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Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Escolhendo profissões para conhecer melhor

Os pequenos falarão sobre as profissões de seus familiares e escolherão algumas para que eles sejam convidados a vir até a sala.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Sendo esta atividade uma sequência da EDI3_03UND02, as crianças tiveram oportunidade de conversar previamente com seus familiares ou pessoas de convívio sobre suas profissões, trazendo registros escritos, fotográficos etc.

Caso alguma criança não tenha conversado com a família sobre as profissões, garanta, antes da atividade, um tempo para que ela procure algum profissional da escola e obtenha as informações que serão comunicadas aos colegas.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Cantinho das profissões (link)

Conhecendo as profissões dos familiares (link)

Escolhendo profissões para conhecer melhor (link)

Entrevistando as famílias (link)

Ampliando o acervo para brincar com as profissões (link)

Materiais:

Quadro ou cartolina ou papel craft e giz ou pincel de quadro. Para o registro individual durante as conversas nos pequenos grupos, separe sulfites, lápis grafite, lápis de cor, canetinhas, régua, pranchetas ou algo firme para apoio do papel, para que as crianças possam utilizar nos diferentes grupos. Roteiro da entrevista elaborado na atividade anterior desta sequência.

Espaços:

Escolha um local tranquilo onde as crianças possam se movimentar e também se ouvir. Pode ser a sala, biblioteca, pátio interno etc.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças socializam seus conhecimentos sobre as profissões e os relacionam aos instrumentos necessários em cada uma delas?

2. Elas interagem com os colegas, expressam suas opiniões e escutam as dos outros, trocando, buscando informações e decidindo coletivamente?

3. Que conhecimentos sobre a linguagem escrita as crianças demonstram ter ao realizar o registro com escrita espontânea?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

A proposta deve ser executada em local amplo que possibilite a mobilidade de todas as crianças, a ajuda entre elas e de algum adulto, se necessário. Sendo uma atividade com envolvimento das famílias, fique atento às várias composições familiares, com respeito e acolhimento.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças a se reunirem no grande grupo em roda, para juntos retomarem as questões do roteiro de entrevista realizado por elas. Pergunte se elas pensaram sobre qual profissão gostariam de conhecer melhor. Diga que é importante que todos se manifestem e escutem as profissões que os colegas vão apresentar. Dessa forma, terão mais opções para escolherem as pessoas que serão entrevistadas.

Relembre que, anteriormente, vocês haviam combinado que todos iriam conversar com os familiares sobre suas profissões. Proponha que cada criança fale um pouquinho das profissões de seus familiares ou de alguém que conversaram.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, vocês se lembram do roteiro de entrevista que fizemos? Vejam, eu já organizei aqui (mostrando o roteiro impresso) todas as questões que elaboramos. Agora precisamos decidir quem serão os entrevistados. Vocês conseguiram conversar com sua família ou com algum conhecido sobre a profissão?


2

Proponha para as crianças que se organizem em pequenos grupos de 3 a 4 membros, para contar aos colegas sobre as profissões dos familiares. Cada grupo ficará afastado do outro e podem ficar em mesinhas, sentados no chão, em tapetes ou como preferirem. Sugira que cada grupo se organize para compartilhar suas histórias com os colegas. Incentivem que contem qual a profissão do familiar e o instrumento de trabalho que utiliza, (um mecânico, por exemplo, arruma carros e usa ferramentas como chave de fenda, alicate etc.). Elas também podem mostrar aquilo que trouxeram, como fotos, registro etc. Combine o tempo que terão para conversarem, e que, se quiserem, podem mudar de grupo para conhecer mais sobre outras profissões. Respeite as crianças que não quiserem falar mas fale sobre a importância de ouvir os colegas. Reflita sobre como precisa ser a conversa nos pequenos grupos, para que todos tenham tempo de falar e ouvir as informações dos colegas. Fique atento caso alguma criança precise de auxílio e se todas estão tendo a oportunidade de falar.

Disponha do material para que cada criança possa registrar sobre as profissões que conversaram. Podem usar escrita espontanea, desenhos ou outra forma de registro.


3

Retorne à organização em roda. Diga ao grande grupo que você também quer saber sobre as profissões que eles compartilharam com os colegas. Proponha que relatem sobre as profissões que conversaram, podendo escolher a do seu familiar ou uma que ouviu do colega. Neste momento, as crianças podem mostrar e falar sobre os registros individuais que realizaram, com desenhos ou escrita espontânea, e você deve organizar as informações no quadro/papel, para visualização de todos.

À medida que cada criança fala, elabore junto à turma uma lista com os nomes das profissões e, ao lado, o nome do familiar que exerce a profissão e que poderá ser convidado para a entrevista. Decida com elas como registrar as profissões que se repetem. Dessa forma ficará mais fácil visualizar todas as profissões discutidas nos grupos. Elas precisarão dessa anotação para a escolha dos entrevistados. As crianças podem organizar os registros individuais em um mural/varal da sala ou guardarem para levarem para casa, como preferirem.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, vocês conversaram sobre as várias profissões que as famílias exercem. Agora, vamos compartilhar com todos essa informação.Quem quiser contar sobre a profissão do familiar, ou sobre a profissão que o colega falou, pode nos contar. O que acham de escrevermos no quadro o nome das profissões? Quem vai me ajudar a registrar as informações? Como podemos registrar as profissões que se repetem?


4

Chegou o momento de escolherem quem serão os convidados para a entrevista na escola. Deixe que as crianças sugiram como será a escolha e como se organizarão para votar. Explique que a participação de todos é muito importante e que todos devem ter direito a votar na profissão que desejam conhecer melhor. Dentre as profissões mais votadas, 3 ou 4 pessoas serãoconvidadas a participar da entrevista.

Caso as crianças sintam dificuldade em se organizar, sugira algumas ideias, como votação oral. Registre com as crianças as informações no quadro e proponha uma votação escrita, onde cada criança escreve em um papel a profissão (elas já têm o conhecimento prévio sobre “votações/eleições”). Pequenos papéis podem ser rapidamente recortados e uma caixa (urna) providenciada para colocarem seus votos.

Auxilie as crianças na apuração dos votos e no registro.

Possíveis falas das crianças neste momento: Que legal! igual a eleição? Vamos votar e colocar na urna?

5

Pense na possibilidade de que alguns familiares não terão disponibilidade de vir à escola para a entrevista. Portanto, não defina pessoas e sim profissões. Dessa forma,, caso um não possa vir, vocês terão a oportunidade de consultar outro.

Proponha às crianças a elaboração de um convite para envio aos entrevistados. Informe que antes você irá consultar os familiares que têm a profissão que escolheram, para saber da sua disponibilidade.

Para o convite, que será realizado em outro dia (Desdobramentos), podem usar um texto coletivo, escrita espontânea e/ou desenho das crianças. Defina, com as crianças, como será feito o envio.


Para finalizar:

Chegando ao final da atividade, solicite que as crianças ajudem a organizar o espaço e a guardar os materiais que utilizaram. Combine que, antes de enviar os convites para a entrevista, elas poderão conversar com o familiar sobre a possibilidade em comparecer na escola e que você também fará contato por telefone.

Desdobramentos

Após a confirmação das famílias, elabore com as crianças o convite para a entrevista, indicando o local, horário e solicitando que tragam, se possível, algum instrumento que utilizam em seu trabalho. Deixe que as crianças planejem como será a criação deste convite e seu envio. Se elas tiverem interesse, a atividade pode ser repetida com os profissionais que trabalham na escola. Podem entrevistardiferentes funcionários, registrando as informações para que, em pequenos grupos, façam o tratamento das informações, construindo gráficos, elaborando listas ou outras forma de registro.

Engajando as famílias

Esta atividade em si já garantiu o engajamento com as famílias na medida que as crianças conversaram com eles sobre as profissões. Para a proposta da entrevista, a participação das famílias é ainda mais fundamental. No contato prévio com as famílias, que pode ser realizado por telefone, organize uma agenda que concilie com a possibilidade dos pais e rotina da escola. É interessante sugerir que, caso a profissão exija uniforme e instrumentos específicos de trabalho, o familiar deve vir caracterizado.


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