Resolução da atividade - Mão na Massa (Mapa conceitual)
Plano de Aula
Plano de aula: Protozoários e enfermidades
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para que os estudantes possam reconhecer algumas enfermidades causadas por protozoários. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE05. Com a intenção de desenvolver uma postura investigativa para a construção dos conhecimentos, estimule a participação e a articulação de saberes entre os grupos de estudantes, favorecendo o protagonismo deles no processo de aprendizagem. Informe aos alunos que parte da aula será realizada com atividades em grupos e que há a necessidade de estabelecer alguns combinados para que a proposta seja produtiva.
Recomendamos que, antes da aula, o professor leia o artigo disponível em:
Materiais necessários para a aula: Artigo para a contextualização, textos informativos (disponíveis como material complementar deste plano) e equipamento de recurso visual ou impressão de slides para visualização das manchetes e imagens por toda a turma.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e resgate oralmente alguns conhecimentos que eles possuem sobre protozoários, a partir de algumas questões:
- O que vocês sabem sobre os protozoários?
- Alguém conhece o nome de alguma doença causada por protozoários?
- Como será que essas doenças podem ser adquiridas?
- Será que são doenças graves?
Este é um momento rico de levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Enquanto eles levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda do que foi dito e peça que os estudantes complementem as opiniões uns dos outros, isso enriquece os argumentos no momento de participação.