsApp com a leitura dele. Desafie os alunos a recontarem a história para você ou para algum familiar. Outra opção é criar um mural no Padlet para que os alunos possam enviar áudios ou desenhos da história. O objetivo é verificar se eles compreenderam a história.

Desenvolvimento
Desafie os alunos a criarem uma página de um diário. Convide-os, através de um áudio pelo WhatsApp, a escrever uma página de um diário como se fosse a personagem da história. Para isso, crie um documento no Google e compartilhe-o com os alunos pedindo que eles coloquem no quadro o que acham necessário para escrever uma página de um diário. Cada aluno poderá colaborar na criação desse quadro, que servirá como roteiro para a escrita. Crie um formulário com a proposta da atividade. Você pode acrescentar um pequeno texto de orientação na parte inicial do formulário seguindo as sugestões do plano. Lembre-os de utilizar o roteiro criado por eles.

Fechamento
Oriente os alunos a voltarem a olhar o texto produzido a partir do roteiro fazendo uma autoavaliação. Converse com eles pelo WhatsApp verificando se perceberam melhorias possíveis no texto escrito por eles. Compartilhe por e-mail o texto apresentado como sugestão de resolução. Você pode criar um mural no Padlet para os alunos que quiserem compartilhar seus textos.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da atividade ouvindo a criança recontar o texto lido. Para isso, oriente os familiares através de um áudio. Eles também podem participar assistindo a filmes apropriados para crianças que envolvam esse tema.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02SQA06

(EF03LP17) Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas