Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer algumas enfermidades causadas por bactérias. Verifique se anteriormente a esta aula já foi trabalhada alguma atividade relacionada às habilidades da BNCC:
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo.
(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Tais habilidades abordam a ação positiva das bactérias nas interações humanas. Nesta aula em questão os alunos serão levados a reconhecer as ações nocivas das bactérias.
Materiais necessários para a aula: Para a realização desta aula, serão necessários cópias de textos informativos, cópias das fichas dos enigmas bacterianos (recursos disponíveis no Material complementar deste plano) e equipamento audiovisual para projeção de vídeo.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos e dialogue com eles sobre:
- O que vocês sabem sobre as bactérias?
- E a palavra nociva, o que significa?
Verifique se as respostas versam sobre aspectos positivos ou nocivos da ação das bactérias.
- Vocês conhecem alguma ação positiva destes microrganismos?
Retome com os alunos que as bactérias têm ação importante nos processos de decomposição, produção de alguns alimentos e até mesmo no funcionamento de nossos intestinos.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Antes de passar o vídeo converse com os alunos preparando-os para ter um bom aproveitamento das informações.
As bactérias que têm ação nociva nos organismos são denominados agentes patógenos. Como as bactérias são seres vivos, elas lutam por sua sobrevivência e proliferação. As pessoas que possuem as bactérias causadoras de doenças em seu organismo são denominadas de “hospedeiras”, cada pessoa é um nova oportunidade de moradia e reprodução das bactérias.
Informe aos alunos que eles assistirão a um vídeo que mostrará um exemplo de bactéria causando ação nociva aos organismos. Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fDE5WVfxykQ&t=1s
Após a exibição do vídeo, pergunte aos alunos:
- Qual o nome da doença causada por bactéria, que foi demonstrada no vídeo?
- Alguém já ouviu falar em cólera? O que sabem sobre essa doença?
Converse com a sala sobre o reconhecimento da cólera como uma doença muito perigosa causada pela bactéria Vibrio cholerae. Chame a atenção dos alunos para a forma de transmissão desta doença. Informe aos alunos que a cólera é uma doença grave em diversas partes do mundo, principalmente em regiões mais pobres, como muitos países africanos, e que existe uma mobilização internacional para o combate a esta doença. Para saber mais acesse http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-10/plano-global-quer-reduzir-mortes-por-colera-no-mundo-em-90-ate-2030. Se não houver equipamento audiovisual para projeção do vídeo, o mesmo pode ser substituído pela leitura da reportagem indicada no link acima.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses. Durante a participação dos alunos pergunte se algum colega concorda ou discorda com o que foi dito, peça que complementem as opiniões uns dos outros, isso enriquece os argumentos no momento de participação. Faça intervenções com base nas seguintes indagações:
- O que as bactérias podem causar?
Surgindo a hipótese de doenças, questione:
- Como as pessoas podem ser infectadas pelas bactérias?
- Quais as ações nocivas que as bactérias causam no organismo?
Após dialogar sobre as questões, informe aos alunos que conhecerão mais sobre alguns exemplos de doenças causadas pelas bactérias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Diga aos alunos que vocês irão participar de um jogo chamado Enigma das bactérias, no qual os alunos serão investigadores, na tentativa de descobrir algumas doenças causadas por bactérias. Defina algum aluno para ser o guardião do tempo durante as etapas do jogo.
Informe aos alunos que o jogo é composto de textos informativos e fichas com quadros clínicos. O objetivo do jogo é que os investigadores descubram qual doença bacteriana é descrita em cada uma das situações. A primeira etapa do jogo consiste na preparação dos investigadores para realizar as descobertas. Esta preparação deve ser feita em duplas, com a leitura do texto informativo (disponível para impressão no Material complementar deste plano), com o objetivo de identificar e grifar as principais informações sobre cada doença: o nome da bactéria causadora, sintomas da doença, gravidade, formas de transmissão, prevenção e tratamento. Reserve 10 minutos para esta etapa.
Mão na massa
Orientações: Para a segunda etapa, junte algumas duplas para que sejam formados quatro grupos de alunos investigadores na sala. Cada grupo receberá uma ficha de caso clínico (disponível no Material complementar), tendo cerca de 3 minutos para descobrir qual a doença descrita na ficha. Serão disponibilizados quatro casos clínicos para análise dos alunos que deverão registrar no caderno o número da ficha e o nome da doença que o grupo acredita ser o diagnóstico do caso clínico analisado. Para esta etapa, utilize 12 minutos. Evidencie durante a atividade a importância da construção do conhecimento de forma coletiva e intervenha quando perceber que os alunos não conseguem interagir no grupo de forma construtiva.
Gabarito Enigmas bacterianos
Enigma bacteriano nº 1: Meningite.
Enigma bacteriano nº 2: Leptospirose.
Enigma bacteriano nº 3: Tétano.
Enigma bacteriano nº 4: Tuberculose.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Após as rodadas de verificação dos casos clínicos, os grupos deverão socializar oralmente os registros com os diagnósticos de cada caso clínico do enigma das bactérias. Havendo respostas diferentes entre os grupos para o mesmo caso clínico, questione:
- Quais aspectos vocês consideraram para chegar a esta conclusão?
- Faltou considerar alguma coisa presente na descrição do caso clínico?
Encerre a atividade retomando com os alunos a Questão disparadora, relembre algumas hipóteses apontada no início da aula e peça que façam um registro no caderno sobre a conclusão que a sala chegou sobre a questão.