13629
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Cantinhos das profissões

Organize cantos relacionados ao mundo do trabalho para que as crianças brinquem livremente.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa atividade, reúna diversos materiais que serão usados nas brincadeiras. Converse com as famílias para verificar em que podem contribuir para compor os cantinhos das profissões.

Essa atividade será disparadora da Sequência Profissões. Esta brincadeira será enriquecida ao longo das atividades.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Cantinho das profissões (link)

Conhecendo as profissões dos familiares (link)

Escolhendo profissões para conhecer melhor (link)

Entrevistando as famílias (link)

Ampliando o acervo para brincar com as profissões (link)

Materiais:

Utensílios de cozinha. Instrumentos utilizados em salão de beleza (espelhos, escovas, bobs, secador etc.), em consultórios médicos (aparelhos de pressão, termômetro etc.), instrumentos musicais, materiais de limpeza (vassoura, panos etc.), ferramentas, carrinhos, bonecas, bolas, raquetes, quadro de giz, giz, roupas e sapatos, blocos de papel, livros, cadernos, lápis, canetas, carimbos, tintas, tecidos, colchonetes, câmeras fotográficas, aparelhos de som, discos, computadores, mouses, teclados, telefone/celular etc. Dê preferência para objetos “reais”, como utensílios antigos e que não funcionem mais, e não à instrumentos de brinquedo.

Suportes para organização dos materiais, como mesas, cadeiras, caixas de madeira ou papelão, latas etc.

Para documentação da proposta, é necessário caderno ou celular ou câmera fotográfica.

Espaços:

É importante escolher um espaço que possa ser organizado com antecedência, para que as crianças encontrem os materiais dispostos ao chegarem no local. Caso tenha disponibilidade, os cantinhos podem ficar montados por algum tempo, especialmente durante o trabalho com esta sequência. É possível usar a sala, brinquedoteca, sala multiuso ou um canto do pátio que permita a disposição dos materiais.Entretanto, caso a escola não tenha um espaço para organização prévia, os materiais podem ser organizados em caixas, de acordo com a profissão, para serem transportadas com mais facilidadeao local da brincadeira.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças exploram o espaço e objetos? De que forma? Vivenciam expressões corporais e gestuais ao brincar de profissões?

2. Elas manifestam conhecimento dos objetos e das profissões que o utilizam? Demonstram relações com situações cotidianas ou com profissões dos familiares ou pessoas do seu convívio?

3. Ao brincar nos cantinhos das profissões, os pequenos compartilham suas experiências por meio de diferentes linguagens com os colegas e professor?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Organize um espaço que permita que as crianças possam se locomover com facilidade, permitindo o acesso de todas aos diferentes cantinhos. Garanta diversidade de materiais para o manuseio de todas, apoiando-as e auxiliando-as caso seja necessário.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças para irem ao espaço planejado. Instigue que descubram quais brincadeiras estão propostas. Permita que os pequenos explorem os materiais e falem sobre suas primeiras impressões em relação aos cantinhos. Converse sobre as diversas possibilidades de brincar de profissões que os espaços e materiais oferecem.

Deixe as crianças livres para escolherem como querem brincar: em pequenos grupos ou individualmente. Nessa possibilidade de exploração, é provável que elas se interessem pelas profissões que fazem parte do seu cotidiano, como escritório, salão de beleza, cozinha, consultório, supermercado, loja etc. Talvez elas já comecem a organizar o espaço para que fique mais parecido com o local de trabalho relacionado à profissão. Permita que troquem os objetos de um canto ao outro, se acharem necessário.

Possíveis falas do professor neste momento: Tem algo diferente na sala hoje? O que vocês acham que este espaço nos convida a fazer?


2

Observe como as crianças estão brincando e interagindo.Passe nos cantinhos para observar e registrar as ações e reações dos pequenos em relação ao repertório de profissões e às formas de linguagens que fazem uso em suas interações. Alguns aspectos para guiar suas observações e registros: como as crianças se organizam para brincar, interagindo com os colegas ou brincando sozinhas? Alguma criança não quer participar da brincadeira? Dentre os materiais escolhidos, elas demonstram preferências ou brincam em vários cantinhos? Têm curiosidade em conhecer novos instrumentos ou preferem brincar com os já conhecidos? Demonstram repertório rico em relação às profissões? Comentam sobre as profissões de seus familiares?

Você pode enriquecer seus registros escritos com fotos e filmagens. As crianças também podem colaborar, manuseando a câmera fotográfica ou celular. Desta forma você terá mais uma opção de participação para quem não manifestou interesse em brincar nos cantinhos.

Após uns 20 minutos de brincadeira, sugira às crianças que conheçam e brinquem em outros cantinhos e com as outras profissões, mas tudo bem se quiserem permanecer no mesmo local todo o tempo.


Para finalizar:

Avise quando estiver se aproximando o fim do tempo proposto para a brincadeira. Se tiver a possibilidade de manter os cantos organizados pelas profissões, mantenha. Dessa forma, as crianças poderão retomar a brincadeira em outros momentos, inclusive para aprimorar os cantos conforme suas pesquisas e experiências ao longo da sequência (vide atividade ED13_03UND05). Dessa forma também é possível favorecer a brincadeira em outras turmas da escola. Proponha que organizem os materiais utilizados nos diferentes cantinhos, acomodando-os de forma a facilitar o uso em outros momentos ou a reutilização do local para outras atividades da rotina. Se não for possível mantê-los no espaço, combine como os materiais serão guardados nas caixas.

Durante esta “arrumação” você pode conversar com as crianças sobre a experiência que tiveram, que profissão gostaram mais, se faltou alguma coisa para brincar daquela profissão etc. Combine que em outro momento vão continuar esse diálogo.

Desdobramentos

Caso as crianças demonstrem interesse, essa atividade pode ser repetida por várias vezes, revezando espaços e materiais. Dê prioridade para determinadas profissões e materiais menos conhecido pelas crianças. Inclua pesquisas com fotos e pequenos vídeos que ilustrem as diversas profissões.

Em outro momento, os pequenos podem convidar outras turmas da escola para participar das brincadeiras nos cantinhos. Podem apresentar as brincadeiras para os colegas, ou deixá-los brincar livremente, como também podem fazer uma encenação sobre algumas profissões.

Engajando as famílias

Além da participação na coleta dos materiais, como indicado no Contextos Prévios, as famílias podem ser convidadas a ajudar na organização dos cantinhos e participar de algum momento das brincadeiras. Para isso, elabore um pequeno registro com as crianças, contando que organizaram espaços de algumas profissões e que seus familiares podem vir conhecer.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano