13983
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

- Computadores ou notebooks (um para cada grupo de 3 ou 4 alunos) ou revistas/ materiais didáticos com o texto e o mapa.

- Caderno ou bloco de notas para fazer anotações de possibilidades de síntese.

Descrição do gênero: O mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Esses conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas:

- Identificar informações principais de um texto.

- Entender como essas informações foram sintetizadas em mapa conceitual e com a linguagem verbal.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2018.

SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão Online, 2013. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Explique aos alunos que o mapa conceitual pode ser importante para a aprendizagem dos conteúdos escolares. No próximo slide, os alunos buscam verificar como isso é possível.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

  • Solicite aos alunos a discussão das respostas às perguntas projetadas no data show. Se a escola não tiver esse recurso tecnológico, o título e as questões podem ser escritas no quadro. É importante reconhecimento, pelos alunos, da dupla função do mapa conceitual, dependendo de sua natureza de produção: 1) quando produzido por cientistas e autores de materiais didáticos, a função pode ser apresentar informações de maneira mais sintetizada; 2) quando produzidos pelos próprios alunos, a função pode ser revisar e consolidar conteúdos apreendidos a partir da leitura de texto anterior. Essa atividade de reflexão tem o objetivo de mobilizar a curiosidade dos estudantes sobre a função do mapa em sua vida estudantil.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em 2 grupos, em que cada grupo deve ler um mapa de diferentes assuntos e formatos. Um mapa está neste slide 4 e o outro no slide 5. Para os alunos, os mapas podem estar projetados no datashow ou compartilhados em computadores, por meio do Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos, pode fazer cartazes com os mapas ou entregá-los impressos. Este primeiro mapa “Por dentro do céu” aparece na primeira aula da sequência de 15 aulas que propomos para vocês, então, se você optar por utilizar a aula 1, nesta aula 2, os estudantes já terão feito a leitura desse mapa.
  • Solicite a leitura do mapa conceitual pelo primeiro grupo de alunos, em que um aluno representante do grupo faz a leitura em voz alta ou todos realizam leitura silenciosa. Enquanto isso, o segundo grupo lê o outro mapa “Ciclo da água" (slide 5). A partir dessa tarefa, os estudantes poderão verificar diferentes propósitos de produção e uso dos mapas (um representa o sistema solar e o outro o ciclo da água), bem como diferentes organizações estruturais, elementos linguísticos e visuais que compõem o gênero.

Observação: Professor, outros mapas, produzidos para diferentes propósitos, de diferentes estruturas e estilos podem ser usados. Os mapas apresentados neste plano de aula são só uma sugestão.

Materiais complementares: Neste link, você encontra o mapa para impressão: Mapa conceitual

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Solicite a leitura do mapa conceitual “Ciclo da água” pelo segundo grupo de alunos, enquanto o primeiro grupo lê o outro mapa (slide 4). Novamente, os mapas podem estar projetados no datashow ou compartilhados em computadores, por meio do Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos, pode fazer cartazes com os mapas ou entregá-los impressos. A leitura pode ser feita em voz alta por um aluno representante do grupo ou todos realizam leitura silenciosa.
  • Pergunte aos alunos que semelhanças e diferenças eles encontraram entre os mapas, a fim de proporcionar seu protagonismo no entendimento do gênero. No slide seguinte, essa reflexão torna-se orientada.

Materiais complementares: Neste link, você encontra o mapa para impressão: Mapa Conceitual - Ciclo da água

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Peça para os alunos de cada um dos dois grupos anotarem elementos comparativos da leitura dos mapas a partir das perguntas do slide. As respostas devem ser anotadas num arquivo on-line, compartilhado em todos os computadores. O compartilhamento pode ser feito pelo Google Documentos (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), o que já deve estar pronto antes do início da aula. Cada grupo terá um arquivo para anotar as respostas, ou seja, haverá dois arquivos de respostas. Caso a escola não possua esses recursos tecnológicos, você pode escrever as questões no quadro e os alunos escrevem as respostas em um cartaz ou caderno.
  • Caminhe pela sala durante a atividade, a fim de tirar dúvidas sobre as questões e mediar as leituras.
  • Permita que os alunos descubram em grupo as respostas. Para auxiliar, podes propor as seguintes questões para cada elemento da análise:
  • Cor: Quais? Quais cores possibilitam melhor visualização e entendimento do conteúdo?
  • Posição dos conceitos e imagens: Quais? Qual posição melhor apresenta o conteúdo?
  • Formatos dos blocos: Quais as diferenças? Elas estão associadas ao conteúdo?
  • Autoria: São os mesmos autores? As diferentes configurações de mapas ocorrem em função do estilo da autora?
  • Assunto: Os assuntos são os mesmos? Eles influenciam na estrutura do mapa?
  • Objetivo de produção: Os dois mapas têm o mesmo objetivo? Qual ou quais?

Espera-se, com essa atividade, que os alunos verifiquem que o propósito do mapa conceitual, além da apresentação de informações, no campo de estudo e pesquisa, é organizar de forma sintetizada o conhecimento, de forma a checar seu entendimento e aprendizagem. Você pode, inclusive, deixar isso claro em sua fala.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para um aluno leia cada um uma das quatro questões do slide em projeção no data show. Se a escola não tiver esse recurso, você pode escrever as questões no quadro.
  • Solicite os alunos que , em conjunto, reflitam e discutam sobre as questões do slide. O propósito dessa atividade de fechamento é associar a estrutura do mapa conceitual ao seu campo de produção e circulação, no caso, as práticas de estudo e pesquisa. Espera-se que eles percebam que, nos seus estudos, podem ler mapas prontos para entender o conteúdo ou produzir mapas, como forma de consolidar o conteúdo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

- Computadores ou notebooks (um para cada grupo de 3 ou 4 alunos) ou revistas/ materiais didáticos com o texto e o mapa.

- Caderno ou bloco de notas para fazer anotações de possibilidades de síntese.

Descrição do gênero: O mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Esses conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas:

- Identificar informações principais de um texto.

- Entender como essas informações foram sintetizadas em mapa conceitual e com a linguagem verbal.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2018.

SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão Online, 2013. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Explique aos alunos que o mapa conceitual pode ser importante para a aprendizagem dos conteúdos escolares. No próximo slide, os alunos buscam verificar como isso é possível.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

  • Solicite aos alunos a discussão das respostas às perguntas projetadas no data show. Se a escola não tiver esse recurso tecnológico, o título e as questões podem ser escritas no quadro. É importante reconhecimento, pelos alunos, da dupla função do mapa conceitual, dependendo de sua natureza de produção: 1) quando produzido por cientistas e autores de materiais didáticos, a função pode ser apresentar informações de maneira mais sintetizada; 2) quando produzidos pelos próprios alunos, a função pode ser revisar e consolidar conteúdos apreendidos a partir da leitura de texto anterior. Essa atividade de reflexão tem o objetivo de mobilizar a curiosidade dos estudantes sobre a função do mapa em sua vida estudantil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em 2 grupos, em que cada grupo deve ler um mapa de diferentes assuntos e formatos. Um mapa está neste slide 4 e o outro no slide 5. Para os alunos, os mapas podem estar projetados no datashow ou compartilhados em computadores, por meio do Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos, pode fazer cartazes com os mapas ou entregá-los impressos. Este primeiro mapa “Por dentro do céu” aparece na primeira aula da sequência de 15 aulas que propomos para vocês, então, se você optar por utilizar a aula 1, nesta aula 2, os estudantes já terão feito a leitura desse mapa.
  • Solicite a leitura do mapa conceitual pelo primeiro grupo de alunos, em que um aluno representante do grupo faz a leitura em voz alta ou todos realizam leitura silenciosa. Enquanto isso, o segundo grupo lê o outro mapa “Ciclo da água" (slide 5). A partir dessa tarefa, os estudantes poderão verificar diferentes propósitos de produção e uso dos mapas (um representa o sistema solar e o outro o ciclo da água), bem como diferentes organizações estruturais, elementos linguísticos e visuais que compõem o gênero.

Observação: Professor, outros mapas, produzidos para diferentes propósitos, de diferentes estruturas e estilos podem ser usados. Os mapas apresentados neste plano de aula são só uma sugestão.

Materiais complementares: Neste link, você encontra o mapa para impressão: Mapa conceitual

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Solicite a leitura do mapa conceitual “Ciclo da água” pelo segundo grupo de alunos, enquanto o primeiro grupo lê o outro mapa (slide 4). Novamente, os mapas podem estar projetados no datashow ou compartilhados em computadores, por meio do Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos, pode fazer cartazes com os mapas ou entregá-los impressos. A leitura pode ser feita em voz alta por um aluno representante do grupo ou todos realizam leitura silenciosa.
  • Pergunte aos alunos que semelhanças e diferenças eles encontraram entre os mapas, a fim de proporcionar seu protagonismo no entendimento do gênero. No slide seguinte, essa reflexão torna-se orientada.

Materiais complementares: Neste link, você encontra o mapa para impressão: Mapa Conceitual - Ciclo da água

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Peça para os alunos de cada um dos dois grupos anotarem elementos comparativos da leitura dos mapas a partir das perguntas do slide. As respostas devem ser anotadas num arquivo on-line, compartilhado em todos os computadores. O compartilhamento pode ser feito pelo Google Documentos (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), o que já deve estar pronto antes do início da aula. Cada grupo terá um arquivo para anotar as respostas, ou seja, haverá dois arquivos de respostas. Caso a escola não possua esses recursos tecnológicos, você pode escrever as questões no quadro e os alunos escrevem as respostas em um cartaz ou caderno.
  • Caminhe pela sala durante a atividade, a fim de tirar dúvidas sobre as questões e mediar as leituras.
  • Permita que os alunos descubram em grupo as respostas. Para auxiliar, podes propor as seguintes questões para cada elemento da análise:
  • Cor: Quais? Quais cores possibilitam melhor visualização e entendimento do conteúdo?
  • Posição dos conceitos e imagens: Quais? Qual posição melhor apresenta o conteúdo?
  • Formatos dos blocos: Quais as diferenças? Elas estão associadas ao conteúdo?
  • Autoria: São os mesmos autores? As diferentes configurações de mapas ocorrem em função do estilo da autora?
  • Assunto: Os assuntos são os mesmos? Eles influenciam na estrutura do mapa?
  • Objetivo de produção: Os dois mapas têm o mesmo objetivo? Qual ou quais?

Espera-se, com essa atividade, que os alunos verifiquem que o propósito do mapa conceitual, além da apresentação de informações, no campo de estudo e pesquisa, é organizar de forma sintetizada o conhecimento, de forma a checar seu entendimento e aprendizagem. Você pode, inclusive, deixar isso claro em sua fala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para um aluno leia cada um uma das quatro questões do slide em projeção no data show. Se a escola não tiver esse recurso, você pode escrever as questões no quadro.
  • Solicite os alunos que , em conjunto, reflitam e discutam sobre as questões do slide. O propósito dessa atividade de fechamento é associar a estrutura do mapa conceitual ao seu campo de produção e circulação, no caso, as práticas de estudo e pesquisa. Espera-se que eles percebam que, nos seus estudos, podem ler mapas prontos para entender o conteúdo ou produzir mapas, como forma de consolidar o conteúdo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano