8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gênero conto de terror e suspense
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dramático “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta A estrutura do texto dramático: a composição narrativa e as sequências dialogais em “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e diferenças no contexto de produção
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Verbete enciclopédico digital: dados relevantes e secundários
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Posicionamento crítico ao consultar um verbete enciclopédico
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Apresentação e leitura de resumos em textos da área de Ciências Humanas
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Estratégias de Leitura para a construção de um resumo: sublinhar
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Como identificar o ponto de vista em um artigo de opinião
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Gênero textual propaganda política e atuação na vida pública - reconhecer para participar
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Apresentar a origem do teatro, comparada às formas atuais de encenação
8º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica Modalização na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Estatuto da Igualdade Racial
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gênero conto de terror e suspense
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dramático “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta A estrutura do texto dramático: a composição narrativa e as sequências dialogais em “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)
8º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica Palavras compostas em verbetes de enciclopédia
8º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica Palavras compostas por aglutinação e justaposição
8º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica Palavras compostas e verbete de enciclopédia
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e diferenças no contexto de produção
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Verbete enciclopédico digital: dados relevantes e secundários
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Posicionamento crítico ao consultar um verbete enciclopédico
8º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: Traços linguísticos
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Apresentação e leitura de resumos em textos da área de Ciências Humanas
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema
8º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta Estratégias de Leitura para a construção de um resumo: sublinhar
8º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica Exposição oral: a importância das ferramentas de apoio!
8º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense
8º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gênero conto de terror e suspense
8º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dramático “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)
9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades Intertextualidade entre os gêneros conto e propaganda
8º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense
8º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gênero conto de terror e suspense
9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades Leitura de um conto contemporâneo para entender o empoderamento feminino
9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades Diferenças entre os contos clássico e contemporâneo
9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades Biografia romanceada e texto biográfico - semelhanças e diferenças
9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades Valores humanos, sociais e políticos na biografia romanceada
9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades A importância de se manter o caráter ético na produção de uma biografia romanceada