Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda Política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de
Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de material multimídia com computador, projetor de imagem e som; cartolinas, cola, tesoura, hidrocor, fita adesiva, papel sulfite (material para construção do mural).
Informações sobre o gênero: Professor, propaganda política é gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral.Propaganda partidária é aquela que tem o objetivo impessoal de propagar a ideologia do partido político, por meio da difusão do seu ideário e da divulgação da posição oficial da agremiação em relação a temas político-comunitários. Também é denominada de propaganda doutrinária ou político-ideológica. Propaganda eleitoral é aquela que apresenta os candidatos e suas propostas de trabalho, com o objetivo exclusivo de conquistar a simpatia e o voto dos eleitores.
Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.
Dificuldades antecipadas: O não reconhecimento do poder político e atuante que os jovens possam ter; a conscientização do seu papel na vida pública pode não instigar o interesse. Desconhecimento acerca do sistema eleitoral brasileiro.
Referências sobre o assunto: ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220
BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003. COSTA, Ana Gabriela. O gênero textual propaganda. http://www.ufjf.br/ppglinguistica/files/2009/12/LARA-Ana-Gabriela-da-Costa-2008-Dissertação.pdf.
LIMA, Marília. Dialogismo e construção d sentido no gênero propaganda: possíveis diálogos entre discurso político e marketing viral. Disponível em: rwww.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/download/38228/19371
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 3ª edição. Ed. Pontes
OLIVEIRA, Sheila. Palanque eletrônico. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3404/1/arquivo4631_1.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Professor, organize a sala de aula em meia lua para que os alunos possam interagir melhor entre si nesta aula.
- Peça a um aluno que leia o título da aula.
- Oriente-os a refletirem um pouco sobre o que está escrito na apresentação. Para isso, traga os conhecimentos prévios dos alunos para o de início da aula, indagando:
- O que vocês entendem por vida pública? (Espera-se que os alunos respondam a este questionamento considerando a vida de personalidades famosas, assim, direcione a discussão para a atuação como cidadãos ativos).
- Vocês acham que política tem a ver com melhorar o atendimento na saúde, a qualidade do transporte público, as escolas e a educação? Por quê? (Provavelmente os alunos responderão que deveriam melhor esses aspectos, mas podem se mostrar desacreditados diante do quadro atual da economia. Oriente-os sobre a importância da atuação deles para a mudança, no decorrer desta aula)
- Vocês acham que analisar uma propaganda política é participar da vida pública do país? (Provavelmente os alunos não entendam análise da propaganda como participação na vida pública, então, oriente-os dizendo da importância de se reconhecer as intencionalidades em uma propaganda política para uma boa atuação na vida pública, de forma ativa e crítica.
4. Formule, com a ajuda da turma, as respostas para as duas perguntas e anote-as no quadro, Ao final da aula essas respostas serão retomadas,
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Professor, caso não tenha como projetar esta imagem em sala de aula, selecione e imprima imagens que retratem movimentos e mobilizações durante a ditadura civil e militar no Brasil. Referência disponível em: : http://www.asprabahia.com/a-historia-do-brasil-prova-o-gigante-nunca-dormiu/
- Apresente-as para a turma e oriente os alunos a analisarem-nas. Faça perguntas que instiguem análises mais diretas:
- O que vocês acham que as pessoas das fotos estão fazendo? Por que estão fazendo isso? (É possível que os alunos associem as imagens com manifestações contemporâneas de protestos.)
- Levantem hipóteses: quais situações ou ações devem ter gerado esse movimento da foto? (É possível que os alunos se manifestem a respeito de altos tributos e falem sobre cobranças de direitos que não são respeitados.)
Neste momento, os alunos devem ser incentivados a falarem, espontaneamente, acerca das perguntas acima.
- Professor, contextualize o momento histórico (Diretas Já) que mostra que ainda não havia eleições , para isso, exiba este vídeo para a turma.
Materiais complementares: Imagens pré-selecionadas de movimentos e/ou manifestações durante a Ditadura no Brasil.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=1Hb3uLDgfbI&t=29s e passe o vídeo para a turma.
