Plano de Aula

Plano de aula: Ampliando o acervo para brincar com as profissões

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Profissões

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta proposta, faça uso dos registros escritos, fotos e vídeosrealizados na primeira atividade da sequência “Cantinho das profissões”. É interessante fazer também uma edição com partes da entrevista (gravadas em vídeo) realizada na quarta atividade da sequência, listada abaixo, para que as as crianças possam relembrar os momentos em que os familiares apresentaram seus instrumentos de trabalho.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Cantinho das profissões (link)

Conhecendo as profissões dos familiares (link)

Escolhendo profissões para conhecer melhor (link)

Entrevistando as famílias (link)

Ampliando o acervo para brincar com as profissões (link)

Materiais:

Providencie materiais para pesquisa sobre profissões e instrumentos de trabalho como: livros, revistas, jornais, folder, encartes de lojas e supermercados etc. É interessante também o uso de celular ou computador com acesso à internet, caso a escola tenha essa disponibilidade. Providencie caixas de papelão ou de plástico para acomodar o material de pesquisa.

Objetos do cantinhos de profissões (já utilizados na atividade EDI3_03UND01).

Será necessário algum aparelho para reproduzir os vídeos. Para registrar a atividade, pode ser utilizado o quadro ou cartolina, bloco de anotação, giz ou marcador de quadro, canetinhas, lápis, tesoura e cola.

Espaços:

A atividade pode acontecer na sala de atividades, onde os materiais para registro estarão mais próximos e de fácil acesso. Caso lá você não tenha acesso à internet (que favorece a pesquisa), busque por uma sala de informática, bibliotecaou outra que tenha essa possibilidade.

Se os “cantinhos das profissões” propostos na EDI3_03UND01 ainda estiverem disponíveis, é ideal usar o mesmo local para a realização desta proposta. Caso não estejam, monte os cantinhos (materiais previamente organizados em caixas) no local que escolher para a atividade, pois é importante que as crianças tenham acesso aos instrumentos novamente.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças interagem com os colegas? Como se organizam para colaborar com a realização da pesquisa?

2. Demonstram interesse em realizar a atividade? Qual etapa tem maior participação das crianças? O que motiva esse maior interesse?

3. Como as crianças realizam seus registros? Como elaboram hipóteses sobre a escrita?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Os materiais usados nas pesquisas e nos registros devem ser diversificados em termos de linguagens (áudios, vídeos, textos, imagens) para garantir a participação de todas as crianças na atividade.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Inicie a proposta com o grande grupo em roda, conversando com as crianças sobre a ampliação do acervo dos cantinhos de profissões. Diga que para isso vocês vão retomar o que já descobriram sobre instrumentos que são usados nas diferentes profissões. Instigue as crianças a pensar em como fazer isso, sugerindo, se necessário, a retomada dos apontamentos feitos em outros momentos da investigação.

Se você conseguiu reorganizar novamente os cantinhos, proponha a elas que andem pela sala e os observem melhor, agora que já conhecem um pouco mais sobre as profissões. Instigue-as a falar sobre as profissões representadas nos cantinhos, pergunte se percebem a falta de alguns objetos e instrumentos de trabalho. Caso os cantinhos não estejam mais disponíveis, disponha fotos e demais registros realizados durante as atividades anteriores da sequência.


2

A medida que as crianças vão retomando suas descobertas sobre as diferentes profissões e os instrumentos usados para exercê-las, apoie essa retomada, utilizando, se necessário, trechos das entrevistas, fotos, vídeos que foram usados, conversando sobre a viabilidade ou não de conseguirem outros objetos para suas brincadeiras. Faça anotações dos objetos sugeridos por elas para compor os cantos, utilizando a lista como estratégia para organizar as ideias que vão surgindo.


3

Proponha que as crianças, em pequenos grupos ou individualmente, manuseiem livros, revistas, jornais, folders e realizem pesquisas na internet (se houver essa disponibilidade) sobre outros instrumentos de trabalhos que não estão presente nos cantinhos. Peça que digam quais profissionais que os utilizam. Conforme pesquisam e escolhem objetos que acham interessante incluir nos cantinhos, elas podem fazer o registro recortando as figuras, desenhando-as, escrevendo num bloco, memorizando, marcando a página do livro, ou página da internet ou apenas falando para que outra criança ou o professor a auxilie na escrita.

Não se esqueça de combinar o tempo que as crianças têm para realizar a pesquisa, entretanto, de acordo com a interação delas, o tempo pode ser reduzido ou ampliado.


4

Reúna o grande grupo para compartilhar o resultado da investigação com os colegas, falando sobre os materiais que selecionaram, as profissões e os instrumentos que encontraram nos subsídios de pesquisa. Peça que mostram umas para as outras os registros, o que escreveram ou desenharam.

Retome as anotações iniciadas no quadro ou no papel (etapa 2) e, junto com as crianças, vá ampliando a lista, a partir do que encontraram na pesquisa. Inclua os próprios registros realizados pelas crianças na etapa 3 ou se alguma delas desejar, pode complementar a lista escrita do professor com ilustrações, colagem de alguma figura etc.

Releia com a turma tudo o que foi registrado e converse sobre como podem conseguir os materiais para inserirem na brincadeira dos cantinhos. Elas vão perceber que algumas coisas já existem na escola e que outras podem ser obtidas em casa ou em alguns comércios do bairro, conversando com os familiares ou perguntando se alguns profissionais possuem algo antigo para doar. Os instrumentos também podem ser produzidos pelas crianças com materiais recicláveis.


Para finalizar:

Informe para as crianças que está terminando o tempo que combinaram para essa atividade e solicite ajuda para guardar os materiais e organizar a sala.

Converse com elas sobre uma forma de informar às famílias a respeito da pesquisa e como elas podem contribuir na busca por objetos e instrumentos de trabalho de algumas profissões para ampliar o acervo de brincadeiras da turma.

Você também pode propor um dia para selecionarem materiais que existem na escola e que podem ser utilizados nos cantinhos ou combinar uma data para a confecção de alguns objetos com materiais descartáveis.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados