13786
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Notícias esportivas online: fato ou opinião? Analisando comentários de leitores

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre notícias esportivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); editor de imagem do celular (o Google Fotos tem alguns recursos) ou do computador (Paint, por exemplo).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. O central aqui é chamar a atenção dos alunos para o assunto da aula, que será o estudo da diferença entre fato e opinião em uma notícia online. Chame a atenção para todos os elementos: fotos e comentários, conforme descrito no slide. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.

Introdução
No mesmo áudio ou vídeo em que você apresentou o Tema, inclua a Introdução, utilizando as questões apresentadas no slide Introdução do plano de aula. Nesse slide, há a orientação para que os alunos identifiquem e diferenciem, na notícia lida, o que é fato e o que é opinião. Oriente-os a fazer essa atividade da forma que for mais prática para eles: vale printar a notícia e fazer marcações coloridas utilizando programas de edição de imagem (no próprio celular existe o recurso de printar a tela e fazer marcações coloridas na imagem); podem também anotar em seus cadernos os trechos (fazendo duas colunas, por exemplo, uma de fatos e outra de opiniões retiradas da notícia) ou ainda imprimir o texto e fazer as marcações.

Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, realize, então, a pergunta sugerida no slide Desenvolvimento deste plano: em que parte da notícia temos mais opiniões do que fatos, levando em consideração todos os elementos que a compõem (foto e comentários)? Peça aos alunos que respondam a essa pergunta levando em consideração as marcações que fizeram para diferenciar fato de opinião. Estipule um prazo de entrega para essas duas atividades, seja via WhatsApp, e-mail ou mesmo fotografias das produções dos alunos. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.

Fechamento
Após ler as produções dos alunos, selecione algumas para compartilhar com todos via WhatsApp, e-mail ou mesmo por fotografias. Envie um áudio alinhavando as principais observações dos alunos, destacando pontos positivos nas produções de sua turma e pontuando o que está colocado no slide de Fechamento deste plano e aula. Também é possível fazer esse momento durante uma videochamada, realizando um pequeno debate sobre as perguntas colocadas no slide de Fechamento. Crie com a turma um pequeno parágrafo coletivo sobre as diferenças entre fato e opinião em uma notícia online.

Convite às famílias
É possível sugerir que a família selecione uma notícia sobre algum assunto polêmico (ou mesmo sobre uma série que todos gostem de assistir, por exemplo) e leiam juntos os comentários, para observar as diferentes opiniões. Vale procurar alguma notícia sobre o time de futebol da família (ou os times, se são diferentes) e observar o que é fato e o que é opinião, bem como ler os comentários. Nesse momento, é importante lembrar que a internet também é terreno em que os discursos de ódio ganham força, então, é preciso saber diferenciar opinião saudável dos discursos que só visam incitar a violência e os preconceitos. Você pode pedir que alguns alunos se voluntariem para socializar com a turma como foi essa atividade em família, enviando um áudio ou mesmo fazendo um vídeo curto com a participação de membros da família.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_01SQA03

(EF67LP02) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas