12500
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Estratégias de escrita_construção da persuasão

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estratégias de escrita_construção da persuasão

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Apresentar aos alunos a estrutura de textos argumentativos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o sexto plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta unidade foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula ~ to outline a discourse based on specific researched topics ~, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização é um vídeo do grafiteiro e ativista Mundano, na TEDGlobal, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2014. O material está disponível nos arquivos TED Talks e no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. Assista-o clicando aqui e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados fragmentos da transcrição da TED Talk de Mundano (TEDGlobal Brasil, 2014). A opção pela transcrição da fala de Mundano tem o objetivo de ratificar a necessidade da organização escrita de textos argumentativos e, em particular, como se constrói o texto persuasivo, especialmente aqueles que serão socializados oralmente.

O output esperado dos estudantes é o entendimento da relação do papel dos argumentos persuasivos e a pesquisa de dados/informações que auxiliem na construção e organização, inicialmente de forma esquemática, a partir de situações sociais propostas e elaboradas pelos alunos, de acordo com a sua vivência ou interesses pessoais.

https://docs.google.com/document/d/1RqhAMFSy2uMMhwlAE9xUiXpX3SWFbh_9vnXUNfZZiAM/edit?usp=sharing

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Context

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Este vídeo inicial serve para direcionar o conhecimento prévio dos alunos para questões peculiares do nosso contexto: a atividade dos catadores de resíduos sólidos, o subemprego, as intervenções de artistas de rua, o espírito colaborativo do povo brasileiro, entre outros. Essa contextualização tem o objetivo de propor reflexão sobre questões que os alunos valorizam, mas das quais seus colegas e professores nem sempre estão cientes. Explore a imagem e a sentença antes de mostrar o vídeo.

Sugestões de questões:

> These are takes from the video that you will watch. What do you see in the images? ~ aqui é esperado que os alunos se refiram ao fato de cada imagem mostrar diferentes tipos de carroças e pessoas próximas a elas, desempenhando diferentes atividades: How do you say carroça in English?, In pic #1 there’s a young lady painting a wagon/cart in bright colors, The young lady in pic #1 has painted Wonder Woman on it, In pic #2 there’s a man pulling a cart/wagon with a tall pile of cardboard in it, Pic #2 is the only black and white - why is that?, In pic #3 there are lots of school kids sitting and a cart/wagon in front, I think those kids in pic #3 are in a school.

Após propor os questionamentos iniciais, acione o vídeo e observe as reações dos alunos. Ao final, discuta sobre o papel de cada cidadão na participação social que cada um de nós pode desempenhar. Os alunos provavelmente farão referência ao sotaque de Mundano e ao fato de ele falar inglês, no contexto apresentado. Além das menções relacionadas aos aspectos mais gerais do vídeo, questões relacionadas à compreensão específica são desejáveis:

> What does Mundano compare the catadores with? How does he justify this comparison? É esperado que os alunos mencionam que Mundano se refere aos catadores como superheroes e que a sua justificativa é que essas pessoas têm o pior dos superpoderes: invisibility.

> Does Mundano use any number or statistics in his talk? What for? Why do you think he does that? Aqui é esperado que os alunos respondam afirmativamente e que, idealmente, refiram de alguma forma aos números mencionados pelo palestrante ~ percentage of recycled material in a city, number of kilos of recycled material that catadores usually carry in their carts, number of carts in the streets of big cities, etc.

> Does Mundano define any of the terms he uses in his talk? If so, why do you think he does that? É esperado que os alunos mencionem que Mundano explica o que são catadores e carroça ~ He explains what/who catadores are, He defines carroca and even mentions what they are made of and stuff, etc. A partir dessa deixa, os alunos poderão ser indagados sobre as razões pelas quais Mundano optou por definir e explicar esses termos Why do you think Mundano explained those terms to his audience? Dentre as respostas que os alunos poderão sugerir, uma delas deverá estar relacionada ao fato de os TED Talks serem disponibilizados na internet, para o mundo todo, inclusive para pessoas que não falam português e não saberiam o que é uma carroça ou catadores. Assim, como o palestrante optou por manter esses termos em português, ele precisou explicar do que se trata, mesmo que os termos existam em inglês.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Objective

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Explorar a transcrição da fala de Mundano no TEDGlobal (2014) com vistas à necessidade de construção/elaboração/organização de argumentos persuasivos a serem socializados em apresentações orais, como discursos de formaturas, apresentações de negócios, palestras, etc.

Expectativas: Que os alunos identifiquem aspectos relevantes para a construção do texto persuasivo, ou seja, exemplificações, definições, justificativas, dados estatísticos, etc., conforme utilizado por Mundano, em sua fala.

Orientações: A partir do material de contextualização utilizado anteriormente, os argumentos persuasivos apresentados por Mundano são explorados para que os alunos identifiquem os itens de relevância para a construção do texto persuasivo, ou seja, exemplificações, definições, justificativas, dados estatísticos, etc. Projete o slide, que mostra parte da transcrição da fala do palestrante, e advirta-os de que a sua fala está amparada por um texto escrito previamente. Para que os alunos compreendam o que é e qual o papel de uma transcrição, algumas perguntas poderão ser feitas:

> Do you think what Mundano did is easy or difficult? Aqui é esperado que os alunos expressem suas opiniões pessoais, manifestando como eles pensam que se sentiriam se estivessem no lugar do palestrante. A resposta mais provável a essa pergunta é que os alunos simplesmente expressem easy ou difficult, o que pode evoluir para Ok, You consider it easy/difficult. How easy/difficult? As easy as in ‘piece of cake’? Why? ou As difficult as in ‘wheels within wheels’? Why? ~ estas questões poderão incentivar os alunos a desenvolverem/praticarem vocabulário mais coloquial, como na fala de Mundano.

> In this take of the video we can see something that was not available when we watched it displayed. What is it? Os alunos deverão observar que as legendas não foram disponibilizadas na apresentação do vídeo e, além disso, o que aparece na imagem, logo abaixo da tela: In the picture we can see the subtitles and the transcript of Mundano’s talk.

> What situations do you think there is the need of a pre prepared text, in your real lives? Uma vez que os alunos compreenderam que a transcrição da fala de Mundano deve ter sido elaborada de antemão, é interessante que os alunos sejam trazidos para a própria realidade. Aqui é possível que os alunos façam alusão ao fato de eles estarem concluindo o ensino fundamental, e, provavelmente, haver a necessidade de eles prepararem um discurso de formatura, ou, alternativamente, uma fala em suas comunidades, como em cultos religiosos ou clubes que eles frequentam, por exemplo.

> What was this specific piece of writing made for? Did Mundano have any special intention when he made his talk? Espera-se que os alunos digam que o texto provavelmente foi feito especificamente para o evento TEDGlobal, com a intenção específica de ‘vender o seu peixe’, ou seja, divulgar o movimento social que ele criou.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Explorar a transcrição da fala de Mundano no TEDGlobal (2014) com vistas à necessidade de construção/elaboração/organização de argumentos persuasivos a serem socializados em apresentações orais, como discursos de formaturas, apresentações de negócios, palestras, etc.

Expectativas: Que os alunos identifiquem aspectos relevantes para a construção do texto persuasivo, ou seja, exemplificações, definições, justificativas, dados estatísticos, etc., conforme utilizado por Mundano, em sua fala.

Orientações: Neste slide são exploradas as características dos textos persuasivos. Algumas questões recursivas podem ajudar os alunos na elaboração/lembrança dos aspectos que caracterizam esse tipo de texto, ao mesmo tempo em que exploram a transcrição da fala de Mundano:

> In his entrance statements, Mundano says ‘Our world has many superheroes. But they have the worst of all superpowers: invisibility.’ What does he probably mean by that? Espera-se que os alunos mencionem o fato de os catadores serem pessoas que desempenham ’a heavy, honest and essential work’, mas que não gozam do reconhecimento da sociedade em que vivem (porque ‘não são vistos’).

> Who are the ‘superheroes’ Mundano refers to? How does he introduce the explanation he gives to his audience about who these ‘superheroes’ are? A partir da transcrição, é possível perceber que Mundano utiliza a expressão ‘for example’ para introduzir a definição de catadores, para o seu público. Além disso, em ‘Carroças are carts built from wood or metal and found in several streets in Brazil‘, Mundano explicitamente define o termo estrangeiro, para o contexto de sua fala. Exemplificações e definições são recursos frequentemente utilizados em textos argumentativos de cunho persuasivo, o que ajuda o escritor a ‘vender seu peixe’.

> How much do catadores contribute with actually recycled waste in Brazil? Como os alunos poderão observar pela transcrição, ‘they collect 90 percent of all the waste that's actually recycled’ e ‘They may collect over 300 kilos in their bags, shopping carts, bicycles and carroças’, o que constitui outro aspecto reiterado em textos argumentativos de cunho persuasivo: o uso de dados (científicos ou empíricos) e números, como estatísticas e percentuais.

No fragmento da parte final da fala de Mundano, ele retoma o seu argumento inicial e desafia o seu público (‘So now, I'd like to challenge you to start looking at and acknowledging the catadores and other invisible superheroes from your city.’) a segui-lo em seu movimento social, e a enxergar as pessoas que normalmente são invisíveis aos olhos da sociedade, justificando, assim, o porquê de ele ter apresentado tantos dados, números, fotos, esclarecimentos, etc. De qualquer forma, é interessante que os alunos sejam indagados acerca da necessidade de as informações compartilhadas ao longo da transcrição, a fim de criarem suas próprias considerações e, assim, ao compartilharem esse entendimento, percebam o quanto dados tangíveis, que necessitam buscas e pesquisas mais aprofundadas, além das vivências dos próprios alunos, são relevantes para a construção de textos persuasivos:

> How does Mundano end his talk? Aqui os alunos deverão mencionar que ele retoma o argumento inicial e expande, desafiando o seu público.

> Where do you think he got all that information about catadores from? Os alunos provavelmente mencionarão o fato de ele ter a vivência com os catadores através da sua experiência de artista de rua, mas também deverão ter percebido que há vários dados que precisaram ser pesquisados e verificados, especialmente considerando o público para o qual ele se dirige.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Organizar as ideias abordadas do ponto de vista linguístico e discursivo, com o objetivo de sistematizar um esboço que poderá ser utilizado,dependendo da situação escolhida pelos alunos.

Expectativas: Que os alunos tenham se sensibilizado e compreendido a necessidade de organização das ideias que antecedem uma fala pública, tanto em termos linguísticos quanto discursivos.

Orientações: Compartilhe o material do slide com os alunos, apresentando as questões propostas uma a uma (mediante clique). Esclareça dúvidas e organize-os em duplas para que trabalhem no handout. Explique que alguns itens dependerão de pesquisa em outras fontes, para que o texto seja enriquecido com informações relevantes. É importante que os alunos sejam estimulados a buscar informações não somente na internet, mas também em suas próprias vivências, em livros, em manuais e junto a pessoas mais velhas, que possam contribuir através de entrevistas e contação de episódios relevantes para a construção dos argumentos persuasivos. Os alunos deverão ser estimulados a utilizar seus argumentos para construir um texto que pode ser apresentado em forma de carta de apresentação, de uma fala em espaço comunitário ou mesmo de um vídeo que pode ser compartilhado via redes sociais, ampliando, assim a divulgação do projeto que eles desenvolverem.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;

2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;

3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Apresentar aos alunos a estrutura de textos argumentativos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o sexto plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta unidade foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula ~ to outline a discourse based on specific researched topics ~, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização é um vídeo do grafiteiro e ativista Mundano, na TEDGlobal, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2014. O material está disponível nos arquivos TED Talks e no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. Assista-o clicando aqui e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados fragmentos da transcrição da TED Talk de Mundano (TEDGlobal Brasil, 2014). A opção pela transcrição da fala de Mundano tem o objetivo de ratificar a necessidade da organização escrita de textos argumentativos e, em particular, como se constrói o texto persuasivo, especialmente aqueles que serão socializados oralmente.

O output esperado dos estudantes é o entendimento da relação do papel dos argumentos persuasivos e a pesquisa de dados/informações que auxiliem na construção e organização, inicialmente de forma esquemática, a partir de situações sociais propostas e elaboradas pelos alunos, de acordo com a sua vivência ou interesses pessoais.

https://docs.google.com/document/d/1RqhAMFSy2uMMhwlAE9xUiXpX3SWFbh_9vnXUNfZZiAM/edit?usp=sharing

Slide Plano Aula

Context

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Este vídeo inicial serve para direcionar o conhecimento prévio dos alunos para questões peculiares do nosso contexto: a atividade dos catadores de resíduos sólidos, o subemprego, as intervenções de artistas de rua, o espírito colaborativo do povo brasileiro, entre outros. Essa contextualização tem o objetivo de propor reflexão sobre questões que os alunos valorizam, mas das quais seus colegas e professores nem sempre estão cientes. Explore a imagem e a sentença antes de mostrar o vídeo.

Sugestões de questões:

> These are takes from the video that you will watch. What do you see in the images? ~ aqui é esperado que os alunos se refiram ao fato de cada imagem mostrar diferentes tipos de carroças e pessoas próximas a elas, desempenhando diferentes atividades: How do you say carroça in English?, In pic #1 there’s a young lady painting a wagon/cart in bright colors, The young lady in pic #1 has painted Wonder Woman on it, In pic #2 there’s a man pulling a cart/wagon with a tall pile of cardboard in it, Pic #2 is the only black and white - why is that?, In pic #3 there are lots of school kids sitting and a cart/wagon in front, I think those kids in pic #3 are in a school.

Após propor os questionamentos iniciais, acione o vídeo e observe as reações dos alunos. Ao final, discuta sobre o papel de cada cidadão na participação social que cada um de nós pode desempenhar. Os alunos provavelmente farão referência ao sotaque de Mundano e ao fato de ele falar inglês, no contexto apresentado. Além das menções relacionadas aos aspectos mais gerais do vídeo, questões relacionadas à compreensão específica são desejáveis:

> What does Mundano compare the catadores with? How does he justify this comparison? É esperado que os alunos mencionam que Mundano se refere aos catadores como superheroes e que a sua justificativa é que essas pessoas têm o pior dos superpoderes: invisibility.

> Does Mundano use any number or statistics in his talk? What for? Why do you think he does that? Aqui é esperado que os alunos respondam afirmativamente e que, idealmente, refiram de alguma forma aos números mencionados pelo palestrante ~ percentage of recycled material in a city, number of kilos of recycled material that catadores usually carry in their carts, number of carts in the streets of big cities, etc.

> Does Mundano define any of the terms he uses in his talk? If so, why do you think he does that? É esperado que os alunos mencionem que Mundano explica o que são catadores e carroça ~ He explains what/who catadores are, He defines carroca and even mentions what they are made of and stuff, etc. A partir dessa deixa, os alunos poderão ser indagados sobre as razões pelas quais Mundano optou por definir e explicar esses termos Why do you think Mundano explained those terms to his audience? Dentre as respostas que os alunos poderão sugerir, uma delas deverá estar relacionada ao fato de os TED Talks serem disponibilizados na internet, para o mundo todo, inclusive para pessoas que não falam português e não saberiam o que é uma carroça ou catadores. Assim, como o palestrante optou por manter esses termos em português, ele precisou explicar do que se trata, mesmo que os termos existam em inglês.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Slide Plano Aula

Objective

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Explorar a transcrição da fala de Mundano no TEDGlobal (2014) com vistas à necessidade de construção/elaboração/organização de argumentos persuasivos a serem socializados em apresentações orais, como discursos de formaturas, apresentações de negócios, palestras, etc.

Expectativas: Que os alunos identifiquem aspectos relevantes para a construção do texto persuasivo, ou seja, exemplificações, definições, justificativas, dados estatísticos, etc., conforme utilizado por Mundano, em sua fala.

Orientações: A partir do material de contextualização utilizado anteriormente, os argumentos persuasivos apresentados por Mundano são explorados para que os alunos identifiquem os itens de relevância para a construção do texto persuasivo, ou seja, exemplificações, definições, justificativas, dados estatísticos, etc. Projete o slide, que mostra parte da transcrição da fala do palestrante, e advirta-os de que a sua fala está amparada por um texto escrito previamente. Para que os alunos compreendam o que é e qual o papel de uma transcrição, algumas perguntas poderão ser feitas:

> Do you think what Mundano did is easy or difficult? Aqui é esperado que os alunos expressem suas opiniões pessoais, manifestando como eles pensam que se sentiriam se estivessem no lugar do palestrante. A resposta mais provável a essa pergunta é que os alunos simplesmente expressem easy ou difficult, o que pode evoluir para Ok, You consider it easy/difficult. How easy/difficult? As easy as in ‘piece of cake’? Why? ou As difficult as in ‘wheels within wheels’? Why? ~ estas questões poderão incentivar os alunos a desenvolverem/praticarem vocabulário mais coloquial, como na fala de Mundano.

> In this take of the video we can see something that was not available when we watched it displayed. What is it? Os alunos deverão observar que as legendas não foram disponibilizadas na apresentação do vídeo e, além disso, o que aparece na imagem, logo abaixo da tela: In the picture we can see the subtitles and the transcript of Mundano’s talk.

> What situations do you think there is the need of a pre prepared text, in your real lives? Uma vez que os alunos compreenderam que a transcrição da fala de Mundano deve ter sido elaborada de antemão, é interessante que os alunos sejam trazidos para a própria realidade. Aqui é possível que os alunos façam alusão ao fato de eles estarem concluindo o ensino fundamental, e, provavelmente, haver a necessidade de eles prepararem um discurso de formatura, ou, alternativamente, uma fala em suas comunidades, como em cultos religiosos ou clubes que eles frequentam, por exemplo.

> What was this specific piece of writing made for? Did Mundano have any special intention when he made his talk? Espera-se que os alunos digam que o texto provavelmente foi feito especificamente para o evento TEDGlobal, com a intenção específica de ‘vender o seu peixe’, ou seja, divulgar o movimento social que ele criou.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Explorar a transcrição da fala de Mundano no TEDGlobal (2014) com vistas à necessidade de construção/elaboração/organização de argumentos persuasivos a serem socializados em apresentações orais, como discursos de formaturas, apresentações de negócios, palestras, etc.

Expectativas: Que os alunos identifiquem aspectos relevantes para a construção do texto persuasivo, ou seja, exemplificações, definições, justificativas, dados estatísticos, etc., conforme utilizado por Mundano, em sua fala.

Orientações: Neste slide são exploradas as características dos textos persuasivos. Algumas questões recursivas podem ajudar os alunos na elaboração/lembrança dos aspectos que caracterizam esse tipo de texto, ao mesmo tempo em que exploram a transcrição da fala de Mundano:

> In his entrance statements, Mundano says ‘Our world has many superheroes. But they have the worst of all superpowers: invisibility.’ What does he probably mean by that? Espera-se que os alunos mencionem o fato de os catadores serem pessoas que desempenham ’a heavy, honest and essential work’, mas que não gozam do reconhecimento da sociedade em que vivem (porque ‘não são vistos’).

> Who are the ‘superheroes’ Mundano refers to? How does he introduce the explanation he gives to his audience about who these ‘superheroes’ are? A partir da transcrição, é possível perceber que Mundano utiliza a expressão ‘for example’ para introduzir a definição de catadores, para o seu público. Além disso, em ‘Carroças are carts built from wood or metal and found in several streets in Brazil‘, Mundano explicitamente define o termo estrangeiro, para o contexto de sua fala. Exemplificações e definições são recursos frequentemente utilizados em textos argumentativos de cunho persuasivo, o que ajuda o escritor a ‘vender seu peixe’.

> How much do catadores contribute with actually recycled waste in Brazil? Como os alunos poderão observar pela transcrição, ‘they collect 90 percent of all the waste that's actually recycled’ e ‘They may collect over 300 kilos in their bags, shopping carts, bicycles and carroças’, o que constitui outro aspecto reiterado em textos argumentativos de cunho persuasivo: o uso de dados (científicos ou empíricos) e números, como estatísticas e percentuais.

No fragmento da parte final da fala de Mundano, ele retoma o seu argumento inicial e desafia o seu público (‘So now, I'd like to challenge you to start looking at and acknowledging the catadores and other invisible superheroes from your city.’) a segui-lo em seu movimento social, e a enxergar as pessoas que normalmente são invisíveis aos olhos da sociedade, justificando, assim, o porquê de ele ter apresentado tantos dados, números, fotos, esclarecimentos, etc. De qualquer forma, é interessante que os alunos sejam indagados acerca da necessidade de as informações compartilhadas ao longo da transcrição, a fim de criarem suas próprias considerações e, assim, ao compartilharem esse entendimento, percebam o quanto dados tangíveis, que necessitam buscas e pesquisas mais aprofundadas, além das vivências dos próprios alunos, são relevantes para a construção de textos persuasivos:

> How does Mundano end his talk? Aqui os alunos deverão mencionar que ele retoma o argumento inicial e expande, desafiando o seu público.

> Where do you think he got all that information about catadores from? Os alunos provavelmente mencionarão o fato de ele ter a vivência com os catadores através da sua experiência de artista de rua, mas também deverão ter percebido que há vários dados que precisaram ser pesquisados e verificados, especialmente considerando o público para o qual ele se dirige.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Organizar as ideias abordadas do ponto de vista linguístico e discursivo, com o objetivo de sistematizar um esboço que poderá ser utilizado,dependendo da situação escolhida pelos alunos.

Expectativas: Que os alunos tenham se sensibilizado e compreendido a necessidade de organização das ideias que antecedem uma fala pública, tanto em termos linguísticos quanto discursivos.

Orientações: Compartilhe o material do slide com os alunos, apresentando as questões propostas uma a uma (mediante clique). Esclareça dúvidas e organize-os em duplas para que trabalhem no handout. Explique que alguns itens dependerão de pesquisa em outras fontes, para que o texto seja enriquecido com informações relevantes. É importante que os alunos sejam estimulados a buscar informações não somente na internet, mas também em suas próprias vivências, em livros, em manuais e junto a pessoas mais velhas, que possam contribuir através de entrevistas e contação de episódios relevantes para a construção dos argumentos persuasivos. Os alunos deverão ser estimulados a utilizar seus argumentos para construir um texto que pode ser apresentado em forma de carta de apresentação, de uma fala em espaço comunitário ou mesmo de um vídeo que pode ser compartilhado via redes sociais, ampliando, assim a divulgação do projeto que eles desenvolverem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;

2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;

3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano