Plano de Aula

Plano de aula: O que são vírus?

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo os planos CIE4_0602 e CIE4_0603, pois introduz o conceito de vírus.

Optamos por não introduzir a questão sobre vírus serem seres vivos ou não. Se tal dúvida surgir no decorrer da atividade, nossa sugestão é que se esclareça para as crianças que esta é uma discussão que está ainda ocorrendo entre os cientistas. Alguns consideram os vírus como seres vivos e outros não. Apesar de não termos uma definição sobre essa questão, já sabemos muito sobre a relação entre os vírus e os organismos vivos, e esse será o tema da discussão.

Durante o desenvolvimento da aula, se houver a necessidade de abordar o conceito de célula, pode-se trazer a ideia de célula como a menor parte viva de nosso corpo. O aprofundamento no conceito de célula se dará em abordagens posteriores.

Materiais necessários para a aula: Para a pesquisa da seção “Mão na Massa” disponibilize aos alunos textos informativos e modelo de ficha técnica para ser preenchido (disponíveis no material complementar desta aula) ou equipamento tecnológicos (computador, tablet, smartphone).

Fontes para pesquisa para alunos e professor:

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-os-virus-vivem-no-corpo-humano-organismo-seres-celulas-alimento-hospedeiro-multiplicacao-destruicao-doencas-gripe-febre-amarela-saude.phtml#.WuZhJogvxPZ

https://www.smartkids.com.br/trabalho/virus-e-bacterias

https://www.estudokids.com.br/o-que-e-o-virus/

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/virus.php

https://novaescola.org.br/conteudo/1155/o-que-e-um-virus-de-computador

https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-funciona-um-virus-de-computador/

http://www.esj.eti.br/IFTM/Disciplinas/Grau02/OCS/OCS_Unidade_03.pdf

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são vírus. Comente que irão conhecer algumas características dos vírus e faça algumas indagações aos alunos para incentivar a participação neste diálogo inicial:

  • Alguém já ouviu falar sobre vírus?
  • Quando vocês ouviram falar sobre vírus?
  • Com quais situações a ideia de vírus está relacionada?

Neste momento, os alunos poderão apresentar respostas voltadas tanto para a identificação de vírus biológico como também de vírus de computador. Permita que eles explorem essas diferentes conotações do uso do mesmo termo.

Conteúdos relacionados