12970
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Estruturação de textos argumentativos

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estruturação de textos argumentativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: ING9_07UND05
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2292/estruturacao-de-textos-argumentativos

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
- Para compartilhar as produções, use algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, vocês podem usar o Kahoot para a atividade de Output.

Context
Envie aos alunos o slide do Context (encontrado aqui). Peça para que respondam à pergunta do primeiro slide, podendo ser no próprio WhatsApp (embora seja um momento assíncrono). Oriente-os para que anotem as respostas das perguntas do slide 2, a) e b).

Envie o link do vídeo, ou faça download e encaminhe o arquivo para que possam fazer a atividade.

Em seguida, envie o slide apresentando o objetivo da aula.

Input (momento síncrono)
Tempo sugerido: 20 minutos
Envie previamente as duas imagens que serão trabalhadas na aula para os alunos. Informe-os que deverão analisar ambas, e que haverá uma discussão na aula a respeito.

Durante o momento síncrono, siga as orientações do plano de aula para esta atividade. Estimule sempre que respondam, seja verbalizando, seja pelo chat.

Ao final, explique brevemente a atividade de Output e envie o material de apoio (encontrado aqui).

Output - (momento síncrono)
Peça para os alunos montarem esta atividade em duplas no Kahoot.

O Kahoot será feito da seguinte forma: Monte um slide do jogo para cada par de alunos. Por exemplo: se na sua turma houver 28 alunos (14 pares), monte 14 slides iguais. Cada slide terá as 4 imagens da folha de Output como opção de resposta.

Durante o Output, cada dupla irá ler a resposta solicitada no item 1 da worksheet ("Read your keywords, sentences, and questions to your classmates and have them guess which picture you picked"). A dupla lê e a classe responde no Kahoot a qual imagem se refere.

Para a exibição do item 2 da worksheet ("Now use the picture that you have chosen and your writings to create a photo report or an infographic") peça aos alunos para montarem seus trabalhos e apresentarem no Instagram, blog da classe, ou TikTok.

Feedback
Envie o slide de feedback. E peça para que respondam às seguintes perguntas: "Why is it important to adequately understand a genre? What persuasive element did you use in your photo report or infographic?".

Convite às famílias
As famílias podem ajudar na elaboração das ideias do texto, inclusive fornecendo fotos antigas de algum lugar, animais, etc., dependendo do tema que foi escolhido para a produção escrita final (Output).

Sugestão Enviada Por: Ana Lígia e Sandra Durazzo


Código: ING9_07UND05

(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas