Resolução da atividade - Mão na Massa (Mapa conceitual)
Plano de Aula
Plano de aula: Protozoários e enfermidades
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para que os estudantes possam reconhecer algumas enfermidades causadas por protozoários. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE05. Com a intenção de desenvolver uma postura investigativa para a construção dos conhecimentos, estimule a participação e a articulação de saberes entre os grupos de estudantes, favorecendo o protagonismo deles no processo de aprendizagem. Informe aos alunos que parte da aula será realizada com atividades em grupos e que há a necessidade de estabelecer alguns combinados para que a proposta seja produtiva.
Recomendamos que, antes da aula, o professor leia o artigo disponível em:
Materiais necessários para a aula: Artigo para a contextualização, textos informativos (disponíveis como material complementar deste plano) e equipamento de recurso visual ou impressão de slides para visualização das manchetes e imagens por toda a turma.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e resgate oralmente alguns conhecimentos que eles possuem sobre protozoários, a partir de algumas questões:
- O que vocês sabem sobre os protozoários?
- Alguém conhece o nome de alguma doença causada por protozoários?
- Como será que essas doenças podem ser adquiridas?
- Será que são doenças graves?
Este é um momento rico de levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Enquanto eles levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda do que foi dito e peça que os estudantes complementem as opiniões uns dos outros, isso enriquece os argumentos no momento de participação.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o título desta publicação do site do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Se no levantamento de conhecimentos prévios não houver surgido como exemplo de enfermidade causada pelos protozoários a doença de chagas, traga essa informação para a turma. Dialogue com os alunos a partir das questões:
- Alguém já comeu açaí?
- Sabem de onde vem o açaí?
- De que forma o açaí pode ser uma forma de transmissão da doença de chagas?
Se entre as respostas para a segunda questão não surgir que o açaí é o fruto de uma palmeira característica da região norte do país, traga esta informação aos alunos. Permita que levantem hipóteses sobre a última questão, não corrija ou cerceie as respostas. Indague se os colegas concordam ou não com as opiniões, estimule que argumentem ou complementem as ideias e registre no quadro as palavras-chaves das hipóteses levantadas pelos alunos. Fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.
Leia para os alunos ou com eles o artigo disponível no link http://www.icb.ufrj.br/Revista-Bio-ICB/Materias-Anteriores/Pesquisa-associa-polpa-do-acai-a-transmissao-da-doenca-de-Chagas-332.html
Após a leitura, retome com os estudantes que, nesta situação, ocorreu uma transmissão oral, pois o protozoário Trypanossoma cruzi está presente nas fezes e no intestino do inseto barbeiro, e ele, ao ser triturado com o fruto do açaí, sem condições adequadas de higiene, passou a fazer parte da polpa do fruto, juntamente com os protozoários que viviam em seu organismo, que foiingerido pelas pessoas. Informe aos alunos que esta questão tem chamado a atenção da vigilância sanitária e dos serviços de saúde em todo o Brasil, devido ao alto índice de consumo de açaí, mas esclareça que essa não é a única forma de transmissão.
Contexto
Orientações: Mostre aos alunos as manchetes de algumas notícias que informam sobre a incidência de alguma enfermidades, como a doença de chagas, a malária e a toxoplasmose. Explore as informações contidas nas manchetes com especial atenção às regiões que se referem as notícias.
Informe aos alunos que vamos investigar sobre três doenças causadas por protozoários, para entendermos melhor as formas de transmissão, os sintomas e, principalmente, as formas de prevenção.
Reportagens disponíveis em:
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Informe aos alunos que a Doença de Chagas é uma das doenças causadas pelos protozoários, mas não é a única. Conte que durante essa aula eles irão conhecer mais algumas doenças ligadas aos protozoários, mas que uma questão importante para a manutenção da saúde da população é saber como podemos nos prevenir de doenças causadas por protozoários. Permita que eles levantem hipóteses para tal questionamento.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Informe aos alunos que as próximas etapas da aula serão feitas em grupos e que eles precisam realizar as atividades com atenção e comprometimento, pois, em um momento, eles serão aprendizes e, em outro, ensinarão seus colegas sobre o que aprenderam.
Para a primeira etapa do Mão na Massa, prevista para ocorrer em 10 minutos, divida a sala em três grupos, distribua um dos textos informativos sobre as doenças para cada grupo (disponíveis no material complementar deste plano). Informe aos alunos que eles deverão identificar no texto informações sobre as enfermidades, com objetivo de construir um mapa conceitual sobre a doença tratada no material que receberam. Mostre aos alunos o modelo da estrutura do mapa conceitual e solicite que cada grupo identifique em seus textos as seguintes informações, que deverão ser registradas no mapa conceitual.
- Nome do protozoário;
- Forma de contaminação;
- Presença de vetores e suas características;
- Sintomas;
- Formas de prevenção.
Oriente os alunos para que selecionem e registrem as informações de maneira objetiva e sintética, pois essa é uma das características dos mapas conceituais. Durante esta etapa, circule pelos grupos, verificando se os mapas conceituais estão sendo construídos corretamente e realizando as intervenções que julgar necessárias.
Mão na massa
Orientações: O mapa conceitual permite que os alunos desenvolvam a capacidade de síntese e façam a seleção das informações realmente relevantes para a compreensão do objeto de estudo. Favorece que os alunos tenham uma visão geral sobre o tema abordado, estruturando-o de forma lógica e hierarquizada, com unidades simples interconectadas. Comente que mapear conceitualmente um texto implica em reconhecer as ideias contidas nele e em reorganizá-las de maneira clara, facilitando assim a aprendizagem.
Logo depois de os grupos terem preenchido o mapa conceitual com informações sobre a doença pesquisada, reorganize os grupos de alunos, desta vez formando trios compostos por um integrante de cada grupo inicial, de forma que em todos os trios existam representantes com mapas conceituais das três doenças abordadas nos materiais.
Comente que, nesta nova etapa, os alunos irão trocar informações sobre as doenças pesquisadas. Diga que essa prática favorece a construção do protagonismo e autonomia nos alunos. Para esta etapa reserve 10 minutos de mão na massa.
Circule entre os grupos durante a atividade, mediando os diálogos, fazendo intervenções e auxiliando em alguma dificuldade. O modelo apresentado neste plano de aula é uma estrutura meramente ilustrativa, podendo ser formado por mais de um quadro por categoria, por exemplo para registrar as formas de contaminação da doença de chagas (as três formas podem ser colocadas em um mesmo quadro ou serem acrescentados mais dois para registrar um tipo de transmissão em cada quadro). O modelo de resolução está disponível no material complementar deste plano.
Mão na massa
Orientações: Essas são as mesmas imagens presentes nos textos informativos. Enquanto os alunos constroem o mapa conceitual, projete as imagens ou, se possível, imprima as fotos coloridas para mostrar aos alunos como são os protozoários e seus vetores, pois o reconhecimento visual, principalmente de vetores, é parte importante na prevenção.
Nos últimos cinco minutos do Mão na Massa, após todos os trios terem finalizado de preencher os mapas conceituais, faça uma retomada oral de todos os itens do mapa conceitual, a fim de corrigir possíveis erros, solicitando que os próprios alunos façam as correções necessárias em seus próprios mapas.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Os aspectos atitudinais são extremamente relevantes para atender à habilidade EF04CI08, a que se refere este plano. Além de reconhecer as enfermidades causadas por protozoários, é essencial a aprendizagem do conteúdo atitudinal para a promoção de saúde e de prevenção de doenças. Dessa forma, após a construção do mapa conceitual, evidencie com os alunos as formas de prevenção das doenças estudadas nesta atividade. As formas de prevenção, no caso de doenças causadas por protozoários, são diversas, porém, não dependem somente de atitudes individuais, mas também de ações coletivas de saúde pública. Assim, retome as formas de prevenção classificando-as como atitudes individuais e coletivas. Não há necessidade de separá-las por doenças, mas sim de realizar uma classificação geral relacionada aos protozoários. Solicite que os alunos registrem nos cadernos as atitudes de prevenção classificadas como individuais e coletivas.
Resolução da atividade - Mão na Massa (Mapa conceitual)
Atividade para impressão - Mão na Massa (Toxoplasmose)
Atividade para impressão - Mão na Massa (Mapa conceitual)
Atividade para impressão - Mão na Massa (Malária)
Atividade para impressão - Mão na Massa (Doença de Chagas)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs ou Apresentações.
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, por Google meet ou Zoom, inserindo o trabalho sugerido nos slides 2, 3 e 4 do “contexto”. Projete as reportagens sugeridas e faça pausas para as perguntas.
Você pode abrir um chat, para que as crianças enviem perguntas e participem de forma mais ativa.
Partilhe a “questão disparadora”, fazendo a pergunta sugerida. Caso você tenha aplicado a aula 1 dessa sequência, os alunos podem começar a apontar algumas respostas.
Mão na massa
Ainda em vídeo, projete ou reproduza o slide 6, que trata sobre o trabalho em grupos. Deixe os grupos previamente divididos e partilhe os textos de trabalho que estão no material complementar do plano. Você pode partilhar os materiais em documentos colaborativos, como Google Apresentações ou Docs, e os alunos podem grifar as informações solicitadas, que serão usadas no mapa conceitual.
Organize a videochamada, para que cada grupo tenha 10 minutos para discutir, e acompanhe essa discussão. Faça questionamentos para auxiliar na construção de conhecimento dos grupos.
Para facilitar a interação dos estudantes, faça uma alteração na 2ª parte do mão na massa. Projete o mapa conceitual e convoque alunos de cada grupo para apresentarem as conclusões. Na seqUência, preencha o mapa com as informações fornecidas.
Sistematização
Partilhe as informações do slide 9 e peça aos alunos para elencarem as duas formas de prevenção de doenças causadas por protozoários. Discutam o tema e peça para eles registrarem as aprendizagens no caderno.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a conversarem com os alunos sobre as aprendizagens do dia.
Protozoários e enfermidades
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar algumas doenças causadas por protozoários, comparando formas de transmissão e reconhecendo o papel dos vetores e da qualidade do meio ambiente como fatores de proliferação de algumas delas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
Professor-autor: Maria Cristina Muñoz Franco
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para que os estudantes possam reconhecer algumas enfermidades causadas por protozoários. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE05. Com a intenção de desenvolver uma postura investigativa para a construção dos conhecimentos, estimule a participação e a articulação de saberes entre os grupos de estudantes, favorecendo o protagonismo deles no processo de aprendizagem. Informe aos alunos que parte da aula será realizada com atividades em grupos e que há a necessidade de estabelecer alguns combinados para que a proposta seja produtiva.
Recomendamos que, antes da aula, o professor leia o artigo disponível em: