13837
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Análise de resenha crítica

POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca 27/11/2018
Código: LPO9_10SQA02

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre análise de resenha crítica

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Computador, cronômetro (celular), projetor de multimídia e tela. O material deve ser organizado com antecedência. Na ausência de recursos de multimídia, providenciar impressão dos textos indicados.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: O estudante pode ter dificuldade em avaliar, criticamente, os textos. Dessa forma, ao colocá-lo em contato com diversos exemplos desse gênero, extraídos de diferentes fontes, ele poderá desenvolver suas potencialidades de leitor crítico de modo a posicionar-se efetivamente diante desses textos.

Referências sobre o assunto:

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

NIEDZIELUK, Luzinete Carpin. Uma abordagem para o ensino-aprendizagem do gênero resenha. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2007. Disponível em http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/luzinete_Niedzieluk.pdf, acesso em 11/08/2018.

RODRIGUES, Flávio Luis Freire. A construção da crítica em resenhas produzidas pelos alunos. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ld/v13n2/a04v13n2.pdf, acesso em 11/08/2018.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Leia o título da aula para apresentar aos alunos a proposta de atividades que será desenvolvida.

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

1. Projete o slide e retome das características primárias da resenha, reativando a memória do aluno a partir dos questionamentos propostos.

Espera-se que os alunos compreendam que as resenhas têm por função elencar comentários e avaliações de alguém que possua conhecimentos sólidos na área a que está relacionado o objeto de apreciação; por exemplo, um leitor experiente avalia um livro; um conhecedor de música avalia um álbum; um produtor cultural avalia um espetáculo teatral. Em relação à segunda questão, ao entrarmos em contato com uma resenha, estamos buscando a opinião de um especialista sobre o assunto em questão, procurando identificar os pontos positivos e negativos da obra ou objeto cultural, de forma a nos decidirmos pelo contato ou não com o objeto avaliado. Já em referência aos meios de circulação, as resenhas críticas podem circular em suportes físicos ou digitais: revistas, jornais, cadernos de cultura, sites especializados, blogs, vlogs, podcasts.

2. Estimule a participação de todos, para que você possa avaliar o grau de entendimento de cada aluno.

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações

1. Prepare a sala, agrupando as mesas em quatro estações de leitura. Cada estação deverá contar com 5 cópias do texto selecionado para aquele momentos e uma folha contendo perguntas específicas de interpretação sobre o texto, a serem debatidas oralmente. O material encontra-se disponível nos materiais complementares. Caso você tenha muitos alunos, duplique cada estação.

2. Apresente as estações à turma. Para saber mais sobre a metodologia da “Rotação de Estações”, acesse matéria publicada pela revista Nova Escola, acessando aqui.

3. Divida a sala em grupos de até 05 estudantes, de modo que os alunos possam alternar-se entre as quatro estações. Essa divisão permitirá a cada estudante ter contato com os textos selecionados para a aula, de modo a posicionar-se criticamente acerca de cada um.

4. Selecione um estudante para fazer o controle do tempo em cada estação. Peça aos demais integrantes do grupo que se revezem no preenchimento das fichas de controle - disponibilizadas nos materiais complementares e distribuídas a cada equipe, antes do início do rodízio.

5. Determine a ordem do revezamento, posicionando cada grupo em uma estação.

6. Oriente os alunos a iniciarem a atividade, dando início à leitura do texto disponibilizado em cada estação e, na sequência, respondendo às fichas de controle que receberam no início da atividade.

7. Lembre os alunos de que cada equipe deverá permanecer em determinada estação por 10 minutos, realizando, nesse tempo, todas as tarefas solicitadas (leitura: cerca de 3 minutos, preenchimento da ficha de controle: cerca de 3 minutos, e discussão sobre as questões específicas: cerca de 4 minutos). Após esse período, os grupos deverão efetuar um rodízio, até que todos os times tenham tido contato com os quatro textos.

8. Exponha o gabarito (disponível em “materiais complementares”) com sugestões de respostas às questões específicas de cada estação no mural da sala e permita aos alunos que recorram a ele, se julgarem necessário.

Material Complementar:

  • Para o texto referente à 1ª estação, clique aqui.
  • Para o texto referente à 2ª estação, clique aqui.
  • Para o texto referente à 3ª estação, clique aqui.
  • Para o texto referente à 4ª estação, clique aqui.
  • Para a ficha de controle, clique aqui.
  • Para as questões de interpretação referente à primeira estação, clique aqui.
  • Para as questões de interpretação referente à segunda estação, clique aqui.
  • Para as questões de interpretação referente à terceira estação, clique aqui.
  • Para as questões de interpretação referente à quarta estação, clique aqui.
  • Para acessar o gabarito, clique aqui.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide e leia as perguntas uma a uma, observando as respostas dos alunos. As respostas são pessoais, entretanto, espera-se que os alunos sejam capazes de sustentar suas respostas com argumentos consistentes; por exemplo, a resenha da primeira estação é bastante imparcial por elencar aspectos positivos e negativos; as da segunda e terceira só trazem aspectos positivos, podendo ser consideradas tendenciosas; a quarta pode ser interessante aos amantes de jogos eletrônicos.
  • Observe as respostas e faça observações e breves explanações, caso considere pertinente.
  • Atue como mediador, organizando os turnos da fala.

Orientações:

  • Exiba o slide e leia a pergunta final para a classe.
  • Peça aos alunos que se manifestem sobre a questão.
  • Atue como mediador, organizando os turnos da fala e estimulando a participação de todos.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Análise de resenha crítica

Finalidade da aula: Ler resenhas sobre obras não literárias, extraídas de diferentes suportes a fim de desenvolver a análise crítica e a capacidade argumentativa do estudante, com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante dos textos.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Resenha/Vlog

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica / Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP45, EF89LP04

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de  leitura.

Materiais necessários: Computador, cronômetro (celular), projetor de multimídia e tela. O material deve ser organizado com antecedência. Na ausência de recursos de multimídia, providenciar impressão dos textos indicados.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: O estudante pode ter dificuldade em avaliar, criticamente,  os textos. Dessa forma, ao colocá-lo em contato com diversos exemplos desse gênero, extraídos de diferentes fontes, ele poderá desenvolver suas potencialidades de leitor crítico de modo a posicionar-se efetivamente diante desses textos.

Referências sobre o assunto:

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

NIEDZIELUK, Luzinete Carpin. Uma abordagem para o ensino-aprendizagem do gênero resenha. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2007. Disponível em http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/luzinete_Niedzieluk.pdf, acesso em 11/08/2018.

RODRIGUES, Flávio Luis Freire. A construção da crítica em resenhas produzidas pelos alunos. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ld/v13n2/a04v13n2.pdf, acesso em 11/08/2018.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes