Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Gravação de aulas: Loom ou Google Meet.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, por Hangouts ou Zoom, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2, 3 e 4 do “contexto”. Projete os gráficos e infográficos com os alunos, analise as informações, faça os questionamentos e ouça as respostas deles.
Partilhe a “questão disparadora” com a turma. Se você aplicou outras aulas dessa sequência, é provável que os alunos já estejam bem familiarizados com o tema e dêem respostas bem assertivas.
Mão na massa
Para a primeira parte do “mão na massa”, partilhe o vídeo proposto no slide 6 com os alunos (disponível aqui), para que assistam em outro momento, ou projete-o durante a aula, para que todos vejam juntos.
A sugestão para execução da 2ª parte do “mão na massa” é que o jogo seja feito em grupos maiores com sua interação.
Peça para que cada aluno construa placas com as opções: "Concordo", "Tenho dúvidas" e "Muito pelo contrário".
Marque o tempo máximo de 5 a 8 minutos com cada grupo, você pode dividir a turma em 3 partes. O jogo deve ser conduzido por você. Leia as frases e peça aos alunos que levantem as placas.
Os alunos que, por ventura, não possuírem câmera, podem verbalizar. Havendo opiniões divergentes, converse com os estudantes de modo que cheguem a uma opinião comum.
Repita esse processo com os outros 2 grupos e, na sequência, reúna todos os alunos.
Sistematização
Ainda em videochamada, retome o jogo com os grupos. Questione-os sobre as aprendizagens acerca do tema e proponha que escrevam um texto coletivo. Registre o texto em tela compartilhada e, na sequência, peça aos alunos que copiem as informações no caderno.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a conversarem com os alunos sobre as aprendizagens do dia.