Plano de Aula

Plano de aula: Protozoários e enfermidades

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para que os estudantes possam reconhecer algumas enfermidades causadas por protozoários. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE05. Com a intenção de desenvolver uma postura investigativa para a construção dos conhecimentos, estimule a participação e a articulação de saberes entre os grupos de estudantes, favorecendo o protagonismo deles no processo de aprendizagem. Informe aos alunos que parte da aula será realizada com atividades em grupos e que há a necessidade de estabelecer alguns combinados para que a proposta seja produtiva.

Recomendamos que, antes da aula, o professor leia o artigo disponível em:

http://www.icb.ufrj.br/Revista-Bio-ICB/Materias-Anteriores/Pesquisa-associa-polpa-do-acai-a-transmissao-da-doenca-de-Chagas-332.html

Materiais necessários para a aula: Artigo para a contextualização, textos informativos (disponíveis como material complementar deste plano) e equipamento de recurso visual ou impressão de slides para visualização das manchetes e imagens por toda a turma.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e resgate oralmente alguns conhecimentos que eles possuem sobre protozoários, a partir de algumas questões:

  • O que vocês sabem sobre os protozoários?
  • Alguém conhece o nome de alguma doença causada por protozoários?
  • Como será que essas doenças podem ser adquiridas?
  • Será que são doenças graves?

Este é um momento rico de levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Enquanto eles levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda do que foi dito e peça que os estudantes complementem as opiniões uns dos outros, isso enriquece os argumentos no momento de participação.