13633
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Crítica de música

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Crítica de música

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o terceiro (ING9_04UN13) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: download da música que será ouvida durante o context; críticas de música impressas para leitura durante o input e output (1 cópia por dupla); folha de atividades impressa para preenchimento (1 folha de atividades para cada dupla).

Música context: https://www.youtube.com/watch?v=uuZE_IRwLNI

Texto input: aqui

Texto output: aqui

Folha de atividades: aqui

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do gênero que será lido durante as atividades previstas no input e output da aula.

Orientações: Para essa aula propomos a leitura do gênero crítica de música. Como nos planos 9 (ING9_04UN09) e 10 (ING9_04UN10) foram feitas propostas de leitura de críticas - crítica de livro e crítica de filme, respectivamente - durante o momento do context não demos ênfase à forma composicional do gênero, pois tomamos como pressuposto o fato de que os alunos conhecem o gênero, sua forma composicional, objetivo, público-alvo, veículo, etc. Ao contrário, propomos um momento de warm-up. Os alunos ouvirão a uma música - que pode ser apresentada com legenda, já que se trata de um plano de leitura e não de compreensão oral - e, ao final da música, eles deverão adivinhar/prever qual o gênero que será lido na aula. A música escolhida é Mirrors, de Justin Timberlake (https://www.youtube.com/watch?v=uuZE_IRwLNI) . A música faz parte do álbum The 20/20 experience, que será o álbum avaliado pelo crítico no texto do input. A música tem oito minutos, mas você pode mostrar apenas cinco ou seis minutos dela para os alunos. Sugerimos que você introduza a música dessa forma:

Before starting the reading activities we are going to do in this class, I’m going to play a song and I want you to think about the reasons that made me bring this song for you today. You don’t have to do any activity about the song. You are just going to listen to it for fun. Enjoy it!

After listening to the song, ask the class:

Did you like the song? Espera-se que os alunos respondam com short answers, que irão variar conforme a preferência musical de cada um.

Considering the song you’ve listened to, what kind of text do you think we are going to read during this class? Espera-se que os alunos consigam prever o gênero que será lido. Espera-se que eles respondam algo como: We are probably going to read a music review or maybe an album review.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito:Ler uma crítica de música/álbum identificando a opinião da autora acerca do álbum, bem como as evidências que embasam os principais argumentos apresentados por ela.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos da autora acerca do álbum em destaque e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Escreva no quadro os questionamentos propostos ou apresente-os em slide. Explique aos alunos que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura compartilhada.

  • What album is the music reviewer referring to? Espera-se que os alunos respondam algo como: She is referring to 20/20 Experience Album, by Justin Timberlake.
  • What is the music reviewer’s opinion about the album? Espera-se que os alunos respondam com suas próprias palavras ou com excertos retirados do texto. A autora da crítica não se posiciona a favor ou contra o álbum, mas pontua que faltou algo (a tensão) e que se trata de um álbum comum. Espera-se que os alunos respondam algo como: She evaluates the album as a reasonable one; it has mood but doesn’t have enough tension; “it falls into a rut; it sets the mood, but then fails to create tension”
  • What are her main arguments? What evidences does she use to base these arguments on? Espera-se que os alunos respondam com fragmentos do texto. Espera-se que eles respondam algo como:

Argument: Third album The 20/20 Experience dazzles, but it also fails to take hold / Evidence: ...because Timberlake approached it like a big-budget film: a slew of special effects, but little else;

Argument: To its credit, 20/20 does provide an escape from our own/ Evidence: ...Harlem Shake-soundtracked reality. Lead producer Timbaland cues horns and clinking glasses to illustrate truffle-season opulence;

Argument: When Timberlake breaks from this glittering charmed life, he runs to 20/20's most exhilarating moments./Evidence: Don't Hold the Wall is a dank, Bollywood-inspired corridor, while Tunnel Vision finds attempt to fixate on The One turning into a dizzy spell;

Argument: With his return to music, Timberlake wanted to stir up anticipation with the feel of a major Hollywood release./ Evidence: Unfortunately, most of 20/20 falls into a rut; it sets the mood, but then fails to create tension;

Argument: But in full context, 20/20's penultimate track reveals itself to be one of this album's simplest; Evidence: It works, because it hinges on a stunning realisation: “I don't want to lose you now.” By then, it's too late.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler uma crítica de música/álbum identificando a opinião do autor acerca do álbum, bem como as evidências que embasam os principais argumentos apresentados por ele.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos do autor acerca do álbum em destaque e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.

Orientações: Assim como na atividade prevista no input, sugerimos que os alunos trabalhem em duplas. Entregue para cada dupla uma cópia da crítica de música que será lida e uma cópia da folha de atividades - music review X-ray. Os alunos deverão ler o texto fazendo uso da estratégia de scanning, ou seja, eles lerão o texto objetivando encontrar informações específicas durante a leitura. Reserve um tempo (12 minutos) para que os alunos façam a leitura e preencham a folha de atividades. Em seguida, faça as perguntas constantes na folha de atividades oralmente e peça duplas voluntárias para respondê-las. Calculamos 8 minutos para o momento de feedback oral.Exemplos de questionamentos:

Can you tell me what album is the music reviewer referring to?

Who wrote the review, group 2?

Group 3, can you tell us where and when this review was published?, etc

Para mais informações acerca das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos, acesse a music review X-ray answers’ key

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de críticas de música identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.

Orientações: Faça dois questionamentos (você pode fazê-los oralmente e escrevê-los no quadro ou projetá-los no slide) e registre as respostas dadas pelos alunos, de uma maneira bem sintetizada.

Sugestões de perguntas:

What reading strategies did you use to read the input and output texts? Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: We used scanning strategy.

What is the goal of an album/ a music review? Espera-se que os alunos respondam algo como: the main goal is to evaluate a music or an album; to state the music reviewer’s opinion about the album/music; to highlight weak and strong points of the album/music; to present an overview of the album

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o terceiro (ING9_04UN13) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: download da música que será ouvida durante o context; críticas de música impressas para leitura durante o input e output (1 cópia por dupla); folha de atividades impressa para preenchimento (1 folha de atividades para cada dupla).

Música context: https://www.youtube.com/watch?v=uuZE_IRwLNI

Texto input: aqui

Texto output: aqui

Folha de atividades: aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do gênero que será lido durante as atividades previstas no input e output da aula.

Orientações: Para essa aula propomos a leitura do gênero crítica de música. Como nos planos 9 (ING9_04UN09) e 10 (ING9_04UN10) foram feitas propostas de leitura de críticas - crítica de livro e crítica de filme, respectivamente - durante o momento do context não demos ênfase à forma composicional do gênero, pois tomamos como pressuposto o fato de que os alunos conhecem o gênero, sua forma composicional, objetivo, público-alvo, veículo, etc. Ao contrário, propomos um momento de warm-up. Os alunos ouvirão a uma música - que pode ser apresentada com legenda, já que se trata de um plano de leitura e não de compreensão oral - e, ao final da música, eles deverão adivinhar/prever qual o gênero que será lido na aula. A música escolhida é Mirrors, de Justin Timberlake (https://www.youtube.com/watch?v=uuZE_IRwLNI) . A música faz parte do álbum The 20/20 experience, que será o álbum avaliado pelo crítico no texto do input. A música tem oito minutos, mas você pode mostrar apenas cinco ou seis minutos dela para os alunos. Sugerimos que você introduza a música dessa forma:

Before starting the reading activities we are going to do in this class, I’m going to play a song and I want you to think about the reasons that made me bring this song for you today. You don’t have to do any activity about the song. You are just going to listen to it for fun. Enjoy it!

After listening to the song, ask the class:

Did you like the song? Espera-se que os alunos respondam com short answers, que irão variar conforme a preferência musical de cada um.

Considering the song you’ve listened to, what kind of text do you think we are going to read during this class? Espera-se que os alunos consigam prever o gênero que será lido. Espera-se que eles respondam algo como: We are probably going to read a music review or maybe an album review.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito:Ler uma crítica de música/álbum identificando a opinião da autora acerca do álbum, bem como as evidências que embasam os principais argumentos apresentados por ela.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos da autora acerca do álbum em destaque e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Escreva no quadro os questionamentos propostos ou apresente-os em slide. Explique aos alunos que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura compartilhada.

  • What album is the music reviewer referring to? Espera-se que os alunos respondam algo como: She is referring to 20/20 Experience Album, by Justin Timberlake.
  • What is the music reviewer’s opinion about the album? Espera-se que os alunos respondam com suas próprias palavras ou com excertos retirados do texto. A autora da crítica não se posiciona a favor ou contra o álbum, mas pontua que faltou algo (a tensão) e que se trata de um álbum comum. Espera-se que os alunos respondam algo como: She evaluates the album as a reasonable one; it has mood but doesn’t have enough tension; “it falls into a rut; it sets the mood, but then fails to create tension”
  • What are her main arguments? What evidences does she use to base these arguments on? Espera-se que os alunos respondam com fragmentos do texto. Espera-se que eles respondam algo como:

Argument: Third album The 20/20 Experience dazzles, but it also fails to take hold / Evidence: ...because Timberlake approached it like a big-budget film: a slew of special effects, but little else;

Argument: To its credit, 20/20 does provide an escape from our own/ Evidence: ...Harlem Shake-soundtracked reality. Lead producer Timbaland cues horns and clinking glasses to illustrate truffle-season opulence;

Argument: When Timberlake breaks from this glittering charmed life, he runs to 20/20's most exhilarating moments./Evidence: Don't Hold the Wall is a dank, Bollywood-inspired corridor, while Tunnel Vision finds attempt to fixate on The One turning into a dizzy spell;

Argument: With his return to music, Timberlake wanted to stir up anticipation with the feel of a major Hollywood release./ Evidence: Unfortunately, most of 20/20 falls into a rut; it sets the mood, but then fails to create tension;

Argument: But in full context, 20/20's penultimate track reveals itself to be one of this album's simplest; Evidence: It works, because it hinges on a stunning realisation: “I don't want to lose you now.” By then, it's too late.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler uma crítica de música/álbum identificando a opinião do autor acerca do álbum, bem como as evidências que embasam os principais argumentos apresentados por ele.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos do autor acerca do álbum em destaque e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.

Orientações: Assim como na atividade prevista no input, sugerimos que os alunos trabalhem em duplas. Entregue para cada dupla uma cópia da crítica de música que será lida e uma cópia da folha de atividades - music review X-ray. Os alunos deverão ler o texto fazendo uso da estratégia de scanning, ou seja, eles lerão o texto objetivando encontrar informações específicas durante a leitura. Reserve um tempo (12 minutos) para que os alunos façam a leitura e preencham a folha de atividades. Em seguida, faça as perguntas constantes na folha de atividades oralmente e peça duplas voluntárias para respondê-las. Calculamos 8 minutos para o momento de feedback oral.Exemplos de questionamentos:

Can you tell me what album is the music reviewer referring to?

Who wrote the review, group 2?

Group 3, can you tell us where and when this review was published?, etc

Para mais informações acerca das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos, acesse a music review X-ray answers’ key

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de críticas de música identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.

Orientações: Faça dois questionamentos (você pode fazê-los oralmente e escrevê-los no quadro ou projetá-los no slide) e registre as respostas dadas pelos alunos, de uma maneira bem sintetizada.

Sugestões de perguntas:

What reading strategies did you use to read the input and output texts? Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: We used scanning strategy.

What is the goal of an album/ a music review? Espera-se que os alunos respondam algo como: the main goal is to evaluate a music or an album; to state the music reviewer’s opinion about the album/music; to highlight weak and strong points of the album/music; to present an overview of the album

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano