12831
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Analisando a cobertura vacinal da escola

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Analisando a cobertura vacinal da escola

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre a investigação da cobertura vacinal na escola e deve trabalhado posteriormente ao CIE7_10VE08.

Materiais necessários para a aula: Material para anotações como cadernos, folhas, canetas e lápis e material para produção de tabelas, gráficos e esquemas como régua, transferidor e compasso.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Relembre-os que, na aula anterior, eles planejaram e executaram a pesquisa sobre a cobertura vacinal na escola e diga que hoje irão trabalhar com os dados que foram coletados.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Esse contexto propõe que, antes de pedir aos alunos para tabular e analisar os dados, todos possam exercitar esse movimento em conjunto de forma rápida. Assim, passando pelas perguntas “Como este gráfico foi construído?”, “O que podemos inferir através da análise desse gráfico?” e

“Quais as possíveis conclusões?”, discuta com os alunos que os dados foram obtidos e analisados pelo IBGE e também foram retirados de entrevistas e questionários, depois foram transferidos os números obtidos para um gráfico, tornando visível os resultados. Pode-se inferir, assim, que a desnutrição, principal causa do déficit de altura e de peso esteve em queda desde 1974 até hoje, enquanto a obesidade seguiu o caminho contrário, aumentando muito sua taxa na população. Outras informações sobre essa análise, que podem ajudar nessa discussão estão no artigo: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?busca=1&id=1&idnoticia=1699&t=pof-20082009-desnutricao-cai-peso-criancas-brasileiras-ultrapassa-padrao-internacional&view=noticia

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste caso a questão disparadora não tem a intenção do levantamento de hipóteses, mas de guiar os alunos sobre movimento farão durante esta aula: analisar os dados sobre a cobertura vacinal da escola que eles mesmos coletaram por meio de uma pesquisa na aula anterior.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Repasse com os alunos os movimentos para a análise de uma pesquisa, pedindo que sigam os passos descritos no slide. Se estiverem trabalhando em pequenos grupos, como sugerido na aula passada, ande por esses grupos guiando os estudantes na tabulação dos dados, sugerindo o melhor tipo de gráfico para cada pesquisa. Por exemplo, um gráfico de barras pode ser interessante para comparar índices de diferentes salas, mas não para comparar apenas duas variáveis, sendo nesse caso mais interessante talvez um gráfico de pizza. Peça que eles relatem para você, o que estão descobrindo, assim, eles precisarão formular frases sobre as descobertas. Ouça e faça os ajustes necessários, como apontar erros de raciocínio ou na elaboração de uma conclusão. Para a conclusão, é interessante que os alunos relacionem os dados encontrados na escola com aquilo que já aprenderam sobre vacinação e saúde pública no Brasil. Peça que um dos membros de cada grupo registre resultados e conclusões por escrito para, em seguida, compartilhar com a classe.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento, peça que cada grupo exponha seus dados, gráficos, esquemas, resultados e conclusões para toda a sala, de forma que as equipes possam comparar com seus próprios dados. Faça um resumo do que for apresentado em um caderno ou no quadro, para organizar uma discussão de encerramento, a fim de que os estudantes respondam à questão disparadora “O que significam os dados sobre a cobertura vacinal da escola?”. Neste momento final, é interessante também questionar: Precisamos agir frente a esses dados? Seria necessária alguma campanha de vacinação na escola?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre a investigação da cobertura vacinal na escola e deve trabalhado posteriormente ao CIE7_10VE08.

Materiais necessários para a aula: Material para anotações como cadernos, folhas, canetas e lápis e material para produção de tabelas, gráficos e esquemas como régua, transferidor e compasso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Relembre-os que, na aula anterior, eles planejaram e executaram a pesquisa sobre a cobertura vacinal na escola e diga que hoje irão trabalhar com os dados que foram coletados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Esse contexto propõe que, antes de pedir aos alunos para tabular e analisar os dados, todos possam exercitar esse movimento em conjunto de forma rápida. Assim, passando pelas perguntas “Como este gráfico foi construído?”, “O que podemos inferir através da análise desse gráfico?” e

“Quais as possíveis conclusões?”, discuta com os alunos que os dados foram obtidos e analisados pelo IBGE e também foram retirados de entrevistas e questionários, depois foram transferidos os números obtidos para um gráfico, tornando visível os resultados. Pode-se inferir, assim, que a desnutrição, principal causa do déficit de altura e de peso esteve em queda desde 1974 até hoje, enquanto a obesidade seguiu o caminho contrário, aumentando muito sua taxa na população. Outras informações sobre essa análise, que podem ajudar nessa discussão estão no artigo: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?busca=1&id=1&idnoticia=1699&t=pof-20082009-desnutricao-cai-peso-criancas-brasileiras-ultrapassa-padrao-internacional&view=noticia

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste caso a questão disparadora não tem a intenção do levantamento de hipóteses, mas de guiar os alunos sobre movimento farão durante esta aula: analisar os dados sobre a cobertura vacinal da escola que eles mesmos coletaram por meio de uma pesquisa na aula anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Repasse com os alunos os movimentos para a análise de uma pesquisa, pedindo que sigam os passos descritos no slide. Se estiverem trabalhando em pequenos grupos, como sugerido na aula passada, ande por esses grupos guiando os estudantes na tabulação dos dados, sugerindo o melhor tipo de gráfico para cada pesquisa. Por exemplo, um gráfico de barras pode ser interessante para comparar índices de diferentes salas, mas não para comparar apenas duas variáveis, sendo nesse caso mais interessante talvez um gráfico de pizza. Peça que eles relatem para você, o que estão descobrindo, assim, eles precisarão formular frases sobre as descobertas. Ouça e faça os ajustes necessários, como apontar erros de raciocínio ou na elaboração de uma conclusão. Para a conclusão, é interessante que os alunos relacionem os dados encontrados na escola com aquilo que já aprenderam sobre vacinação e saúde pública no Brasil. Peça que um dos membros de cada grupo registre resultados e conclusões por escrito para, em seguida, compartilhar com a classe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento, peça que cada grupo exponha seus dados, gráficos, esquemas, resultados e conclusões para toda a sala, de forma que as equipes possam comparar com seus próprios dados. Faça um resumo do que for apresentado em um caderno ou no quadro, para organizar uma discussão de encerramento, a fim de que os estudantes respondam à questão disparadora “O que significam os dados sobre a cobertura vacinal da escola?”. Neste momento final, é interessante também questionar: Precisamos agir frente a esses dados? Seria necessária alguma campanha de vacinação na escola?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano