Atividade para impressão - Mão na Massa - O que são vírus
Plano de Aula
Plano de aula: O que são vírus?
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo os planos CIE4_0602 e CIE4_0603, pois introduz o conceito de vírus.
Optamos por não introduzir a questão sobre vírus serem seres vivos ou não. Se tal dúvida surgir no decorrer da atividade, nossa sugestão é que se esclareça para as crianças que esta é uma discussão que está ainda ocorrendo entre os cientistas. Alguns consideram os vírus como seres vivos e outros não. Apesar de não termos uma definição sobre essa questão, já sabemos muito sobre a relação entre os vírus e os organismos vivos, e esse será o tema da discussão.
Durante o desenvolvimento da aula, se houver a necessidade de abordar o conceito de célula, pode-se trazer a ideia de célula como a menor parte viva de nosso corpo. O aprofundamento no conceito de célula se dará em abordagens posteriores.
Materiais necessários para a aula: Para a pesquisa da seção “Mão na Massa” disponibilize aos alunos textos informativos e modelo de ficha técnica para ser preenchido (disponíveis no material complementar desta aula) ou equipamento tecnológicos (computador, tablet, smartphone).
Fontes para pesquisa para alunos e professor:
https://www.smartkids.com.br/trabalho/virus-e-bacterias
https://www.estudokids.com.br/o-que-e-o-virus/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/virus.php
https://novaescola.org.br/conteudo/1155/o-que-e-um-virus-de-computador
https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-funciona-um-virus-de-computador/
http://www.esj.eti.br/IFTM/Disciplinas/Grau02/OCS/OCS_Unidade_03.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são vírus. Comente que irão conhecer algumas características dos vírus e faça algumas indagações aos alunos para incentivar a participação neste diálogo inicial:
- Alguém já ouviu falar sobre vírus?
- Quando vocês ouviram falar sobre vírus?
- Com quais situações a ideia de vírus está relacionada?
Neste momento, os alunos poderão apresentar respostas voltadas tanto para a identificação de vírus biológico como também de vírus de computador. Permita que eles explorem essas diferentes conotações do uso do mesmo termo.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a situação vivida pelo personagem Cauê e questione os alunos se alguém já passou por alguma situação semelhante a essa. Peça que os alunos compartilhem suas experiências. Você pode instigá-los a continuar pensando e a diagnosticar o que já sabem sobre o assunto, fazendo questões como:
- O que os vírus de computador podem causar?
- Existe alguma forma de se proteger ou combater esses vírus de computador?
- Vocês já ouviram falar em vírus de outras formas, não somente relacionados ao computador?
- O que você sabe sobre os vírus?
As intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos. Fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las conforme a dinâmica da sala.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses e socializem com a turma. Havendo necessidade, retome alguns questionamentos feitos no contexto, introduzindo a relação nominal com os vírus biológicos, questionando:
- Por que os pesquisadores utilizaram o termo “vírus” para nominar esses problemas?
Este é um momento rico para o levantamento de hipóteses a partir de conhecimentos prévios. É importante não corrigir ou cercear as respostas. Enquanto os alunos levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda com o que foi dito, peça que complementem as opiniões uns dos outros.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas para a realização da pesquisa e levantamento de informações. Informe-os que algumas duplas irão pesquisar informações sobre vírus de computador, outras sobre vírus biológico, e que será necessário preencher a ficha técnica sobre as características dos vírus. Para isso, o professor poderá disponibilizar os textos informativos ou utilizar computadores e tablets para que os alunos pesquisem essas informações. Circule pela sala e observe como os alunos interagem em dupla. Evidencie, durante a atividade, a importância da construção do conhecimento de forma coletiva e intervenha quando perceber que os alunos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções e faça questionamentos como, por exemplo:
- Vocês já encontraram os efeitos causados nos organismos quando infectados pelos vírus?
- Estão atentos às formas de contaminação?
- Será que os vírus são independentes, conseguem fazer tudo sozinhos?
- Perceberam se os textos indicam formas de combate aos vírus?
- Estão conseguindo encontrar as informações juntos?
Materiais necessários: Textos informativos e modelo de ficha técnica (encontrados no material complementar deste plano). Caso a escola disponha de equipamentos eletrônicos com acesso à internet, como computadores ou tablets, utilizá-los para que os alunos acessem os textos informativos e sites, além de preencham a ficha técnica com as informações encontradas.
Mão na massa
Orientações: Depois de preenchida a ficha técnica, organize quartetos formados por alunos que pesquisaram tipos diferentes de vírus. O objetivo desta etapa da atividade é que os alunos estabeleçam a relação entre as características dos vírus biológicos e dos de computador. Circule pela sala, observando a interação dos grupos. Intervenha se perceber que os alunos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções e faça questionamentos para estimular a conversa.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Retome com os alunos a questão disparadora a fim de organizar os conhecimentos adquiridos. Solicite que os alunos socializem as informações estabelecendo comparação entre as características dos vírus de computador e vírus biológico. Compare as respostas com as hipóteses iniciais, construindo uma relação entre as características que levaram os problemas no computador a serem denominados de vírus. Seja o escriba da turma, registrando no quadro ou em cartaz as principais características dos vírus, com ênfase na transmissão de doenças.
Sistematização
Orientações: Esta tabela foi criada como uma situação hipotética de construção coletiva com base nas informações obtidas através das pesquisas e poderá ser utilizada como base para construção do registro da sala, ou até mesmo para que os alunos possam comparar a tabela construída coletivamente com as informações contidas nesta.
Sistematização
Orientações: Esta tabela foi criada como uma situação hipotética de construção coletiva com base nas informações obtidas através das pesquisas e poderá ser utilizada como base para construção do registro da sala, ou até mesmo para que os alunos possam comparar a tabela construída coletivamente com as informações contidas nesta.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs ou Apresentações.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Contexto e questão disparadora
Grave um vídeo curto para a turma, por Loom ou hangouts, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2 e 3 do “contexto”. Partilhe a “questão disparadora”, de modo a deixar o grupo curioso. Peça para que registrem as hipóteses. Se tratar da Pandemia de Covid 19, essa aula pode ser muito rica.
Mão na massa
Ainda por vídeo, informe os alunos sobre a pesquisa a ser realizada. Nessa etapa, faça a atividade de forma individual. Envie os textos e a ficha técnica para cada um dos alunos via e-mail, Whatsapp ou Classroom.
Marque uma data de entrega para seu grupo e faça uma videochamada, via Zoom ou Google meet. No momento síncrono, converse com os alunos sobre o tema pesquisado e faça as perguntas orientadoras dos slides 5 e 6. Explique que agora deverão se organizar em grupos para trabalhar as informações pesquisadas.
Deixe grupos previamente selecionados e explique que cada um pode conversar por WhatsApp para concluir a segunda parte da atividade.
Como sugestão, faça uma adaptação à aula e proponha um documento colaborativo, via Google Docs ou Apresentações, onde os grupos possam trabalhar. Compartilhe, neste documento, as tabelas, ou faça alguma alteração que julgar necessária. Deixe as tabelas já nomeadas de acordo com os grupos. Permaneça online para auxiliar os grupos e deixe o documento de trabalho aberto.
Sistematização
Marque um tempo para a atividade ser realizada e, ainda em videochamada, retome os documentos compartilhados. Peça para que um integrante de cada grupo apresente as descobertas. Feche a aula com a leitura dos slides 8 e 9, reveja os conceitos trabalhados, faça um gancho com a pandemia do Covid-19 e tire as dúvidas que ainda persistirem.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução das pesquisas e contatos com os colegas, via Whatsapp, para executarem os trabalhos.
O que são vírus?
4° ANO
Objetivos de aprendizagem
Identificar as características dos vírus, associando-os à transmissão de doenças.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Cristina Muñoz Franco
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido