Plano de Aula

Plano de aula: Vacinas: reforços à imunidade dos organismos

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer a forma de ação das vacinas no organismo e a importância das campanhas de vacinação. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE07, no qual os alunos compreendem como funciona o sistema imunológico inato para, nesta aula, compreenderem a imunidade adquirida. Para saber mais sobre imunização e vacinas, recomendamos a leitura prévia do seguinte material: https://sbim.org.br/images/books/imunizacao-tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-170810.pdf.

Materiais necessários para a aula: Solicitar anteriormente aos alunos que tragam para a aula a carteirinha de vacinação. Equipamento audiovisual ou texto impresso dos artigos alternativos aos vídeos. Cartolinas e materiais para confecção de cartazes ou panfletos.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize a turma em um círculo e converse com as crianças sobre o que já sabem a respeito do assunto imunidade. Retome com os alunos algumas características do sistema imunológico inato, resgatando alguns conceitos abordados no plano CIE_06VE07. Em seguida, pergunte a eles:

  • Quem aqui já tomou vacinas?
  • Será que existe vacina contra todas as doenças?
  • Somente os seres humanos tomam vacinas?
  • O que vocês sabem sobre as vacinas?
  • Como as vacinas funcionam em nosso organismo?

Este é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os alunos participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que suas contribuições serão acolhidas. Registre no quadro as ideias-chave que surgirem durante esta etapa, para que sejam revisitadas durante o desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as hipóteses iniciais dos alunos sobre o tema.