- Antes do vídeo é importante retomar algumas das características do gênero, e pedir para que eles percebam a presença dessas características em especial na linguagem verbal, visual e musical que são fundamentais para a construção de sentido do texto.
- Esse vídeo faz uma sátira sobre a criação de propagandas políticas, mostrando as intencionalidades e ações que motivam cada etapa de tentativa de convencimento do eleitor.
- Após o vídeo, peça aos alunos que, em duplas, façam a interpretação do vídeo, redigindo um parágrafo sobre o papel de uma propaganda política na vida pública dos cidadãos. Faça a socialização dos parágrafos na aula, pedindo que os alunos leiam suas produções.
- Volte ao slide anterior e instigue, por meio de questionamentos, os alunos a refletirem sobre as duas realidades.
Sugestões de questionamentos:
- As pessoas na imagem reivindicavam o direito de participação na vida pública, reivindicavam a democracia. Que conceito você daria para democracia? (É possível que os alunos relacionem o conceito ao direito de votar)
- Qual a relação entre a situação das pessoas na imagem e o que foi narrado no vídeo? (Na imagem as pessoas desejam participar mais efetivamente da vida pública; no vídeo, vemos como uma propaganda pode ser direcionada para, às vezes, desvirtuar o direito à democracia que o povo conquistou.)
- Você sabe como são feitas as leis de nosso país? (Provavelmente eles responderão que são feitas exclusivamente pelos políticos, logo, retruque com a pergunta a seguir)
- Votar tem alguma relação com as leis que vigoram em nosso país? (provavelmente os alunos desacreditarão na ligação do ato de votar com a formulação das leis. Oriente-os sobre a relação, no decorrer desta aula, e na relação entre as Diretas Já e o quadro atual do país).
Aqui reside a importância de conhecer o gênero propaganda política e saber interpretá-lo
Materiais complementares: Computador, com acesso à internet, projetor multimídia e tela.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Professor, após pedir que os alunos reflitam sobre a indagação do slide, acesse o link do Superior Tribunal Eleitoral, na página que trata das definições de propagandas políticas e os leve a conhecer a Lei de n. 9.504/1997: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/propaganda-politico-eleitoral . Caso não tenha acesso à internet na sala de aula, pesquise previamente no link indicado e compile os conceitos. Imprima-os e leve para os alunos.
- Passe para o slide seguinte para dar continuidade à reflexão.
Materiais complementares: computador com acesso à internet, material multimídia para projeção.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Exiba as perguntas do slide para a turma e conceda 10 minutos para que os alunos formulem respostas, em pequenos grupos, para os questionamentos.
- Possibilidades de respostas:
- Fazendo a gente saber exercer melhor o direito de escolha e de voto; fazendo com que nos tornemos pessoas mais engajadas nas causas sociais. - -Propagandas de políticos em busca de votos; propagandas de partidos em busca de filiados; propagandas do governo para mostrar serviços.
- Sim, pois a propaganda política é um subsídio para orientar escolhas que se forem feitas de maneira equivocada podem trazer sérias consequências.
Materiais complementares: computador com material multimídia para projeção.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Professor, para o fechamento desta aula, sugerimos que abra um debate, direcionado a partir das reflexões dos slides.
- Possibilidade de respostas: - Os grupos de mulheres e de negros tem pouca representatividade porque são grupos que durante muito tempo na história foram subjugados e não tiveram seus direitos reconhecidos ou legitimados, por isso aparecem com menor frequência na atuação da vida pública. - É possível mudar, escolhendo como representantes pessoas que realmente se importam com o povo, pessoas honestas...
- Para finalizar, estimule-os a falarem seus pareceres, espontaneamente, sugerindo que a turma, posteriormente, sistematize as respostas afins e monte um mural de reflexão na sala de aula. Caso você não disponha de material para exibição do slide, anote os questionamentos no quadro ou flipchart.
Materiais complementares: Cartolinas, cola, tesoura, hidrocor, fita adesiva, papel sulfite.(material para construção do mural)