13388
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

POR: Roselaine Pontes de Almeida 30/11/2018
Código: EDI2_13UND01

2º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Plano de atividades de Educação Infantil com atividades para Crianças Bem Pequenas sobre Demonstração de atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos em uma área externa

Resumo

ilustracao

Na área externa, as crianças são convidadas à exploração da natureza.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza (link)

Brincadeiras de outras culturas (link)

Brincadeiras de outras épocas (link)

Construido o próprio brinquedo (link)

Brincando com os colegas (link)

Materiais:

Pedaços ou tocos de madeira, folhas, galhos, sementes, cascas, raízes e pedras de diferentes tipos, formatos e tamanhos, dispostos aleatoriamente pelo ambiente.

Espaços:

Esta atividade deve ser realizada em área externa, que pode ser um quintal, jardim, ou quadra. Faça uma observação prévia do ambiente, para certificar-se de que há diversidade de elementos naturais (pedras, pedaços de madeira, terra, sementes, folhas). Procure garantir variedade de tipos, formatos e tamanhos dos elementos. Se não houver estes materiais disponíveis no ambiente, ou houver em pouca quantidade e variedade, você pode preparar o espaço com os materiais listados. Planeje que todo o grupo se dirija até o espaço. Em seguida, as crianças devem ser divididas em pequenos grupos, podendo ou não trabalhar individualmente.

Tempo sugerido:

Aproximadamente45 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças demonstram curiosidade em explorar os diferentes elementos disponíveis no ambiente? Como utilizam o corpo durante a exploração?

2. Quais brincadeiras as crianças realizam com os elementos disponíveis? Elas observam umas às outras? Elas Imitam os colegas?

3. De que forma as crianças demonstram interesse em partilhar os elementos e interagir umas com as outras?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude quem demonstra não se interessar pela atividade ou quem não explora o ambiente independentemente do motivo (apreensão, medo de se sujar etc).

O que fazer durante?

1

Leve as crianças a área externa. Conte que elas poderão brincar com os elementos da natureza presentes em todo o espaço e que, para que brinquem por todos os cantos, você as dividirá em pequenos grupos. Deixe que explorem livremente o ambiente. Após chegarem ao espaço, circule por ele. Algumas crianças irão circular com você, outras irão encontrar seus caminhos de exploração. Observe todas e registre suas iniciativas. Fique atento às ações que realizam com os elementos disponíveis e como interagem entre si. Procure intervir apenas se for solicitado/convidado ou em caso de existir algum conflito ou disputa entre os pequenos.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Eu trouxe vocês aqui para que brinquem à vontade neste espaço. Podem tocar, sentir…não tenham medo de se sujar! Quem quiser, pode tirar o calçado para brincar.


2

Conforme as crianças forem explorando o ambiente e os elementos da natureza, observe as ações que realizam e os significados que dão aos elementos. Repare se elas fazem relação entre eles ou se fazem uso destes elementos para construir algum brinquedo ou brincadeira.
Possíveis ações do professor neste momento: Após um tempo observando, aproxime-se de alguns elementos e faça brincadeiras com eles. Você pode pegar uma folha e fazer de conta que é um avião ou um barco. Um graveto pode virar uma espada ou varinha mágica e assim por diante. Utilize, em sua brincadeira, elementos menos escolhidos ou explorados pelas crianças.

3

Conforme as crianças forem explorando o ambiente, observe se elas partilham os elementos, interagem umas com as outras e se ajudam mutuamente durante os momentos de exploração e brincadeira.


Para finalizar:

Conforme o tempo da atividade for acabando, avise as crianças que em 5 minutos você precisará da ajuda delas para deixar o ambiente organizado. Anuncie a próxima atividade do dia, retomando a rotina, antecipando os próximos acontecimentos e ajudando a se organizarem. Repita essas informações novamente depois de três minutos. Passado esse tempo, explique que chegou o momento de todos juntos organizarem o ambiente, para que os materiais utilizados não fiquem jogados em qualquer lugar.

Desdobramentos

Você pode repetir a proposta desta atividade em outros momentos da rotina e em diferentes espaços, como parque e sala de aula. Há também a possibilidade de inclusão destes elementos em cantos de entrada e saída, e a utilização deles junto aos materiais estruturados, como bonecas, panelas, carrinhos, bichinhos etc. A utilização de tecidos de diferentes cores e tipos pode enriquecer a brincadeira.

Engajando as famílias

Compartilhe alguns registros dessa atividade com as famílias, enviando fotos e vídeos. Conte sobre a atividade realizada e sobre as diferentes reações e percepções das crianças diante da descoberta do quanto os elementos da natureza podem ser fonte de inspiração para criar brinquedos e brincadeiras. Reforce que esse é um momento muito prazeroso para as crianças, que pode facilmente ser repetido em diversos locais. Sugira que os adultos responsáveis tentem, sempre que possível, explorar ambientes amplos e abertos e que permitam o contato com a natureza, como parques e praças. Peça que compartilhem com a equipe da escola os resultados dessa experiência.


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Roselaine Pontes de Almeida

Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

Sugestão de idade: 3 anos

Campos de Experiência:  O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimentos;

Objetivos e códigos da Base
Centrais:

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Transversal:

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

Abordagem didática: A brincadeira é uma estratégia utilizada pelas crianças para conhecer o mundo e dar significado a ele. Atividades que envolvam, além da brincadeira propriamente dita, conversas, pesquisas e interações sobre o tema podem gerar aprendizagens de diferentes campos de experiências além de ampliar os conhecimentos sobre os brinquedos e as brincadeiras de culturas diferentes. Essas propostas podem integrar momentos mais dirigidos com outros de livre escolha.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 01

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes