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Plano de aula - Leitura em ambientes virtuais I

POR: Nathália Gasparini 02/11/2018
Código: ING8_02UND08

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI07) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Leitura em ambientes virtuais I

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano é parte de uma sequência de leitura de três textos, explorando ambientes virtuais. Nesta aula, você encontra uma atividade de elaboração de hipóteses e análise de conteúdos virtuais. Por isso, é interessante, caso sejam utilizados os planos 09 e 10, realizar essa atividade de ativação.

Caso você tenha possibilidade de utilizar o laboratório de informática, essa mesma tarefa pode ser adaptada para um formato mais aberto, em que os próprios estudantes explorem no computador os sites aqui elencados.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que a aula será sobre ambientes digitais, e que a leitura envolverá a análise de um editorial.

Context select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Guie uma discussão com a turma sobre os conteúdos veiculados por jornais impressos, a partir das perguntas abaixo.

  • Are you used to reading newspapers?
  • Why do people read newspapers?
  • What kind of information can a person seek when deciding to read one?

Nesse momento, tome nota dos gêneros e tipos de conteúdos citados pelos alunos no quadro. Caso encontrem dificuldade em lembrar a variedade de textos encontrados em jornais, você pode formular perguntas mais específicas, por exemplo:

  • If I want to know if I must take an umbrella with me in the morning, can a newspaper help me to decide? Where do I find this information?
  • If I am curious about my soccer team performance in the local championship, what kind of text can inform me?
  • If I am seeking for information about how politics is in the United States, for example, what kind of text can inform me?
  • I want to go to the movies or the theater but I can’t choose what I want to watch. I open the newspaper… Where can I find some information to help me?

Context select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Explique que, nesta aula, será lido um tipo de texto encontrado tanto em jornais impressos quanto em sites de jornais. Pergunte: What types of content can we find in a newspaper website? Let’s find out.

Context select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Mostre esse slide ou escreva seu conteúdo no quadro. Leia os itens, explicando que todos esses conteúdos podem ser encontrados tanto em jornais impressos quanto em sites de jornais. Separe a turma em duplas e distribua o texto A ou o texto B para cada pessoa do par (próximos dois slides, 6 e 7). Peça para que leiam os conteúdos disponíveis nos sites, a partir da seguinte tarefa:

  • Where can I click to find content number 1 (What is happening in the country)?

Quando encontrar a resposta, o aluno deve circular o termo e numerar. Por exemplo: News -> US (circular a palavra e escrever o número 1)

Explique que nem todos os sites apresentam os mesmos conteúdos. Por isso, o estudante que recebeu o texto A pode não encontrar os conteúdos encontrados no texto B, ou eles podem estar conectados a termos diferentes.

Após procurarem pelos termos ligados aos conteúdos, oriente as duplas a compartilhar com o colega suas respostas:

  • Show your classmate where you found the link you were looking for.
  • Compare the answers: Did you find all the contents in your website?

Explique que o texto desta aula diz respeito ao número 3: Points of view about politics, culture and sports. Pergunte para a turma: Where would you click to read opinions about these issues? We are going to read an editorial, which is a text that expresses a point of view, from The Guardian, the website of text A. Where should we click to find it?

Context select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Distribua esse texto (disponível aqui) para um aluno de cada dupla. (Texto A da tarefa do slide 5)

Context select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Distribua esse texto (disponível aqui) para um aluno de cada dupla. (Texto B da tarefa do slide 5)

Input select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Leia o texto do slide. Oriente a leitura a partir das perguntas:

1) We clicked on the section “Opinion” and found this text, and there are many topics there. What is this text about?

2) How can we know that?

3) This type of text is called editorial. Have you ever read an editorial? What do you expect from this type of text?

4) Look at the picture. What is happening?

5) Whose point of view does it express? What is the name of the author? Can we know that? (Peça para que leiam a primeira frase do título. (Explique que a maioria dos editoriais não são assinados, uma vez que expressam a opinião de toda a equipe editorial - que compõe o jornal ou site - sobre um determinado tópico).

6) The title already says the opinion of the Guardian Board. What is the situation of literary fiction, according to the title? (Explique que editoriais são textos de opinião sobre tópicos que, por alguma motivo, são relevantes na atualidade. Por exemplo: sobre fatos recentes, acontecimentos polêmicos, grandes eventos, pesquisas recém publicadas etc. Certifique-se da compreensão do subtítulo: in need of support - necessitando de apoio)

Input select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada aluno. Antes da leitura, lembre-os do tópico do texto, antecipado pela leitura do título: literatura de ficção e sua necessidade de apoio. Pergunte e escreva no quadro: Why does fiction literature need support? Who should support fiction literature? Explique que essas perguntas serão respondidas pelo texto, que expressa a opinião da equipe do The Guardian. Peça para a turma realizar uma primeira leitura silenciosa, utilizando um lápis de cor ou marca-texto para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português. Lembre-os que essa estratégia de leitura permite que tenhamos uma ideia geral do texto, mesmo que não entendamos todas as palavras. Ofereça o glossário abaixo para facilitar a compreensão.

Glossary

Worrying picture: cenário preocupante

Great blow: grande golpe

This matters: isso importa

Writers: escritores

Readers: leitores

Tougher: mais difícil

At the very most: no máximo

Support themselves: sustentar a si mesmos

Remains: se mantém

Unleashes: revela

Own way: própria maneira

Picking up: pegar

Pleasures: prazeres

Fonte: https://www.theguardian.com/commentisfree/2017/dec/27/the-guardian-view-on-literary-fiction-in-need-of-support (adaptado)

Input select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Se possível, projete este slide. Chame atenção para as expressões grifadas e pergunte aos alunos se coincidem com aquelas grifadas por eles. Explique que são palavras comuns na língua inglesa ou de sentido transparente para falantes de português. Realize a leitura em voz alta por parágrafos. Ao final de cada parágrafo, questione os alunos a fim de checar a compreensão da ideia central de cada parágrafo:

Primeiro parágrafo:

  • What can make people think that literature is “In wonderful health”?
  • Are there many book festivals? Where? (Se necessário, pergunte especificamente se os alunos sabe que Escócia, País de Gales e Inglaterra são territórios do Reino Unido).
  • Are people willing to be authors there? Where do you find this information?
  • Do you know who Austen, Brontes and Eliot are? (Explique que se trata de autoras e autor renomados do Reino Unido. Caso você tenha utilizado o Plano 05 dessa unidade, relembre-os da leitura do trecho de Pride and Prejudice).

Segundo parágrafo:

  • What makes the worrying picture of literature?
  • Why are the roles of the global crisis and the smartphones in this picture?
  • How have writers been affected by it?

Terceiro parágrafo:

  • People could think that novels are not important anymore, because they are “old”. What centuries are they considered to be from?
  • The text mentions another important author, Dickens, saying that maybe, if he were alive, he would be replaced by another thing. What is it?
  • On the other hand, the text defends that novels are still important. What does a novel do with the reader?

Quarto parágrafo:

  • Who can change the situation of literature?
  • How can readers do that?

Glossary

Worrying picture: cenário preocupante

Great blow: grande golpe

This matters: isso importa

Writers: escritores

Readers: leitores

Tougher: mais difícil

At the very most: no máximo

Support themselves: sustentar a si mesmos

Remains: se mantém

Unleashes: revela

Own way: própria maneira

Picking up: pegar

Pleasures: prazeres

Output select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Distribua uma cópia deste e do próximo slide para cada dupla de estudantes. Trata-se de uma comprehension task. Explique que as frases em negrito são os argumentos de cada um dos parágrafos (de 1 a 4) e que as opções da segunda coluna dizem respeito à justificativa que o editorial oferece para esses fatos. Peça que voltem para a leitura de cada parágrafo, buscando as palavras-chave que cada um grifou, a fim de conectar as frases com suas causas.

Resposta:

2 - 1 - 2 - 1 - 1 - 1

Output select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Ao final da tarefa, corrija a atividade com a turma.

Conforme estudantes forem respondendo, pergunte: What words in the text made you interpret that? Ao final da correção, volte para as perguntas escritas no quadro.

Why does fiction literature need support?

(O segundo e o terceiro parágrafos - Questões 2 e 3 - são a chave para essa resposta: The global crisis affected people who cannot afford art anymore, people prefer playing or reading on cell phones to reading. Because of that, few writers can support themselves as artists, and readers are missing all the benefits of reading novels, such as living in other places through imagination.

Who should support fiction literature?

(No último parágrafo - Questão 4 - fica nítido que o texto defende que a resposta é “readers”)



Respostas:

3 - 4 - 3

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os ambientes digitais como recursos para chegar a múltiplos conteúdos, incluindo textos de opinião; que um desses gêneros reconhecidos seja o editorial, caracterizado como um texto de opinião que transmite o ponto de vista de um veículo encontrado online.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano é parte de uma sequência de leitura de três textos, explorando ambientes virtuais. Nesta aula, você encontra uma atividade de elaboração de hipóteses e análise de conteúdos virtuais. Por isso, é interessante, caso sejam utilizados os planos 09 e 10, realizar essa atividade de ativação.

Caso você tenha possibilidade de utilizar o laboratório de informática, essa mesma tarefa pode ser adaptada para um formato mais aberto, em que os próprios estudantes explorem no computador os sites aqui elencados.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que a aula será sobre ambientes digitais, e que a leitura envolverá a análise de um editorial.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Guie uma discussão com a turma sobre os conteúdos veiculados por jornais impressos, a partir das perguntas abaixo.

  • Are you used to reading newspapers?
  • Why do people read newspapers?
  • What kind of information can a person seek when deciding to read one?

Nesse momento, tome nota dos gêneros e tipos de conteúdos citados pelos alunos no quadro. Caso encontrem dificuldade em lembrar a variedade de textos encontrados em jornais, você pode formular perguntas mais específicas, por exemplo:

  • If I want to know if I must take an umbrella with me in the morning, can a newspaper help me to decide? Where do I find this information?
  • If I am curious about my soccer team performance in the local championship, what kind of text can inform me?
  • If I am seeking for information about how politics is in the United States, for example, what kind of text can inform me?
  • I want to go to the movies or the theater but I can’t choose what I want to watch. I open the newspaper… Where can I find some information to help me?

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Explique que, nesta aula, será lido um tipo de texto encontrado tanto em jornais impressos quanto em sites de jornais. Pergunte: What types of content can we find in a newspaper website? Let’s find out.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Mostre esse slide ou escreva seu conteúdo no quadro. Leia os itens, explicando que todos esses conteúdos podem ser encontrados tanto em jornais impressos quanto em sites de jornais. Separe a turma em duplas e distribua o texto A ou o texto B para cada pessoa do par (próximos dois slides, 6 e 7). Peça para que leiam os conteúdos disponíveis nos sites, a partir da seguinte tarefa:

  • Where can I click to find content number 1 (What is happening in the country)?

Quando encontrar a resposta, o aluno deve circular o termo e numerar. Por exemplo: News -> US (circular a palavra e escrever o número 1)

Explique que nem todos os sites apresentam os mesmos conteúdos. Por isso, o estudante que recebeu o texto A pode não encontrar os conteúdos encontrados no texto B, ou eles podem estar conectados a termos diferentes.

Após procurarem pelos termos ligados aos conteúdos, oriente as duplas a compartilhar com o colega suas respostas:

  • Show your classmate where you found the link you were looking for.
  • Compare the answers: Did you find all the contents in your website?

Explique que o texto desta aula diz respeito ao número 3: Points of view about politics, culture and sports. Pergunte para a turma: Where would you click to read opinions about these issues? We are going to read an editorial, which is a text that expresses a point of view, from The Guardian, the website of text A. Where should we click to find it?

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Distribua esse texto (disponível aqui) para um aluno de cada dupla. (Texto A da tarefa do slide 5)

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.

Orientações: Distribua esse texto (disponível aqui) para um aluno de cada dupla. (Texto B da tarefa do slide 5)

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Leia o texto do slide. Oriente a leitura a partir das perguntas:

1) We clicked on the section “Opinion” and found this text, and there are many topics there. What is this text about?

2) How can we know that?

3) This type of text is called editorial. Have you ever read an editorial? What do you expect from this type of text?

4) Look at the picture. What is happening?

5) Whose point of view does it express? What is the name of the author? Can we know that? (Peça para que leiam a primeira frase do título. (Explique que a maioria dos editoriais não são assinados, uma vez que expressam a opinião de toda a equipe editorial - que compõe o jornal ou site - sobre um determinado tópico).

6) The title already says the opinion of the Guardian Board. What is the situation of literary fiction, according to the title? (Explique que editoriais são textos de opinião sobre tópicos que, por alguma motivo, são relevantes na atualidade. Por exemplo: sobre fatos recentes, acontecimentos polêmicos, grandes eventos, pesquisas recém publicadas etc. Certifique-se da compreensão do subtítulo: in need of support - necessitando de apoio)

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada aluno. Antes da leitura, lembre-os do tópico do texto, antecipado pela leitura do título: literatura de ficção e sua necessidade de apoio. Pergunte e escreva no quadro: Why does fiction literature need support? Who should support fiction literature? Explique que essas perguntas serão respondidas pelo texto, que expressa a opinião da equipe do The Guardian. Peça para a turma realizar uma primeira leitura silenciosa, utilizando um lápis de cor ou marca-texto para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português. Lembre-os que essa estratégia de leitura permite que tenhamos uma ideia geral do texto, mesmo que não entendamos todas as palavras. Ofereça o glossário abaixo para facilitar a compreensão.

Glossary

Worrying picture: cenário preocupante

Great blow: grande golpe

This matters: isso importa

Writers: escritores

Readers: leitores

Tougher: mais difícil

At the very most: no máximo

Support themselves: sustentar a si mesmos

Remains: se mantém

Unleashes: revela

Own way: própria maneira

Picking up: pegar

Pleasures: prazeres

Fonte: https://www.theguardian.com/commentisfree/2017/dec/27/the-guardian-view-on-literary-fiction-in-need-of-support (adaptado)

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Se possível, projete este slide. Chame atenção para as expressões grifadas e pergunte aos alunos se coincidem com aquelas grifadas por eles. Explique que são palavras comuns na língua inglesa ou de sentido transparente para falantes de português. Realize a leitura em voz alta por parágrafos. Ao final de cada parágrafo, questione os alunos a fim de checar a compreensão da ideia central de cada parágrafo:

Primeiro parágrafo:

  • What can make people think that literature is “In wonderful health”?
  • Are there many book festivals? Where? (Se necessário, pergunte especificamente se os alunos sabe que Escócia, País de Gales e Inglaterra são territórios do Reino Unido).
  • Are people willing to be authors there? Where do you find this information?
  • Do you know who Austen, Brontes and Eliot are? (Explique que se trata de autoras e autor renomados do Reino Unido. Caso você tenha utilizado o Plano 05 dessa unidade, relembre-os da leitura do trecho de Pride and Prejudice).

Segundo parágrafo:

  • What makes the worrying picture of literature?
  • Why are the roles of the global crisis and the smartphones in this picture?
  • How have writers been affected by it?

Terceiro parágrafo:

  • People could think that novels are not important anymore, because they are “old”. What centuries are they considered to be from?
  • The text mentions another important author, Dickens, saying that maybe, if he were alive, he would be replaced by another thing. What is it?
  • On the other hand, the text defends that novels are still important. What does a novel do with the reader?

Quarto parágrafo:

  • Who can change the situation of literature?
  • How can readers do that?

Glossary

Worrying picture: cenário preocupante

Great blow: grande golpe

This matters: isso importa

Writers: escritores

Readers: leitores

Tougher: mais difícil

At the very most: no máximo

Support themselves: sustentar a si mesmos

Remains: se mantém

Unleashes: revela

Own way: própria maneira

Picking up: pegar

Pleasures: prazeres

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Distribua uma cópia deste e do próximo slide para cada dupla de estudantes. Trata-se de uma comprehension task. Explique que as frases em negrito são os argumentos de cada um dos parágrafos (de 1 a 4) e que as opções da segunda coluna dizem respeito à justificativa que o editorial oferece para esses fatos. Peça que voltem para a leitura de cada parágrafo, buscando as palavras-chave que cada um grifou, a fim de conectar as frases com suas causas.

Resposta:

2 - 1 - 2 - 1 - 1 - 1

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Realizar a leitura de um editorial.

Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.

Orientações: Ao final da tarefa, corrija a atividade com a turma.

Conforme estudantes forem respondendo, pergunte: What words in the text made you interpret that? Ao final da correção, volte para as perguntas escritas no quadro.

Why does fiction literature need support?

(O segundo e o terceiro parágrafos - Questões 2 e 3 - são a chave para essa resposta: The global crisis affected people who cannot afford art anymore, people prefer playing or reading on cell phones to reading. Because of that, few writers can support themselves as artists, and readers are missing all the benefits of reading novels, such as living in other places through imagination.

Who should support fiction literature?

(No último parágrafo - Questão 4 - fica nítido que o texto defende que a resposta é “readers”)



Respostas:

3 - 4 - 3

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os ambientes digitais como recursos para chegar a múltiplos conteúdos, incluindo textos de opinião; que um desses gêneros reconhecidos seja o editorial, caracterizado como um texto de opinião que transmite o ponto de vista de um veículo encontrado online.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

Contents

  1. INPUT: Editorial
  2. OUTPUT: Comprehension task

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI07) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Nathália Gasparini

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


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