13631
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Conhecendo as profissões dos familiares

Elabore com os pequenos uma pauta de entrevista sobre os trabalhos que os interessam.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade é importante que as crianças tenham conhecimento prévio e já realizado alguma atividade sobre o gênero textual entrevista.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho pedagógico com entrevistas em:

https://novaescola.org.br/conteudo/6019/entrevistar-para-conhecer-melhor

A atividade, sugerida no link acima, é direcionada para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e pode ser adaptada para a Educação Infantil. Busque selecionar algum vídeo que mostre uma entrevista realizada por crianças, dentro do universo infantil.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Cantinho das profissões (link)

Conhecendo as profissões dos familiares (link)

Escolhendo profissões para conhecer melhor (link)

Entrevistando as famílias (link)

Ampliando o acervo para brincar com as profissões (link)

Materiais:

Para contextualizar esta atividade, será necessário retomar os registros da primeira atividade da sequência (EDI3_03UND01). Selecione algumas fotos e vídeos dos cantinhos de brincadeiras, para que as crianças possam se ver brincando e manuseando os instrumentos dos cantinhos. Providencie aparelhos para reproduzir imagens e sons. Selecione um vídeo de entrevista para apresentar para as crianças, para auxiliar na organização e na elaboração das perguntas. Lembre-se de que esse vídeo deve ter relação com o universo das crianças. Materiais para registro: caderno ou bloco de anotações, cartolina ou quadro, giz ou pincel de quadro, lápis, canetinhas, câmera fotográfica, gravador de voz, celular.

Espaços:

A atividade pode ser realizada na sala, na biblioteca, na brinquedoteca ou em outro espaço disponível, desde que seja aconchegante e que permita que as crianças se movimentem entre os diversos grupos formados.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Ao formular as perguntas para a entrevista, as crianças manifestam vontade em conhecer algumas profissões? Compartilham entre si, as experiências vividas nas famílias?

2. Como os pequenos interagem com os colegas? Compartilham suas ideias negociando-as com as sugestões dos colegas?

3. Como as crianças organizam seus grupos e definem a forma de registro das questões da entrevista?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.

Apresente vários tipos de entrevistas: escritas, faladas e em vídeo para ampliar o repertório dos pequenos sobre o gênero textual e favorecer a compreensão de todas as crianças.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Inicie a conversa com o grande grupo, em roda, resgatando imagens, vídeos ou falas que documentaram as brincadeiras das crianças nos cantinhos das profissões. A medida que reproduzir as imagens, incentive-as a relatar do que estavam brincando, qual instrumento estavam usando e o que acharam da brincadeira. Converse com as crianças sobre as diversas profissões representadas nos cantinhos e se as reconhecem entre as exercidas por algum de seus familiares.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem essas fotos, vocês estavam brincando de quê? Qual era a profissão desse colega? Que instrumento é esse que ele está segurando? Vocês conhecem algum adulto que trabalha nessa profissão?


2

Pergunte o que as crianças gostariam de ser quando crescer. Incentive-as a falar, individualmente, sobre a profissão escolhida. A medida que as crianças forem falando sobre as profissões, instigue-as a contar sobre o motivo da escolha, e o que esse profissional faz.

Para enriquecer a conversa, proponha que falem sobre as profissões que os familiares delas exercem. Deixe que se manifestem livremente, fazendo suposições sobre o assunto.

É importante registrar as ideias apontadas pelas crianças e as curiosidades que desejam saber sobre as profissões. Converse sobre a possibilidade de convidar alguns familiares para virem à escola, para que os pequenos possam conhecer mais sobre as diferentes profissões.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês sabem o que seus familiares fazem no seu trabalho? Como podemos descobrir mais informação sobre as profissões? Anotei aqui no meu caderno, que algumas crianças não sabem o que um apicultor (cite outras) faz, como podemos obter mais informações sobre essa e outras profissões?


3

Converse com as crianças a respeito do que já sabem sobre o gênero entrevista, indicando que é uma forma de descobrir mais informações sobre as profissões dos familiares. Reproduza a entrevista selecionada para auxiliar as crianças na organização da atividade. Converse sobre a importância de se preparar para receber os convidados: definir quem serão, como devem preparar o local, quem fará as perguntas, a importância de ouvir o outro e de esperar sua vez para falar, como registrar a entrevista etc. Faça relação com aspectos da entrevista em vídeo.

Possíveis falas do professor neste momento: Outro dia, fizemos uma atividade sobre entrevista, vocês se lembram? Eu trouxe um pequeno vídeo para relembrarmos o que é uma entrevista e observarmos como as pessoas se organizaram para fazer essa atividade. Vejam que o apresentador faz algumas perguntas para o entrevistado. O que vocês gostariam de perguntar para nossos convidados? Precisamos nos preparar para essa conversa.


4

Proponha que se reúnam em pequenos grupos, para elaborar as perguntas para a entrevista e que decidam como vão registrá-las. Caso alguma criança já saiba escrever convencionalmente, pode anotá-las num papel. Vocês podem também usar gravador de voz ou celular, ou o professor pode ser o escriba.

Discuta com as crianças sobre como as perguntas podem ser elaboradas: que devem ser relacionadas à profissão, e que possibilitem maior conhecimento sobre o trabalho que a pessoa exerce, assim como o que a levou a escolher a profissão. Acompanhe as discussões de cada grupo e auxilie no registro das perguntas.

Defina o tempo necessário para que os grupos discutam. Quando faltar pouco minutos para encerrar o tempo, avise que todos vão se reunir no grande grupo para montar o roteiro da entrevista.


5

Convide as crianças para auxiliar na escrita, no quadro ou cartolina, das perguntas elaboradas pelos grupos. Conversem sobre as questões que são iguais ou semelhantes e criem um roteiro único, que contenha a ideia de todos.


Para finalizar:

Avise para os pequenos que a atividade já está chegando ao fim, e que só falta escolher a forma como farão a entrevista e como irão registrá-la. (escrita, vídeo ou áudio).

Desdobramentos

Caso seja necessário, converse com as crianças outras vezes sobre a entrevista. O roteiro pode ser revisto, acrescentando novos questionamentos ou retirando alguns. Convide os pequenos para brincar de entrevista, simulando momentos de conversas sobre assuntos diversos.

Engajando as famílias

Solicite que as crianças conversem com os familiares sobre as profissões deles e que tragam registros (como fotografia, escrita e/ou desenho) sobre as profissões que os responsáveis exercem.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano