Setembro Amarelo: quatro planos de aula para trabalhar saúde mental no Ensino Fundamental 1

Desde o começo da alfabetização é necessário trabalhar temas como empatia, diversidade e sentimentos que as crianças podem apresentar na escola

POR:
NOVA ESCOLA
Duas meninas sentadas em uma mesa de sala aula olham um livro e sorriem
Foto: Getty Images

Os primeiros anos do Ensino Fundamental são repletos de novidades e desafios: é nessa etapa da vida que a criança começa a ter uma noção de responsabilidade, horários e uma rotina mais regrada. As atividades começam a ser mais elaboradas.

Com uma geração cada vez mais conectada e ágil, podemos aproveitar esse momento para deixar clara a importância de uma boa saúde mental para um desenvolvimento educacional e social pleno. 

LEIA MAIS  Saúde mental na escola: por que cuidar dela?

Abordar o tema saúde mental nos primeiros anos não precisa ser complicado, há formas de mostrar a importância de entender os próprios sentimentos, respeitar as diferenças e trabalhar o autoconhecimento.

E, para ajudar você, professor, a organizar o seu trabalho nesse momento, separamos 4 planos de aula para trazer esses temas nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental.  Todos os planos foram elaborados pelo Time de Autores de Ciências da Nova Escola.

A beleza da diversidade (clique para baixar plano)

O plano tem como objetivo trabalhar o respeito à pluralidade étnica, cultural (como expressões linguísticas, religiosas, organizações familiares, tradições, costumes, etc.) e também sexual. 

Empatia e afetividade (clique para baixar plano)

Esse plano de aula auxilia o reconhecimento da empatia como atitude benéfica e importante para ações éticas, cooperativas e de respeito, além de trabalhar estratégias para combater atos discriminatórios. 

Emoções: o corpo fala (clique para baixar plano)

Para ajudar a trabalhar as diversas maneiras como o corpo humano pode se expressar e comunicar sentimentos, esse plano de aula trabalha habilidades como a comparação de características físicas entre os colegas, reconhece a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. 

Self: o nosso eu com os outros (clique para baixar plano)

O objetivo desse plano de aula é estimular momentos de reflexão e autoconhecimento sobre “quem sou” bem como as consequências do “ser” (cultura, família, personalidade, sonhos) nas relações que tecemos com o outro e com o mundo em que vivemos. 

Aprofunde sua leitura