13640
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Carta opinativa

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Carta opinativa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams. 
- Acesso ao YouTube.

 Optativas: 
- Videochamadas: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, Whatsapp.
- Murais para exposição de trabalhos, como Padlet ou Flipgrid.
- Google Forms.

Context
Diga aos alunos que esta é a terceira de cinco aulas sobre  argumentação dentro do gênero jornalístico e utiliza uma carta opinativa. Para que eles se familiarizem com o input, envie a carta (disponível aqui) que será analisada na aula, assim como a primeira pergunta do input (What fact is the author referring to?). Prepare um encontro síncrono para que os alunos levem as respostas.

Input
Em um encontro síncrono, converse com a turma sobre o gênero e o texto que leram. Em seguida, siga as instruções do slide para trabalhar os parágrafos do texto e os argumentos utilizados. 

Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe o output (disponível aqui). Compartilhe também o handout (disponível aqui) e siga as instruções do output para explicar a tarefa. Combine com os alunos de entregar o trabalho  assincronamente, através de alguma plataforma de compartilhamento já utilizada pela turma (e-mail, Whatsapp, Messenger, grupo no Facebook, Instagram etc.). 

Feedback
Você pode fazer esta atividade assincronamente. Crie um questionário no Google Forms com as afirmações do slide com lacunas e envie para que os alunos preencham com informações (ex: An opinionative letter is an ___________ kind of text). Caso realize um encontro síncrono, converse com a turma sobre as afirmações e o que aprenderam no processo.

Convite às famílias
Os alunos podem pedir às famílias para criarem uma carta opinativa sobre algum assunto de interesse. Em seguida, podem compartilhar as produções em murais, como o Flipgrid e o Padlet, e abrir para opiniões dos colegas. Lembre-os que devem se basear em argumentos para confirmar ou refutar as opiniões uns dos outros.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING9_04UND14

(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas