Plano de Aula

Plano de aula: Prevenção da transmissão de vírus

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer os vírus como transmissores de gripes. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se, anteriormente, realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE01.

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos, assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

Com a sala organizada em círculo, informe que a aula terá momentos de participação intensa dos alunos e que há a necessidade de alguma organização e combinados para que a proposta seja produtiva, como definir alguns alunos - cerca de três - para ser escribas e registrar as principais falas dos colegas, assim como um guardião do tempo, para gerir o tempo de cada etapa da atividade.

Para conhecer um pouco mais sobre o conteúdo conceitual abordado nesta aula recomendamos https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/infectious-diseases/influenza/v/what-is-the-flu

https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/gripes-e-resfriados/

Materiais necessários para a aula: Equipamentos audiovisuais para projeção de vídeo ou textos informativos sugeridos nos links.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Com a sala organizada em círculo apresente o título da aula e dialogue com base em questões como:

  • Você já esteve gripado? O que você sentiu?
  • Existe diferença entre gripe e resfriado?
  • Com que frequência as pessoas ficam gripadas?
  • Por que as pessoas têm tantos episódios de gripe durante a vida?
  • Vocês têm visto alguma notícia ou informações sobre a gripe?

No título da aula, a palavra gripes está no plural, questione os alunos sobre a presença da letra “s” na palavra, questione:

  • Vocês acham que foi um erro no momento da digitação ou a palavra poderia estar no plural? Peça que os alunos justifiquem sua opinião.

ATENÇÃO: Neste momento, os alunos escribas já devem registrar as ideias-chave da participação dos alunos.

Conteúdos relacionados