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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Do que a atmosfera é feita: os componentes do ar

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Do que a atmosfera é feita: os componentes do ar

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta é considerada a segunda aula, pois pressupõe que o conceito de atmosfera já foi trabalhado com os alunos neste ano. A habilidade da BNCC diretamente relacionada a este plano é a EF05CI03-Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

Para maiores informações sobre componentes da atmosfera o texto do link a seguir deve ser lido: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. As camadas da atmosfera serão trabalhadas em um plano específico.

Materiais necessários para a aula: Atividade impressa “jogo ciclos biogeoquímicos”, dados, peões de jogo de tabuleiro.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Coloque os alunos em grupos de 4-5 alunos. Leia com os alunos o slide projetado ou escreva o título da aula no quadro. Pergunte aos alunos o que eles acreditam que tem no ar. Algumas das respostas esperadas são: “Gases”, “Nuvem”, “Poluição”. Explore as respostas perguntando: “Quais gases?” e “A nuvem é feita de que?”.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Retome o conceito de atmosfera como camada de gases que envolve o planeta Terra. Lembre-os que em outros astros celestes também existe atmosfera, como Vênus e Marte.

Peça que os alunos citem as diferenças entre as imagens. Fale o nome dos compostos que eles não souberem NH3=Amoníaco, H2=Gás Hidrogênio, H2O=Água, CO=Monóxido de Carbono, CO2=Dióxido de Carbono, N2=Gás Nitrogênio, CH4=Metano, GN=Gases Nobres e O2= Gás Oxigênio. Destaque a diferença no tamanho das esferas, que simbolizam as quantidades dos gases, mesmo tendo alguns gases iguais, ocorreu mudança nas suas quantidades. Mas tem os que não tiveram alteração.

Destaque também que na Terra primitiva não tinham seres vivos, então eles não influenciavam a atmosfera primitiva como influenciam a atmosfera atual.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente os dois gráficos aos alunos e pergunte: “Quais principais mudanças?”, “O que permaneceu constante?

As principais observações são:

  • A diminuição da quantidade do gás nitrogênio (N2), mas fale que mesmo assim ele ainda é o mais abundante.
  • A diminuição na quantidade de dióxido de carbono (CO2) e na água (H2O).
  • O surgimento do gás oxigênio (O2), e ele sendo o segundo mais abundante.

Se os alunos não perceberem alguma delas, chame atenção para elas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. É possível que sejam dadas respostas como: "A Terra toda mudou.”, “Os seres vivos.” e “O ser humano muda a atmosfera.”.

Não classifique as sugestões dos alunos como certas ou erradas. No final da aula, vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Explique aos alunos o significado de ciclo biogeoquímico: “São processos em que ocorrem trocas de elementos entre os meios abióticos (não vivos) e meios bióticos (vivos) na natureza.”

Entregue aos grupos partes dos quebra cabeças dos ciclos que estão na atividade impressa “Jogo ciclos biogeoquímicos”. Se possível, entregue o número de partes igual ao número de integrantes do grupo, para que todos os alunos participem da montagem dos ciclos. Comece pela montagem do ciclo do oxigênio, pedindo para um aluno de um grupo que tenha uma parte do ciclo do oxigênio vá até o quadro e grude sua parte onde achar que ela pertence. Designe outro aluno e depois mais um até que o ciclo esteja completo. Repita o processo de montagem com o ciclo do carbono, depois com o da água e posteriormente com o do nitrogênio. Aproveite este momento para destacar aos alunos as partes de cada ciclo que acontecem na atmosfera.

Para mais informações sobre os ciclos biogeoquímicos consulte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/introduction-to-biogeochemical-cycles

Distribua a cada grupo um conjunto do jogo “Ciclos biogeoquímicos”: Tabuleiro e cartas (disponíveis na atividade para impressão); peões (um para cada aluno); um dado.

Regras do jogo:

Cada aluno, na sua vez, joga o dado e anda o número de casas que saírem no dado.

Casa Pergunta: Se cair na casa pergunta, deve responder uma carta pergunta, se a resposta for correta poderá jogar o dado na próxima rodada e andar até a casa seguinte, mas se a resposta for incorreta deve na próxima rodada, pegar outra carta pergunta para responder. Ele deve ficar nesta casa até responder a carta pergunta corretamente.

Casa Falsa ou Verdadeira: Se cair na casa Falsa ou Verdadeira, deve ler uma carta Falsa ou Verdadeira e dizer se a afirmação é falsa ou verdadeira. Se for verdadeira, e ele acertar a resposta, poderá jogar o dado na próxima rodada e andar até a casa seguinte, mas se for falsa, o aluno deve corrigir a afirmação, se ele acertou a resposta, poderá jogar o dado na próxima rodada e andar até a casa seguinte. Se o aluno errou a resposta ou a correção da afirmativa deve permanecer na casa na próxima rodada, e tirar outra carta Falsa ou Verdadeira e repetir o processo.

Casa Desafio: Todo jogador é obrigado a parar na casa desafío. Ele deve responder o desafio corretamente e na próxima rodada poderá chegar ao fim.

Casa especiais: As casas com indicações especiais de jogue de novo ou avance uma casa só são validar se o aluno acertar a resposta da casa.

As tabelas de respostas tem as respostas esperadas para cada carta. Elas devem ser entregues nos grupos para consulta em caso de dúvida nas respostas. É possível que respostas diferentes das da tabela apareçam, então você deve estar atento a possíveis respostas corretas e deve validar estas respostas. Deixe claro que em caso de dúvida se a resposta é correta, você deve ser chamado para sanar a dúvida. Os alunos podem consultar os quebra cabeças dos ciclos, montados previamente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Peça que os alunos respondam a pergunta do slide: “como você explica a mudança na composição da atmosfera com o passar do tempo?”.

Pergunte: “qual é o fator que se repete em todos os ciclos biogeoquímicos?” Mostre nos quebra cabeças que os seres vivos aparecem em todos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Diga como a presença dos seres vivos, plantas e animais (incluindo o ser humano), foi um dos fatores de alteração da composição da atmosfera primitiva para a atual. Destaque que o processo da fotossíntese é fundamental para a diminuição na quantidade de gás carbônico e para aumento de gás oxigênio na atmosfera. E que com a respiração os seres vivos afetam os ciclos do carbono, do oxigênio e da água. Para mais informações sobre as relações entre as mudanças atmosféricas e os seres vivos, acesse: https://netnature.wordpress.com/2016/07/28/a-atmosfera-primitiva-e-a-origem-da-vida/

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta é considerada a segunda aula, pois pressupõe que o conceito de atmosfera já foi trabalhado com os alunos neste ano. A habilidade da BNCC diretamente relacionada a este plano é a EF05CI03-Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

Para maiores informações sobre componentes da atmosfera o texto do link a seguir deve ser lido: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. As camadas da atmosfera serão trabalhadas em um plano específico.

Materiais necessários para a aula: Atividade impressa “jogo ciclos biogeoquímicos”, dados, peões de jogo de tabuleiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Coloque os alunos em grupos de 4-5 alunos. Leia com os alunos o slide projetado ou escreva o título da aula no quadro. Pergunte aos alunos o que eles acreditam que tem no ar. Algumas das respostas esperadas são: “Gases”, “Nuvem”, “Poluição”. Explore as respostas perguntando: “Quais gases?” e “A nuvem é feita de que?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Retome o conceito de atmosfera como camada de gases que envolve o planeta Terra. Lembre-os que em outros astros celestes também existe atmosfera, como Vênus e Marte.

Peça que os alunos citem as diferenças entre as imagens. Fale o nome dos compostos que eles não souberem NH3=Amoníaco, H2=Gás Hidrogênio, H2O=Água, CO=Monóxido de Carbono, CO2=Dióxido de Carbono, N2=Gás Nitrogênio, CH4=Metano, GN=Gases Nobres e O2= Gás Oxigênio. Destaque a diferença no tamanho das esferas, que simbolizam as quantidades dos gases, mesmo tendo alguns gases iguais, ocorreu mudança nas suas quantidades. Mas tem os que não tiveram alteração.

Destaque também que na Terra primitiva não tinham seres vivos, então eles não influenciavam a atmosfera primitiva como influenciam a atmosfera atual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente os dois gráficos aos alunos e pergunte: “Quais principais mudanças?”, “O que permaneceu constante?

As principais observações são:

  • A diminuição da quantidade do gás nitrogênio (N2), mas fale que mesmo assim ele ainda é o mais abundante.
  • A diminuição na quantidade de dióxido de carbono (CO2) e na água (H2O).
  • O surgimento do gás oxigênio (O2), e ele sendo o segundo mais abundante.

