13920
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Entrevistando as famílias

Uma mesa com uma uva, um morango e uma laranja. Atrás de cada fruta, blocos de LEGO epilhados, como se formassem um gráfico de barras. Uma criança encaixa uma pecinha em uma dessas pilhas.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para essa atividade, que faz parte de uma sequência,as crianças construíram coletivamente um roteiro de perguntas e escolheram os entrevistados. Agora, a entrevista será aplicada. É importante que seja feita uma simulação com os colegas e professor, para se sentirem mais seguros no momento de entrevistarem os familiares.

Prepare com as crianças uma forma de agradecer a presença dos convidados: pode ser uma carta de agradecimento, em que o professor pode escrever a mensagem e as crianças ilustrarem com desenhos; uma criança pode falar uma mensagem de agradecimento etc.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Cantinho das profissões (link)

Conhecendo as profissões dos familiares (link)

Escolhendo profissões para conhecer melhor (link)

Entrevistando as famílias (link)

Ampliando o acervo para brincar com as profissões (link)

Materiais:

Roteiro da entrevista e carta de agradecimento.

Para organização do espaço: cadeiras ou poltronas confortáveis, tapetes, almofadas etc.

Para registro da atividade: blocos para anotações, lápis, canetas, câmera fotográfica ou celular.

Espaços:

A atividade pode ocorrer na sala, biblioteca ou outro lugar que tenha uma boa acústica. Evite espaços com muito barulho, como o parque, e próximos à rua, pois as crianças precisam escutar o entrevistado e vice versa. O local deve ser aconchegante e propiciar o conforto das crianças e dos entrevistados.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 20 min.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Como as crianças planejam o momento da entrevista, organizando o espaço e antecipando os combinados? Como se dá o atendimento às diferentes opiniões e decisões coletivas?

2. Como interagem com o grupo e os entrevistados? No caso de situações que geram conflitos, como buscam resolvê-los?

3. As crianças demonstram interesse por conhecer as profissões dos entrevistados? Utilizam-se do roteiro para guiar a conversa? Elas realizam comentários e propõem novos questionamentos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Esta atividade requer um trabalho coletivo e colaborativo durante todo o processo de planejamento e desenvolvimento da entrevista. Para que estas ações ocorram de forma tranquila, é necessário apoio constante do professor e entre as próprias crianças, respeitando os interesses e auxiliando, se houverem dificuldades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Converse com as crianças no grande grupo e avise que chegou o dia de receberem os convidados para a entrevista e que, para isso, elas precisam organizar este momento.

Proponha que pensem sobre a forma de receber os convidados e façam alguns combinados para garantir a autonomia, respeito e participação de todos. Exemplos de combinados:quem irá receber os convidados; quem fará as perguntas; como precisam agir enquanto o colega ou entrevistado estiver falando; o que fazer quando desejar falar; caso alguma criança não queira participar do momento, o que ela pode fazer na sala para que não atrapalhe a atividade sem obrigar a criança a participar.

Possíveis falas do professor neste momento: Hoje vamos receber os familiares que vocês escolheram para serem entrevistados, portanto, precisamos nos organizar para receber nossos convidados. Que ideias vocês têm para recebê-los? Que combinados podemos fazer para garantir a participação de todos?


2

Decida com as crianças a melhor forma de organizar o espaço para realizar a entrevista. É importante orientar que todos precisam ficar confortáveis, e que, se possível, todas as crianças precisam ver os entrevistados e também serem vistas. Convide-as, em pequenos grupos, a dispor as cadeiras, poltronas, tapetes, colchões ou/e almofadas pelo ambiente.

Diga que precisam registrar a entrevista, para que possam retomá-la depois. Combine com as crianças como será feito o registro, com anotações, fotos, filmagens e quem estará te ajudando nessas ações.


3

No horário combinado com os entrevistados, confira com as crianças se está tudo pronto para que eles entrem. De acordo com o planejamento, solicite que as crianças, selecionadas para recepcionar os convidados façam o convite para entrarem na sala.

Peça às crianças, no grande grupo, que expliquem os combinados que fizeram para garantir a participação de todos. Sugira que os familiares também possam contribuir com algum combinado diferente que não tenha sido citado, e que o grupo pode analisar a possibilidade de incluí-lo.


4

De acordo com os combinados prévios, chegou o momento das crianças realizarem as perguntas. Explique que elas já discutiram antes sobre o que gostariam de saber acerca das profissões e elaboraram juntas um roteiro (mostre o roteiro impresso).

Caso perceba que as crianças ficaram retraídas, você pode iniciar a entrevista propondo uma das questões. Provavelmente, à medida que a conversa fluir, as crianças vão participar mais ativamente da entrevista. É importante que as perguntas registradas no roteiro sejam feitas, mas respeite as manifestações das crianças permitindo que perguntem sobre outras curiosidades que tenham a respeito das profissões. É normal que elas declinem a conversa para outros aspectos e interesses, sem relação direta com o tema. Caso isso ocorra, retome de forma delicada ao que o entrevistado veio contar para o grupo. Indique que, durante as respostas, os entrevistados mostrem os instrumentos (se trouxeram) que utilizam no trabalho. Combine que ao final da entrevista as crianças poderão manipulá-los (caso seja possível).


5

Encerradas as perguntas do roteiro, sugira que os entrevistados acrescentem algumas informações que julgarem importantes sobre sua profissão e que ainda não foram faladas. Da mesma forma, pergunte às crianças se elas têm mais alguma pergunta ou algo mais que desejam saber.


Para finalizar:

Promova um momento descontraído de interação entre as crianças e entrevistados, instigando que comentem sobre seus sentimentos em relação à participação na entrevista. De acordo com o planejado, caso tenham elaborado a carta de agradecimento, solicite que as crianças façam a entrega.

Junto com as crianças, agradeça a participação de todos e fale sobre a importância da presença das famílias na escola. Deixe um tempo para que as crianças conversem pessoalmente com os entrevistados, explorando os instrumentos de trabalho. Quem não se envolver nessa ação, sob sua orientação já pode ir organizando o espaço e guardando alguma coisa que foi utilizada.

Desdobramentos

Utilizem os registros e gravações da entrevista para conversarem sobre o que aprenderam, quais informações acharam interessante, o que ficaram com desejo de conhecer mais, favorecendo propostas de pesquisa.

Se for de interesse das crianças, é possível organizar outros momentos de entrevistas, convidando pessoas da família ou da comunidade escolar para falar sobre outros assuntos de interesse. Como, por exemplo: conhecer sobre reciclagem, animais, plantas, brincadeiras etc.

Engajando as famílias

A atividadeem si já garante a participação das famílias, pois é um momento rico para partilhar informações a respeito de suas profissões, ampliando o universo cultural das crianças. Esse momento representa muito para as crianças que puderam ter seus familiares presentes, mas é importante que todas sejam valorizadas e contempladas. Uma forma de garantir isto é elaborando ao longo da sequência, junto às crianças, um álbum sobre as profissões. Para esta atividade de entrevista, pode ser organizado um painel que será socializado com as todas as famílias e comunidade escolar.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano