Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo as profissões dos familiares

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Profissões

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade é importante que as crianças tenham conhecimento prévio e já realizado alguma atividade sobre o gênero textual entrevista.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho pedagógico com entrevistas em:

https://novaescola.org.br/conteudo/6019/entrevistar-para-conhecer-melhor

A atividade, sugerida no link acima, é direcionada para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e pode ser adaptada para a Educação Infantil. Busque selecionar algum vídeo que mostre uma entrevista realizada por crianças, dentro do universo infantil.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Cantinho das profissões (link)

Conhecendo as profissões dos familiares (link)

Escolhendo profissões para conhecer melhor (link)

Entrevistando as famílias (link)

Ampliando o acervo para brincar com as profissões (link)

Materiais:

Para contextualizar esta atividade, será necessário retomar os registros da primeira atividade da sequência (EDI3_03UND01). Selecione algumas fotos e vídeos dos cantinhos de brincadeiras, para que as crianças possam se ver brincando e manuseando os instrumentos dos cantinhos. Providencie aparelhos para reproduzir imagens e sons. Selecione um vídeo de entrevista para apresentar para as crianças, para auxiliar na organização e na elaboração das perguntas. Lembre-se de que esse vídeo deve ter relação com o universo das crianças. Materiais para registro: caderno ou bloco de anotações, cartolina ou quadro, giz ou pincel de quadro, lápis, canetinhas, câmera fotográfica, gravador de voz, celular.

Espaços:

A atividade pode ser realizada na sala, na biblioteca, na brinquedoteca ou em outro espaço disponível, desde que seja aconchegante e que permita que as crianças se movimentem entre os diversos grupos formados.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Ao formular as perguntas para a entrevista, as crianças manifestam vontade em conhecer algumas profissões? Compartilham entre si, as experiências vividas nas famílias?

2. Como os pequenos interagem com os colegas? Compartilham suas ideias negociando-as com as sugestões dos colegas?

3. Como as crianças organizam seus grupos e definem a forma de registro das questões da entrevista?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.

Apresente vários tipos de entrevistas: escritas, faladas e em vídeo para ampliar o repertório dos pequenos sobre o gênero textual e favorecer a compreensão de todas as crianças.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Inicie a conversa com o grande grupo, em roda, resgatando imagens, vídeos ou falas que documentaram as brincadeiras das crianças nos cantinhos das profissões. A medida que reproduzir as imagens, incentive-as a relatar do que estavam brincando, qual instrumento estavam usando e o que acharam da brincadeira. Converse com as crianças sobre as diversas profissões representadas nos cantinhos e se as reconhecem entre as exercidas por algum de seus familiares.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem essas fotos, vocês estavam brincando de quê? Qual era a profissão desse colega? Que instrumento é esse que ele está segurando? Vocês conhecem algum adulto que trabalha nessa profissão?


2

Pergunte o que as crianças gostariam de ser quando crescer. Incentive-as a falar, individualmente, sobre a profissão escolhida. A medida que as crianças forem falando sobre as profissões, instigue-as a contar sobre o motivo da escolha, e o que esse profissional faz.

Para enriquecer a conversa, proponha que falem sobre as profissões que os familiares delas exercem. Deixe que se manifestem livremente, fazendo suposições sobre o assunto.

É importante registrar as ideias apontadas pelas crianças e as curiosidades que desejam saber sobre as profissões. Converse sobre a possibilidade de convidar alguns familiares para virem à escola, para que os pequenos possam conhecer mais sobre as diferentes profissões.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês sabem o que seus familiares fazem no seu trabalho? Como podemos descobrir mais informação sobre as profissões? Anotei aqui no meu caderno, que algumas crianças não sabem o que um apicultor (cite outras) faz, como podemos obter mais informações sobre essa e outras profissões?


3

Converse com as crianças a respeito do que já sabem sobre o gênero entrevista, indicando que é uma forma de descobrir mais informações sobre as profissões dos familiares. Reproduza a entrevista selecionada para auxiliar as crianças na organização da atividade. Converse sobre a importância de se preparar para receber os convidados: definir quem serão, como devem preparar o local, quem fará as perguntas, a importância de ouvir o outro e de esperar sua vez para falar, como registrar a entrevista etc. Faça relação com aspectos da entrevista em vídeo.

Possíveis falas do professor neste momento: Outro dia, fizemos uma atividade sobre entrevista, vocês se lembram? Eu trouxe um pequeno vídeo para relembrarmos o que é uma entrevista e observarmos como as pessoas se organizaram para fazer essa atividade. Vejam que o apresentador faz algumas perguntas para o entrevistado. O que vocês gostariam de perguntar para nossos convidados? Precisamos nos preparar para essa conversa.


4

Proponha que se reúnam em pequenos grupos, para elaborar as perguntas para a entrevista e que decidam como vão registrá-las. Caso alguma criança já saiba escrever convencionalmente, pode anotá-las num papel. Vocês podem também usar gravador de voz ou celular, ou o professor pode ser o escriba.

Discuta com as crianças sobre como as perguntas podem ser elaboradas: que devem ser relacionadas à profissão, e que possibilitem maior conhecimento sobre o trabalho que a pessoa exerce, assim como o que a levou a escolher a profissão. Acompanhe as discussões de cada grupo e auxilie no registro das perguntas.

Defina o tempo necessário para que os grupos discutam. Quando faltar pouco minutos para encerrar o tempo, avise que todos vão se reunir no grande grupo para montar o roteiro da entrevista.


5

Convide as crianças para auxiliar na escrita, no quadro ou cartolina, das perguntas elaboradas pelos grupos. Conversem sobre as questões que são iguais ou semelhantes e criem um roteiro único, que contenha a ideia de todos.


Para finalizar:

Avise para os pequenos que a atividade já está chegando ao fim, e que só falta escolher a forma como farão a entrevista e como irão registrá-la. (escrita, vídeo ou áudio).

Conteúdos relacionados