14090
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: WhatsApp; conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe (como anexo), e fotos de livros de terror (como anexo).

Opcionais: caso sua escola esteja utilizando plataformas digitais para aulas online, é possível organizar momentos de socialização por meio delas. Veja um tutorial, disponível aqui, de como utilizar o Google Meet em sala de aula.

Tema
Encaminhe aos alunos, via Whatsapp, algumas ilustrações de capas de livros de terror. Estimule-os a responder sobre o que sabem a respeito do gênero conto de terror e suspense. Faça perguntas como:
- Que exemplos de textos desse gênero vocês lembram?
- O que pode/deve ter nesses textos para provocar a sensação de medo no leitor?
- O que diferencia esse gênero de outros, como a notícia ou um poema?
Junto com as imagens das capas de livros, introduza algumas características da estrutura do texto narrativo, como: é escrito em prosa; conta uma história por meio da sequência, cronológica ou não, de ações reais ou imaginárias; apresenta um começo, meio e fim (situação inicial, conflito e resolução). Estipule uma data próxima para que os alunos mandem suas respostas por meio de fotos de seus cadernos ou da folha xerocada.

Introdução
Também por WhatsApp, encaminhe o título do conto ("O gato negro") e a foto de Edgar Allan Poe (o autor). No documento enviado, apresente uma breve biografia de Edgar Allan Poe. Fale que ele foi um importante autor americano de contos de terror no século XIX, e que será apresentado um de seus contos.
Explique para os alunos que um conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, em que a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor. Portanto, a sequência de fatos narrados é um elemento importante desse gênero.
Estimule os alunos a pensar, primeiramente, sobre o título do conto. Questione-os a respeito do título:
- É interessante? Desperta a vontade de ler o conto?
- O que representa o gato preto na cultura da nossa sociedade?
- Tendo isso em vista isso (respostas à pergunta anterior), o que podemos esperar de um conto de terror com esse título?

Desenvolvimento
Envie ao grupo da sala de aula, pelo WhatsApp, trechos do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. Peça que os alunos troquem ideias, por meio de áudio, mensagens ou vídeos (em grupos de três ou quatro integrantes), releiam os trechos e os numerem de acordo com a ordem que julgarem correta para a sequência de ações da história.

Fechamento
Instigue os alunos a ler oralmente, em casa, o conto recebido e já reorganizado por seu grupo. Lembre-os da importância de elementos como a entonação e a atitude corporal para essa atividade. Marque uma data e horário (de acordo com seus horários com cada turma), para que haja um sorteio, por meio do aplicativo Sorteador online. O aluno sorteado fará um áudio com a leitura do conto reorganizado por seu grupo. Após todos os alunos ouvirem o áudio, questione-os, por meio de mensagens, se seus textos ficaram iguais ou diferentes do apresentado. Caso haja diferenças na sequência textual de um grupo em relação ao outro, peça que descrevam os critérios que utilizaram para dar sequência à história. Faça a mediação dessa interação, apontando a sequência narrativa tal qual no texto original. Aproveite para introduzir, utilizando exemplos do conto lido, os momentos da sequência da narrativa. Por exemplo: nos trechos X, Y e Z temos a situação inicial da narrativa etc. Reforce a importância de a sequência narrativa estar organizada, no gênero conto de terror e suspense, de modo a criar um clima de suspense e mistério para o leitor. Pergunte aos alunos o que eles acharam do conto e que sentimentos essa leitura provocou. Estimule-os a pensar sobre a utilização de palavras como negro, preto e/ou expressões que remetem a um sentido negativo. Mostre para eles o poder da linguagem na veiculação de ideias e ideologias, sejam elas positivas ou negativas. É importante que os alunos percebam como muitas vezes esses usos estão enraizados em nossa sociedade e de que forma é possível desconstruí-los.

(Professor, caso você tenha momentos online com seus alunos, com plataformas como o Google Meet ou outras, faça o sorteio na hora da aula, para que eles acompanhem. Nesse caso, peça também a leitura oral durante a aula, não por áudio.)

Convite às famílias
Neste plano de aula, as famílias podem ser convidadas a também refletir sobre a veiculação de ideologias negativas, muitas vezes enraizadas culturalmente e que propagam preconceitos e desconhecimento. Por exemplo: gato preto dá azar.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_01SQA02

(EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas