Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Geralda Souza
Mentora: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: O eu, o outro eo nós, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Abordagem didática:
Parte da compreensão da criança sobre o mundo social se dá por meio do conhecimento das relações de trabalho existentes nele. Um processo de investigação sobre as profissões dos familiares e/ou parentes próximos colabora para que as crianças compreendam as diferentes funções sociais de cada uma delas, sua importância, os conhecimentos e artefatos inerentes à cada profissão, as relações de interdependência entre diferentes profissões, a valorização da função de cada uma para a vida em sociedade ampliando seu conhecimento, interesse e respeito pelos diferentes modos de vida.