14090
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de terror e suspense e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de .

Busque informações sobre Edgar Allan Poe para fazer uma breve explanação sobre este autor e sua importante influência no gênero conto de terror e suspense.

Materiais necessários: Fotocópias do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe.

Informações sobre o gênero: Sobre a sequência narrativa e os elementos da narrativa no gênero conto:

Dificuldades antecipadas: Identificar no conto lido a sequência narrativa e relacionar a construção desta sequência à finalidade comunicativa do gênero conto de terror e suspense.

Referências sobre o assunto:

Sobre Edgar Allan Poe e sua influência no gênero conto de terror e suspense:

Para aprofundar a leitura sobre a utilização de palavras como negro/preto com sentido negativo:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Estimule os alunos a falar sobre o que eles sabem em relação ao gênero conto de terror e suspense.
  • Faça perguntas como:

- Que exemplos de textos deste gênero vocês lembram?

- O que pode/deve ter nestes textos para provocar a sensação de medo no leitor?

- O que diferencia este gênero de outros, como a notícia ou um poema?

  • Introduza algumas características da estrutura do texto narrativo, como o que é escrito em prosa, que conta uma história por meio da sequência, cronológica ou não, de ações reais ou imaginárias, e que apresenta um começo, meio e fim - (situação inicial, conflito e resolução).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide com o título do conto e a foto de Edgar Allan Poe (caso não possua este recurso, escreva o nome do autor no quadro).
  • Apresente brevemente Edgar Allan Poe, fale que ele foi um importante autor americano de contos de terror no século XIX e que nesta aula os alunos conheceram um destes contos.
  • Explique para os alunos que um conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, em que a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor, sendo desta forma a sequência de fatos narrados um elemento importante deste gênero.
  • Leia o título do conto e estimule os alunos a pensar sobre ele, por meio de perguntas como:

- Este título é interessante? Desperta a vontade de ler o conto?

- O que representa o gato preto na cultura da nossa sociedade?

- Tendo em vista isso (respostas à pergunta anterior), o que podemos esperar de um conto de terror com este título?

Materiais complementares: Aparelho de audiovisual (caso não tenha à disposição um aparelho projetor, escreva o título do conto e o nome do autor no quadro).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de três ou quatro estudantes.
  • Entregue para cada grupo as cópias dos trechos do conto “O gato preto”.
  • Peça para que os alunos leiam os trechos e numerem cada um deles de acordo com a ordem que julgam correta para a sequência de ações da história.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Prepare os alunos para a leitura do conto. Lembre-os da importância de elementos como a entonação e a atitude corporal nesta atividade.
  • Organize os alunos para que, rotativamente, cada trecho seja lido por um integrante de um grupo. Peça que os alunos fiquem atentos à maneira como os grupos organizaram a sequência de acontecimentos e que, caso esta sequência seja diferente da organizada pelo seu grupo, eles devem se manifestar e explicar por que acham que a sequência não é desta maneira. Estimule-os a falar sobre a atividade realizada, peça que descrevam os critérios que utilizaram para colocar o texto em uma sequência.
  • Faça a mediação desta interação, apontando a sequência narrativa tal qual no texto original. Aproveite para introduzir, utilizando para tanto exemplos do conto lido, os momentos da sequência da narrativa. Por exemplo: nos trechos X, X e X temos a situação inicial da narrativa etc.
  • Reforce a importância de, no gênero conto de terror e suspense, a sequência narrativa estar organizada de forma a criar um clima de suspense e mistério no leitor.
  • Pergunte aos alunos o que eles acharam do conto e que sentimentos esta leitura provocou.
  • Estimule-os a pensar sobre a utilização de palavras como negro, preto e/ou expressões que remetem a um sentido negativo. Mostre para eles o poder da linguagem na veiculação de ideias e ideologias, sejam elas positivas ou negativas. É importante que os alunos percebam como muitas vezes estes usos estão enraizados em nossa sociedade e de que forma é possível desconstruí-lo.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Avise os alunos que agora, ainda nos grupos, eles buscarão, no conto lido, alguns elementos da sequência narrativa.
  • Retome as explicações dadas no início da aula sobre a situação inicial, o conflito e a resolução.
  • Distribua as cópias das atividades entre os grupos e peça que os alunos apontem na coluna “Trecho(s)” os números dos trechos que eles acham que corresponde a cada momento da narrativa.
  • Peça que os alunos compartilhem suas respostas.
  • Fale brevemente sobre estes elementos da narrativa no conto “O gato preto”. O mais importante a destacar nesta atividade é levar o alunos a perceber a construção da narrativa com o intuito de provocar no leitor um clima de suspense e medo.

Materiais complementares: Fotocópias da atividade. Para acessar este material, clique aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de terror e suspense e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de .

Busque informações sobre Edgar Allan Poe para fazer uma breve explanação sobre este autor e sua importante influência no gênero conto de terror e suspense.

Materiais necessários: Fotocópias do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe.

Informações sobre o gênero: Sobre a sequência narrativa e os elementos da narrativa no gênero conto:

Dificuldades antecipadas: Identificar no conto lido a sequência narrativa e relacionar a construção desta sequência à finalidade comunicativa do gênero conto de terror e suspense.

Referências sobre o assunto:

Sobre Edgar Allan Poe e sua influência no gênero conto de terror e suspense:

Para aprofundar a leitura sobre a utilização de palavras como negro/preto com sentido negativo:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Estimule os alunos a falar sobre o que eles sabem em relação ao gênero conto de terror e suspense.
  • Faça perguntas como:

- Que exemplos de textos deste gênero vocês lembram?

- O que pode/deve ter nestes textos para provocar a sensação de medo no leitor?

- O que diferencia este gênero de outros, como a notícia ou um poema?

  • Introduza algumas características da estrutura do texto narrativo, como o que é escrito em prosa, que conta uma história por meio da sequência, cronológica ou não, de ações reais ou imaginárias, e que apresenta um começo, meio e fim - (situação inicial, conflito e resolução).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide com o título do conto e a foto de Edgar Allan Poe (caso não possua este recurso, escreva o nome do autor no quadro).
  • Apresente brevemente Edgar Allan Poe, fale que ele foi um importante autor americano de contos de terror no século XIX e que nesta aula os alunos conheceram um destes contos.
  • Explique para os alunos que um conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, em que a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor, sendo desta forma a sequência de fatos narrados um elemento importante deste gênero.
  • Leia o título do conto e estimule os alunos a pensar sobre ele, por meio de perguntas como:

- Este título é interessante? Desperta a vontade de ler o conto?

- O que representa o gato preto na cultura da nossa sociedade?

- Tendo em vista isso (respostas à pergunta anterior), o que podemos esperar de um conto de terror com este título?

Materiais complementares: Aparelho de audiovisual (caso não tenha à disposição um aparelho projetor, escreva o título do conto e o nome do autor no quadro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de três ou quatro estudantes.
  • Entregue para cada grupo as cópias dos trechos do conto “O gato preto”.
  • Peça para que os alunos leiam os trechos e numerem cada um deles de acordo com a ordem que julgam correta para a sequência de ações da história.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Prepare os alunos para a leitura do conto. Lembre-os da importância de elementos como a entonação e a atitude corporal nesta atividade.
  • Organize os alunos para que, rotativamente, cada trecho seja lido por um integrante de um grupo. Peça que os alunos fiquem atentos à maneira como os grupos organizaram a sequência de acontecimentos e que, caso esta sequência seja diferente da organizada pelo seu grupo, eles devem se manifestar e explicar por que acham que a sequência não é desta maneira. Estimule-os a falar sobre a atividade realizada, peça que descrevam os critérios que utilizaram para colocar o texto em uma sequência.
  • Faça a mediação desta interação, apontando a sequência narrativa tal qual no texto original. Aproveite para introduzir, utilizando para tanto exemplos do conto lido, os momentos da sequência da narrativa. Por exemplo: nos trechos X, X e X temos a situação inicial da narrativa etc.
  • Reforce a importância de, no gênero conto de terror e suspense, a sequência narrativa estar organizada de forma a criar um clima de suspense e mistério no leitor.
  • Pergunte aos alunos o que eles acharam do conto e que sentimentos esta leitura provocou.
  • Estimule-os a pensar sobre a utilização de palavras como negro, preto e/ou expressões que remetem a um sentido negativo. Mostre para eles o poder da linguagem na veiculação de ideias e ideologias, sejam elas positivas ou negativas. É importante que os alunos percebam como muitas vezes estes usos estão enraizados em nossa sociedade e de que forma é possível desconstruí-lo.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Avise os alunos que agora, ainda nos grupos, eles buscarão, no conto lido, alguns elementos da sequência narrativa.
  • Retome as explicações dadas no início da aula sobre a situação inicial, o conflito e a resolução.
  • Distribua as cópias das atividades entre os grupos e peça que os alunos apontem na coluna “Trecho(s)” os números dos trechos que eles acham que corresponde a cada momento da narrativa.
  • Peça que os alunos compartilhem suas respostas.
  • Fale brevemente sobre estes elementos da narrativa no conto “O gato preto”. O mais importante a destacar nesta atividade é levar o alunos a perceber a construção da narrativa com o intuito de provocar no leitor um clima de suspense e medo.

Materiais complementares: Fotocópias da atividade. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano