Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo os planos CIE4_0602 e CIE4_0603, pois introduz o conceito de vírus.
Optamos por não introduzir a questão sobre vírus serem seres vivos ou não. Se tal dúvida surgir no decorrer da atividade, nossa sugestão é que se esclareça para as crianças que esta é uma discussão que está ainda ocorrendo entre os cientistas. Alguns consideram os vírus como seres vivos e outros não. Apesar de não termos uma definição sobre essa questão, já sabemos muito sobre a relação entre os vírus e os organismos vivos, e esse será o tema da discussão.
Durante o desenvolvimento da aula, se houver a necessidade de abordar o conceito de célula, pode-se trazer a ideia de célula como a menor parte viva de nosso corpo. O aprofundamento no conceito de célula se dará em abordagens posteriores.
Materiais necessários para a aula: Para a pesquisa da seção “Mão na Massa” disponibilize aos alunos textos informativos e modelo de ficha técnica para ser preenchido (disponíveis no material complementar desta aula) ou equipamento tecnológicos (computador, tablet, smartphone).
Fontes para pesquisa para alunos e professor:
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-os-virus-vivem-no-corpo-humano-organismo-seres-celulas-alimento-hospedeiro-multiplicacao-destruicao-doencas-gripe-febre-amarela-saude.phtml#.WuZhJogvxPZ
https://www.smartkids.com.br/trabalho/virus-e-bacterias
https://www.estudokids.com.br/o-que-e-o-virus/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/virus.php
https://novaescola.org.br/conteudo/1155/o-que-e-um-virus-de-computador
https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-funciona-um-virus-de-computador/
http://www.esj.eti.br/IFTM/Disciplinas/Grau02/OCS/OCS_Unidade_03.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são vírus. Comente que irão conhecer algumas características dos vírus e faça algumas indagações aos alunos para incentivar a participação neste diálogo inicial:
- Alguém já ouviu falar sobre vírus?
- Quando vocês ouviram falar sobre vírus?
- Com quais situações a ideia de vírus está relacionada?
Neste momento, os alunos poderão apresentar respostas voltadas tanto para a identificação de vírus biológico como também de vírus de computador. Permita que eles explorem essas diferentes conotações do uso do mesmo termo.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a situação vivida pelo personagem Cauê e questione os alunos se alguém já passou por alguma situação semelhante a essa. Peça que os alunos compartilhem suas experiências. Você pode instigá-los a continuar pensando e a diagnosticar o que já sabem sobre o assunto, fazendo questões como:
- O que os vírus de computador podem causar?
- Existe alguma forma de se proteger ou combater esses vírus de computador?
- Vocês já ouviram falar em vírus de outras formas, não somente relacionados ao computador?
- O que você sabe sobre os vírus?
As intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos. Fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las conforme a dinâmica da sala.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses e socializem com a turma. Havendo necessidade, retome alguns questionamentos feitos no contexto, introduzindo a relação nominal com os vírus biológicos, questionando:
- Por que os pesquisadores utilizaram o termo “vírus” para nominar esses problemas?
Este é um momento rico para o levantamento de hipóteses a partir de conhecimentos prévios. É importante não corrigir ou cercear as respostas. Enquanto os alunos levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda com o que foi dito, peça que complementem as opiniões uns dos outros.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas para a realização da pesquisa e levantamento de informações. Informe-os que algumas duplas irão pesquisar informações sobre vírus de computador, outras sobre vírus biológico, e que será necessário preencher a ficha técnica sobre as características dos vírus. Para isso, o professor poderá disponibilizar os textos informativos ou utilizar computadores e tablets para que os alunos pesquisem essas informações. Circule pela sala e observe como os alunos interagem em dupla. Evidencie, durante a atividade, a importância da construção do conhecimento de forma coletiva e intervenha quando perceber que os alunos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções e faça questionamentos como, por exemplo:
- Vocês já encontraram os efeitos causados nos organismos quando infectados pelos vírus?
- Estão atentos às formas de contaminação?
- Será que os vírus são independentes, conseguem fazer tudo sozinhos?
- Perceberam se os textos indicam formas de combate aos vírus?
- Estão conseguindo encontrar as informações juntos?
Materiais necessários: Textos informativos e modelo de ficha técnica (encontrados no material complementar deste plano). Caso a escola disponha de equipamentos eletrônicos com acesso à internet, como computadores ou tablets, utilizá-los para que os alunos acessem os textos informativos e sites, além de preencham a ficha técnica com as informações encontradas.
Mão na massa
Orientações: Depois de preenchida a ficha técnica, organize quartetos formados por alunos que pesquisaram tipos diferentes de vírus. O objetivo desta etapa da atividade é que os alunos estabeleçam a relação entre as características dos vírus biológicos e dos de computador. Circule pela sala, observando a interação dos grupos. Intervenha se perceber que os alunos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções e faça questionamentos para estimular a conversa.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Retome com os alunos a questão disparadora a fim de organizar os conhecimentos adquiridos. Solicite que os alunos socializem as informações estabelecendo comparação entre as características dos vírus de computador e vírus biológico. Compare as respostas com as hipóteses iniciais, construindo uma relação entre as características que levaram os problemas no computador a serem denominados de vírus. Seja o escriba da turma, registrando no quadro ou em cartaz as principais características dos vírus, com ênfase na transmissão de doenças.
Sistematização
Orientações: Esta tabela foi criada como uma situação hipotética de construção coletiva com base nas informações obtidas através das pesquisas e poderá ser utilizada como base para construção do registro da sala, ou até mesmo para que os alunos possam comparar a tabela construída coletivamente com as informações contidas nesta.
Sistematização
Orientações: Esta tabela foi criada como uma situação hipotética de construção coletiva com base nas informações obtidas através das pesquisas e poderá ser utilizada como base para construção do registro da sala, ou até mesmo para que os alunos possam comparar a tabela construída coletivamente com as informações contidas nesta.