Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, realize alguns questionamentos como:
- O que significa a palavra atmosfera?
- Onde a atmosfera está localizada em nosso planeta?
- Do que a atmosfera é feita?
- É possível ver a atmosfera?
- Como a atmosfera é utilizada?
As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente o slide para os alunos. Caso não seja possível, você pode imprimir imagens parecidas com as do slide e mostrar aos alunos. São elas: balão, foguete, avião, pássaro voando, pipa (pandorga, raia, papagaio) no ar e satélite. Em seguida, realize questionamentos, como:
- O que as imagens apresentadas têm em comum?
- Em qual parte do planeta elas estavam quando foram fotografadas?
- Das imagens observadas quais podem ir mais alto? Por quê?
- O que aconteceria com a ave se ela fosse capaz de chegar ao mesmo local do satélite? Por quê?
- O ser humano pode chegar até a exosfera (última camada da atmosfera)? Como?
Após os questionamentos informe aos alunos que todas as imagens encontram-se no espaço terrestre chamado atmosfera. Saliente que este espaço é amplo e que possui quase 1000 km, portanto sua constituição vai modificando conforme a altura. Portanto, o ar da camada de baixo permite a respiração, mas quanto mais alto fica, a falta de ar dificulta o processo respiratório. Informe que a atmosfera é muito importante para a vida no planeta, sem explicar o motivo, e, que, apesar disso, os seres humanos não têm cuidado adequadamente deste elemento. Finalmente, diga que a atmosfera foi divida em cinco camadas para facilitar os estudos, tendo em vista sua constituição.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia as perguntas para os alunos. Pergunte novamente aos alunos o que significa a palavra atmosfera. Provavelmente, alguns alunos podem dizer que é o ar que está no planeta, tendo em vista o contexto. Na sequência, questione se a atmosfera é importante para a vida no planeta e o porquê. Amplie a discussão perguntando se o planeta teria vida caso não existisse a atmosfera. Permita que os alunos digam suas percepções, viabilizando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias que os alunos apresentam sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que formem duplas. Na sequência, informe aos alunos que eles receberão um quebra-cabeça da atmosfera dividido em 5 partes, onde deverão tentar colocar em ordem as camadas da atmosfera, bem como colocar as figuras em cada uma delas. Posteriormente, solicite que uma dupla se junte a outra, para que verifiquem a montagem do quebra-cabeça e troquem informações. Determine de 8 a 10 minutos para essa atividade. Entregue o texto para leitura (aqui: https://docs.google.com/document/d/16ipLW15hxqZmZaNIK4S0B7eOLUUJ65vbhsvZ5I_bWgE/edit) que servirá de base para conferência da ordem das camadas da atmosfera e a localização das imagens nas mesmas. Após a leitura do texto realize uma roda de conversa com os alunos promovendo a mediação sobre o tema, pois os alunos irão realizar aprendizagens neste momento de interação. Alguns questionamentos que podem ser realizados, são:
- Em quantas camadas a atmosfera está dividida?
- Quais são os gases que compõe a atmosfera?
- Qual a camada mais importante para os seres vivos? Por quê?
- É preciso cuidar da atmosfera? Como?
- Quem polui o ar? De que forma?
Realize outros questionamentos, conforme a participação dos alunos. Aproveite o momento para realizar intervenções sobre o assunto, destacando que uma das funções da atmosfera é proteger o planeta dos possíveis choques com corpos celestes. Além desta, a atmosfera também filtra os raios solares, retendo parte do calor absorvido pela Terra, possibilitando que a temperatura permaneça em níveis aceitáveis, possibilitando a vida na Terra. Aproveite o momento para indagar aos alunos de que forma é possível minimizar os riscos de poluição do ar, como, por exemplo, evitar as queimadas, diminuir o uso dos automóveis, etc.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Retome a Questão disparadora e verifique o que os alunos conseguiram compreender sobre a atmosfera. Na sequência, proponha a escrita coletiva de um manifesto a ser fixado na escola, de preferência, em local que possa ser lido por toda a comunidade escolar. O manifesto terá como tema a importância da atmosfera e os cuidados que o ser humano precisa ter com ela. Essa tipologia textual tem por objetivo expressar ideias de um determinado grupo sobre um tema específico, de forma clara e objetiva. Ela apresenta características próprias em sua produção, a seguir: título - define a problemática trabalhada no texto; corpo do texto - um primeiro parágrafo onde os reivindicadores se apresentam, na sequência as questões problemáticas que geram a discussão e, por último, as possíveis soluções para os problemas apresentados anteriormente; local, data e assinatura dos reivindicadores. No momento da produção, leve os alunos a refletir sobre porque o ar é tão importante. Salienta-se que no primeiro slide há uma sugestão de apoio com algumas dicas de “Como diminuir a poluição do ar.”
Caso haja tempo hábil, ou interesse para uma próxima aula, segue o link de um vídeo que fala sobre a prevenção do efeito estufa: 10 formas de poluir menos o planeta Terra (6:24) - https://www.youtube.com/watch?v=4bcBifYGLgk
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Apresente o slide para os alunos e juntamente com eles retome o texto e vá realizando a conferência da posição das camadas, bem como das figuras que foram inseridas a ela. Caso não seja possível projetar a imagem, entregue-a impressa ou vá desenhando no quadro, conforme os alunos forem informando a construção dela.