Se os alunos não perceberem alguma delas, chame atenção para elas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. É possível que sejam dadas respostas como: "A Terra toda mudou.”, “Os seres vivos.” e “O ser humano muda a atmosfera.”.

Não classifique as sugestões dos alunos como certas ou erradas. No final da aula, vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Explique aos alunos o significado de ciclo biogeoquímico: “São processos em que ocorrem trocas de elementos entre os meios abióticos (não vivos) e meios bióticos (vivos) na natureza.”

Entregue aos grupos partes dos quebra cabeças dos ciclos que estão na atividade impressa “Jogo ciclos biogeoquímicos”. Se possível, entregue o número de partes igual ao número de integrantes do grupo, para que todos os alunos participem da montagem dos ciclos. Comece pela montagem do ciclo do oxigênio, pedindo para um aluno de um grupo que tenha uma parte do ciclo do oxigênio vá até o quadro e grude sua parte onde achar que ela pertence. Designe outro aluno e depois mais um até que o ciclo esteja completo. Repita o processo de montagem com o ciclo do carbono, depois com o da água e posteriormente com o do nitrogênio. Aproveite este momento para destacar aos alunos as partes de cada ciclo que acontecem na atmosfera.

Para mais informações sobre os ciclos biogeoquímicos consulte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/introduction-to-biogeochemical-cycles

Distribua a cada grupo um conjunto do jogo “Ciclos biogeoquímicos”: Tabuleiro e cartas (disponíveis na atividade para impressão); peões (um para cada aluno); um dado.

Regras do jogo:

Cada aluno, na sua vez, joga o dado e anda o número de casas que saírem no dado.

Casa Pergunta: Se cair na casa pergunta, deve responder uma carta pergunta, se a resposta for correta poderá jogar o dado na próxima rodada e andar até a casa seguinte, mas se a resposta for incorreta deve na próxima rodada, pegar outra carta pergunta para responder. Ele deve ficar nesta casa até responder a carta pergunta corretamente.

Casa Falsa ou Verdadeira: Se cair na casa Falsa ou Verdadeira, deve ler uma carta Falsa ou Verdadeira e dizer se a afirmação é falsa ou verdadeira. Se for verdadeira, e ele acertar a resposta, poderá jogar o dado na próxima rodada e andar até a casa seguinte, mas se for falsa, o aluno deve corrigir a afirmação, se ele acertou a resposta, poderá jogar o dado na próxima rodada e andar até a casa seguinte. Se o aluno errou a resposta ou a correção da afirmativa deve permanecer na casa na próxima rodada, e tirar outra carta Falsa ou Verdadeira e repetir o processo.

Casa Desafio: Todo jogador é obrigado a parar na casa desafío. Ele deve responder o desafio corretamente e na próxima rodada poderá chegar ao fim.

Casa especiais: As casas com indicações especiais de jogue de novo ou avance uma casa só são validar se o aluno acertar a resposta da casa.

As tabelas de respostas tem as respostas esperadas para cada carta. Elas devem ser entregues nos grupos para consulta em caso de dúvida nas respostas. É possível que respostas diferentes das da tabela apareçam, então você deve estar atento a possíveis respostas corretas e deve validar estas respostas. Deixe claro que em caso de dúvida se a resposta é correta, você deve ser chamado para sanar a dúvida. Os alunos podem consultar os quebra cabeças dos ciclos, montados previamente.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Peça que os alunos respondam a pergunta do slide: “como você explica a mudança na composição da atmosfera com o passar do tempo?”.

Pergunte: “qual é o fator que se repete em todos os ciclos biogeoquímicos?” Mostre nos quebra cabeças que os seres vivos aparecem em todos.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Diga como a presença dos seres vivos, plantas e animais (incluindo o ser humano), foi um dos fatores de alteração da composição da atmosfera primitiva para a atual. Destaque que o processo da fotossíntese é fundamental para a diminuição na quantidade de gás carbônico e para aumento de gás oxigênio na atmosfera. E que com a respiração os seres vivos afetam os ciclos do carbono, do oxigênio e da água. Para mais informações sobre as relações entre as mudanças atmosféricas e os seres vivos, acesse: https://netnature.wordpress.com/2016/07/28/a-atmosfera-primitiva-e-a-origem-da-vida/

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