Plano de Aula

Plano de aula: Saúde e Meio Ambiente

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano apresenta uma proposta de atividade que aborda a relação entre a preservação ambiental e a manutenção da saúde e da qualidade de vida da população humana. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se, anteriormente, realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE09.

Este plano também pode ser considerado como encerramento de uma sequência de 10 planos de aulas (disponíveis nesta unidade da plataforma Nova Escola) para atender à habilidade da BNCC apresentada no slide.

Materiais necessários para a aula: equipamento audiovisual ou slides de contextualização impressos, texto informativo (disponível no material complementar deste plano), tarjetas de papel, folhas de sulfite para construção de painel de causas, consequências e soluções.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula e levante questionamentos sobre o tema:

  • Como podemos definir o que é saúde?
  • E o que é meio ambiente?
  • Quais problemas ambientais vocês conhecem?
  • Qual relação vocês acreditam que há entre saúde e meio ambiente?

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos, como protagonistas da construção dos conhecimentos. Assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”. Já meio ambiente possui uma variedade de conceitos. Neste momento, o importante é não se basear em uma ideia superficial, que se limite a entender meio ambiente como natureza. O objetivo é ter um olhar mais amplo, que envolva os elementos naturais, artificiais (construídos pelo homem), culturais e nossa relação com tais elementos que compõe tudo a nossa volta. Faça as intervenções necessárias de forma que, nesse momento inicial de participação, os alunos se aproximem dessas ideias.

Conteúdos relacionados