13732
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Vlog de críticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre vlog de críticas

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e depois os vloggers ou vlogueiros hospedam os vídeos em sites. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de assistir a dois vídeos com crítica oral sobre o filme Os Incríveis 2. Na aula anterior os alunos trabalharam com uma resenha crítica escrita sobre o filme Mulher-Maravilha.

Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência em uma comunicação eficaz.

Nesta aula espera-se que os alunos utilizem estratégias de leitura, como levantar hipóteses acerca do que podem encontrar no vídeo sobre o ponto de vista dos vlogueiros a respeito do filme, realizar inferências com base na expressão corporal/facial dos mesmos, na linguagem utilizada por eles e na escolha do vocabulário ao longo da apresentação do vídeo, bem como confirmar ou refutar as hipóteses iniciais após assistirem ao vídeo.

Espera-se também que os alunos comparem informações e críticas apresentadas nos dois vídeos e percebam semelhanças e diferenças entre as informações e as críticas sobre o filme. Para realizar a comparação é necessário ter uma percepção atenta e uma compreensão de comentários críticos, além de considerar simultaneamente várias informações e selecionar as que são relevantes, buscando evidências para confirmar as hipóteses. A partir da comparação, os alunos podem concluir qual dos vídeos é mais convincente, qual inspira mais confiança e justificar a escolha com base nas observações realizadas.

O acesso a ferramentas digitais colabora para que o aluno compreenda a função social do gênero Vlog de crítica, seu meio de circulação, contexto de produção e possa, em outro momento, planejar e produzir seu vídeo com resenha digital de crítica a um filme, livro, programa de TV, espetáculos, games e/ou brinquedos. Dessa forma, através da Língua Portuguesa espera-se que a escola forme, além de consumidores críticos de produtos digitais, alunos que possam ser também autores/produtores desses produtos.

Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo.

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA

Dificuldades antecipadas:

- Desconhecimento do gênero Vlog.

- Dificuldade para identificar as semelhanças e diferenças nas opiniões que dois vlogueiros expressam sobre um mesmo filme.

- Dificuldade em relacionar as ideias apresentadas nos vídeos.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em 01/08/2018

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em 30/07/2018

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras. 2004. > Acesso em 02/08/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que serão apresentados dois vídeos sobre o filme Os Incríveis 2 para conhecerem outra forma de expressar opinião em vídeos gravados e publicados na internet. Na aula anterior foi apresentada uma resenha crítica escrita sobre filme e nesta aula os alunos terão a oportunidade de assistir a um vídeo com uma resenha crítica oral. Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência e ética para uma comunicação eficaz.

Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo. Computador com acesso à internet.

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos com 4 ou 5 alunos.
  • Oriente os alunos a prestarem atenção na forma como os vlogueiros expressam sua opinião sobre o filme, os pontos que consideram positivos e os negativos, a maneira como se expressam, a clareza das ideias apresentadas, as diferenças e as semelhanças entre as opiniões apresentadas nos dois vídeos.
  • Promova um breve diálogo e incentive-os a levantarem hipóteses sobre o que podem encontrar em vídeos que falam sobre filmes:
  • Resumo do filme?
  • Elogios ao filme?
  • Críticas ao filme?
  • Propaganda do filme?
  • Trailer do filme?
  • Explique que na aula de hoje serão exibidos dois vídeos sobre o filme Os Incríveis 2 e convide os alunos a levantarem hipóteses, antes da exibição dos vídeos:
  • Por que há pessoas que fazem vídeo sobre filmes?
  • Onde esses vídeos podem ser encontrados?
  • Por que foi feita a opção de gravar e divulgar vídeo?
  • Quem seriam os possíveis espectadores desses vídeos?
  • Vocês costumam assistir a esses tipos de vídeos? Com que finalidade?
  • Acolha as respostas para retomá-las após a exibição dos vídeos.
  • Oriente a observação do cenário de gravação dos vídeos, da postura dos apresentadores do vídeo, do jeito de falar, dos gestos, da expressão facial, da linguagem utilizada pelos apresentadores em cada vídeo.
  • Espere para explicar o que é Vlog após a exibição dos vídeos, momento em que os alunos terão mais recursos para contribuir com a construção desse conhecimento.

Materiais complementares: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo. Computador com acesso à internet.

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA <Acesso em 22 de julho de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Antecipadamente, leia as informações apresentadas no documento apresentado em “Materiais complementares” (link 1). Não há uma única resposta para as atividades.
  • Após assistirem aos vídeos, proponha à turma uma conversa sobre a forma como cada apresentador expressou sua opinião sobre um mesmo assunto e incentive a participação de todos.
  • Caso a sua turma tenha alunos pouco participativos, convide-os a participar dirigindo-lhes perguntas.
  • Pergunte aos alunos:
  • Vocês já tinham assistido a vídeos como esses que foram apresentados?
  • Qual é a finalidade desses vídeos, na sua opinião?
  • Será que o autor preparou antes o que falou ou fez tudo de improviso?
  • O que vocês pensam sobre essa forma de divulgar a opinião sobre filmes?
  • Quem vocês imaginam que procura esse tipo de vídeo para assistir?
  • O que vocês pensam sobre a forma como cada youtuber falou sobre o filme?
  • Que aspectos do filme foram abordados pelos youtubers em cada um desses dois vídeos? (apresentação inicial do filme, citação do diretor, animação, imagens, comparação do filme Os Incríveis 2 com seu antecessor, personagens, questões sociais atuais como o papel do homem e da mulher).
  • Quais foram as opiniões positivas e quais foram as negativas emitidas por cada um dos youtubers sobre o filme?
  • De acordo com cada um dos vídeos, vale a pena assistir ao filme Os Incríveis 2?
  • Qual dos vídeos você considera mais convincente? Por quê?
  • Oriente os grupos na organização dos registros das observações (link 2), comparando as ideias apresentadas nos dois vídeos.
  • Retome com os alunos as expectativas que tinham em relação aos vídeos antes de assisti-los. Convide-os a expressar as ideias que se confirmaram e o que foi novidade.
  • Pergunte se eles sabem o que é Vlog. Explique que Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e que depois são hospedados em sites, pelos vloggers ou vlogueiros.

Materiais complementares:

  • Link 1: Clique aqui para ler ou imprimir orientações sobre discussão dos vídeos e resolução da atividade.
  • Link 2: Atividade para impressão

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Oriente a turma a pensar no que já sabiam sobre Vlog de crítica e o que sabem agora. Retome o que aprenderam, não apenas sobre a organização e o conteúdo desse gênero (um blog em formato de vídeo que, no caso, apresentou uma resenha crítica sobre um filme, com apresentação do filme, críticas, recomendação ou rejeição), mas também sobre a função social desse gênero, o público a quem se dirige e por que fazer um Vlog sobre um filme.
  • Espera-se que os alunos comparem as ideias apresentadas nos vídeos, percebendo relações de semelhança e diferença entre as opiniões dos dois vlogueiros sobre o filme Os Incríveis 2 e saibam argumentar sua escolha pela maior confiabilidade de um ou outro. Comparar os dois vídeos exige que os alunos considerem simultaneamente várias informações expostas nos vídeos e façam a distinção entre as relevantes e as não relevantes, as confiáveis ou não confiáveis, além de buscarem evidências para confirmar ou refutar suas hipóteses iniciais sobre o vídeo.
  • Oriente os alunos a registrarem, em grupos, no caderno, o que aprenderam a partir das discussões realizadas ao longo desta aula. Este registro no fechamento da aula é muito importante do ponto de vista da sistematização do conhecimento, pois possibilita a metacognição: a consciência da apropriação do conhecimento.
  • Espera-se que os alunos tenham entendido que:
  • Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e que depois são hospedados em sites, pelos vloggers ou vlogueiros.
  • Os Vlogs utilizados nesta aula apresentam uma resenha crítica oral sobre um filme e têm a finalidade de convencer o espectador a conhecer na íntegra o filme resenhado.
  • Esta aula é a segunda de uma sequência de 15, é importante encorajar os alunos a formularem suas opiniões sobre assuntos polêmicos e também criar uma expectativa para a próxima aula. Por isso o convite final para pensarem sobre a existência de brinquedos só de meninos ou só de meninas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e depois os vloggers ou vlogueiros hospedam os vídeos em sites. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de assistir a dois vídeos com crítica oral sobre o filme Os Incríveis 2. Na aula anterior os alunos trabalharam com uma resenha crítica escrita sobre o filme Mulher-Maravilha.

Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência em uma comunicação eficaz.

Nesta aula espera-se que os alunos utilizem estratégias de leitura, como levantar hipóteses acerca do que podem encontrar no vídeo sobre o ponto de vista dos vlogueiros a respeito do filme, realizar inferências com base na expressão corporal/facial dos mesmos, na linguagem utilizada por eles e na escolha do vocabulário ao longo da apresentação do vídeo, bem como confirmar ou refutar as hipóteses iniciais após assistirem ao vídeo.

Espera-se também que os alunos comparem informações e críticas apresentadas nos dois vídeos e percebam semelhanças e diferenças entre as informações e as críticas sobre o filme. Para realizar a comparação é necessário ter uma percepção atenta e uma compreensão de comentários críticos, além de considerar simultaneamente várias informações e selecionar as que são relevantes, buscando evidências para confirmar as hipóteses. A partir da comparação, os alunos podem concluir qual dos vídeos é mais convincente, qual inspira mais confiança e justificar a escolha com base nas observações realizadas.

O acesso a ferramentas digitais colabora para que o aluno compreenda a função social do gênero Vlog de crítica, seu meio de circulação, contexto de produção e possa, em outro momento, planejar e produzir seu vídeo com resenha digital de crítica a um filme, livro, programa de TV, espetáculos, games e/ou brinquedos. Dessa forma, através da Língua Portuguesa espera-se que a escola forme, além de consumidores críticos de produtos digitais, alunos que possam ser também autores/produtores desses produtos.

Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo.

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA

Dificuldades antecipadas:

- Desconhecimento do gênero Vlog.

- Dificuldade para identificar as semelhanças e diferenças nas opiniões que dois vlogueiros expressam sobre um mesmo filme.

- Dificuldade em relacionar as ideias apresentadas nos vídeos.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em 01/08/2018

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em 30/07/2018

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras. 2004. > Acesso em 02/08/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que serão apresentados dois vídeos sobre o filme Os Incríveis 2 para conhecerem outra forma de expressar opinião em vídeos gravados e publicados na internet. Na aula anterior foi apresentada uma resenha crítica escrita sobre filme e nesta aula os alunos terão a oportunidade de assistir a um vídeo com uma resenha crítica oral. Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência e ética para uma comunicação eficaz.

Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo. Computador com acesso à internet.

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos com 4 ou 5 alunos.
  • Oriente os alunos a prestarem atenção na forma como os vlogueiros expressam sua opinião sobre o filme, os pontos que consideram positivos e os negativos, a maneira como se expressam, a clareza das ideias apresentadas, as diferenças e as semelhanças entre as opiniões apresentadas nos dois vídeos.
  • Promova um breve diálogo e incentive-os a levantarem hipóteses sobre o que podem encontrar em vídeos que falam sobre filmes:
  • Resumo do filme?
  • Elogios ao filme?
  • Críticas ao filme?
  • Propaganda do filme?
  • Trailer do filme?
  • Explique que na aula de hoje serão exibidos dois vídeos sobre o filme Os Incríveis 2 e convide os alunos a levantarem hipóteses, antes da exibição dos vídeos:
  • Por que há pessoas que fazem vídeo sobre filmes?
  • Onde esses vídeos podem ser encontrados?
  • Por que foi feita a opção de gravar e divulgar vídeo?
  • Quem seriam os possíveis espectadores desses vídeos?
  • Vocês costumam assistir a esses tipos de vídeos? Com que finalidade?
  • Acolha as respostas para retomá-las após a exibição dos vídeos.
  • Oriente a observação do cenário de gravação dos vídeos, da postura dos apresentadores do vídeo, do jeito de falar, dos gestos, da expressão facial, da linguagem utilizada pelos apresentadores em cada vídeo.
  • Espere para explicar o que é Vlog após a exibição dos vídeos, momento em que os alunos terão mais recursos para contribuir com a construção desse conhecimento.

Materiais complementares: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo. Computador com acesso à internet.

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA <Acesso em 22 de julho de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Antecipadamente, leia as informações apresentadas no documento apresentado em “Materiais complementares” (link 1). Não há uma única resposta para as atividades.
  • Após assistirem aos vídeos, proponha à turma uma conversa sobre a forma como cada apresentador expressou sua opinião sobre um mesmo assunto e incentive a participação de todos.
  • Caso a sua turma tenha alunos pouco participativos, convide-os a participar dirigindo-lhes perguntas.
  • Pergunte aos alunos:
  • Vocês já tinham assistido a vídeos como esses que foram apresentados?
  • Qual é a finalidade desses vídeos, na sua opinião?
  • Será que o autor preparou antes o que falou ou fez tudo de improviso?
  • O que vocês pensam sobre essa forma de divulgar a opinião sobre filmes?
  • Quem vocês imaginam que procura esse tipo de vídeo para assistir?
  • O que vocês pensam sobre a forma como cada youtuber falou sobre o filme?
  • Que aspectos do filme foram abordados pelos youtubers em cada um desses dois vídeos? (apresentação inicial do filme, citação do diretor, animação, imagens, comparação do filme Os Incríveis 2 com seu antecessor, personagens, questões sociais atuais como o papel do homem e da mulher).
  • Quais foram as opiniões positivas e quais foram as negativas emitidas por cada um dos youtubers sobre o filme?
  • De acordo com cada um dos vídeos, vale a pena assistir ao filme Os Incríveis 2?
  • Qual dos vídeos você considera mais convincente? Por quê?
  • Oriente os grupos na organização dos registros das observações (link 2), comparando as ideias apresentadas nos dois vídeos.
  • Retome com os alunos as expectativas que tinham em relação aos vídeos antes de assisti-los. Convide-os a expressar as ideias que se confirmaram e o que foi novidade.
  • Pergunte se eles sabem o que é Vlog. Explique que Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e que depois são hospedados em sites, pelos vloggers ou vlogueiros.

Materiais complementares:

  • Link 1: Clique aqui para ler ou imprimir orientações sobre discussão dos vídeos e resolução da atividade.
  • Link 2: Atividade para impressão

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Oriente a turma a pensar no que já sabiam sobre Vlog de crítica e o que sabem agora. Retome o que aprenderam, não apenas sobre a organização e o conteúdo desse gênero (um blog em formato de vídeo que, no caso, apresentou uma resenha crítica sobre um filme, com apresentação do filme, críticas, recomendação ou rejeição), mas também sobre a função social desse gênero, o público a quem se dirige e por que fazer um Vlog sobre um filme.
  • Espera-se que os alunos comparem as ideias apresentadas nos vídeos, percebendo relações de semelhança e diferença entre as opiniões dos dois vlogueiros sobre o filme Os Incríveis 2 e saibam argumentar sua escolha pela maior confiabilidade de um ou outro. Comparar os dois vídeos exige que os alunos considerem simultaneamente várias informações expostas nos vídeos e façam a distinção entre as relevantes e as não relevantes, as confiáveis ou não confiáveis, além de buscarem evidências para confirmar ou refutar suas hipóteses iniciais sobre o vídeo.
  • Oriente os alunos a registrarem, em grupos, no caderno, o que aprenderam a partir das discussões realizadas ao longo desta aula. Este registro no fechamento da aula é muito importante do ponto de vista da sistematização do conhecimento, pois possibilita a metacognição: a consciência da apropriação do conhecimento.
  • Espera-se que os alunos tenham entendido que:
  • Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e que depois são hospedados em sites, pelos vloggers ou vlogueiros.
  • Os Vlogs utilizados nesta aula apresentam uma resenha crítica oral sobre um filme e têm a finalidade de convencer o espectador a conhecer na íntegra o filme resenhado.
  • Esta aula é a segunda de uma sequência de 15, é importante encorajar os alunos a formularem suas opiniões sobre assuntos polêmicos e também criar uma expectativa para a próxima aula. Por isso o convite final para pensarem sobre a existência de brinquedos só de meninos ou só de meninas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano