12492
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Preparar uma apresentação

POR: 30/08/2018
Código: ING8_04UND06

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Preparar uma apresentação

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de dois planos. Este é o primeiro plano da sequência e o segundo é o ING8_04UN07, cujo tema é “Realizar uma apresentação”. Embora os dois planos possam ser usados independentemente, as habilidades e os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular serão contemplados de forma mais precisa se os dois planos forem aplicados em sequência.

Preparação para a aula:

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos. Desenhe um mapa conceitual no quadro de modelo e peça que os alunos criem, com seus grupos, um mapa conceitual com a palavra “presentation” no meio. Diga: Write whatever springs to mind when you see the word ‘presentation’. You can write words or even sentences, OK? Alguns exemplos de possíveis respostas dos alunos são:

  • You need to be clear;
  • You need to study the subject you’re going to talk about;
  • It’s good to use examples;
  • Good pronunciation.

Distribua folhas em branco e dê cerca de dois minutos para os alunos terminarem. Então, peça que comparem seus mapas com um outro grupo e recolha os trabalhos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Depois do contexto, mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de recursos orais para preparar uma apresentação.

Tempo sugerido: 19 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos um modelo de apresentação oral.

Expectativa: Que os alunos percebam os recursos linguísticos e paralinguísticos usados em uma apresentação.

Orientações: Pergunte: Have you ever given a presentation? How did you feel? Do you like speaking in public? Why (not)? Escute as contribuições dos alunos. Então diga: I’m going to show you a video with muted sound and I’d like you to imagine what the speaker is talking about. Mostre um pedaço curto do vídeo e pergunte aos alunos sobre o que eles acham que o palestrante está falando. Então diga: Today you’re going to watch a video in which a guy shows you how to sound smart when speaking in public. What suggestions do you think he’ll make? Ouça as ideias e exiba o vídeo inteiro. Depois, distribua a ficha de atividades. Peça que leiam o #1 e diga: Fillers are words or expressions used when you are hesitating or, you know, when you need to grab some time to think about what you’re going to say next. I’ve just used a filler myself. Could anyone tell me which one I’ve used? (Ss: You know.). Divida os alunos em pares, distribua a ficha de transcript de input e diga: This is the transcript of the video you’ve just watched. In pairs, can you find and underline the fillers the speaker used?

  • Linha 13: kind of;
  • Linha 18: you see;
  • Linha 22: well;
  • Linha 45: I mean;
  • Linha 52: you know;

Então diga: Today we’re going to learn how to prepare a presentation using these fillers.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Proporcionar aos alunos oportunidades de refletirem sobre suas opiniões e trabalharem cooperativamente para preparar uma apresentação.

Expectativa: Que os alunos trabalhem coletivamente e organizem ideias para serem apresentadas.

Orientações: Chame dois voluntários para o quadro e dê uma caneta de quadro para cada um. Caso você não possua canetas suficientes, cole cerca de vinte post-its no quadro (dez para cada aluno). Diga: I’ll say something and I’d like you to write as many words or sentences as possible related to what I said. Your ideas can be general or personal. For example, if the word is ‘farm’, the words that come to my mind are: green, animals, horse, Itaipava, grandparents, love. I said ‘green’, ‘animals’, and ‘horse’ because that’s what we can find on a farm. I said the words ‘Itaipava’, ‘grandparents’ , and ‘love’, because my grandparents have a farm in Itaipava and I love them very much. Are the words ‘animals’, ‘green’ and ‘horse’ general or personal? (Ss: General.) And the words ‘Itaipava’, ‘grandparents, and ‘love’? (Ss: Personal.) O seu exemplo pode (e deve) ser adaptado à sua realidade. Quanto mais real o seu exemplo, mais significativo será o jogo para você e para os alunos. Quando os dois voluntários estiverem prontos, diga: You have one minute to write your ideas, OK? The word is ‘English’. Ao terminar, peça que voltem aos seus lugares e classifique, com a ajuda dos alunos, as ideias como gerais ou pessoais. Chame três novos voluntários, dê um pedaço de papel para cada um e diga: Now I’m going to say a sentence and you will write five ideas related to my sentence. However, your ideias must come in order of importance. The first idea must be the most important and the last the least important one, OK? Verifique se os alunos entenderam o que devem fazer. Então diga: You have one minute to write your ideas. The sentence is ‘English can be useful for…’. Depois que terminarem, dê um pedaço de fita crepe para cada um e peça que colem seus papéis em cantos distintos da sala. Peça que sentem-se e convide os demais alunos a se levantarem. Diga: Walk around, read the ideas and stand in front of the ones to which you relate the most. Depois que os alunos tiverem escolhido, peça que os três voluntários também se levantem e fiquem na frente de seu papel. Diga: Now you’re going to work with the group you’re with. Peça que sentem-se com os seus grupos e diga: Prepare a presentation. Talk about the reasons you believe English can be useful using the ideas on your piece of paper. Remember to use the filler words and expressions when thinking or hesitating, OK? You have six minutes to prepare your presentation. Escreva os pontos da lista abaixo no quadro para guiar os alunos durante a atividade:

  • Topic: Why is English useful?
  • Target language: Fillers
  • Time: 6 minutes

Ande pela sala monitorando a atividade e oferecendo ajuda se necessário. Avise aos alunos quando restarem quatro e depois dois minutos para eles concluírem seus trabalhos. Ao fim, diga: Now you’re going to present your ideas to the whole group. Those who are watching should: take notes on which fillers were used and write down the idea that you liked the most, OK? Escreva as perguntas abaixo no quadro para orientar os alunos enquanto observam:

  • Which fillers were used?
  • What was my favorite part?

De um em um, peça que os grupos apresentem suas ideias para o grupo todo na frente da sala. Ao fim de cada apresentação, peça que os alunos respondam às duas perguntas e elogie as apresentações, destacando os pontos que mais chamaram a sua atenção.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Tomar consciência sobre o que foi aprendido na aula.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula sabendo quais recursos podem usar durante uma apresentação.

Orientações: Para encerrar, peça que os alunos sentem-se com os grupos com que trabalharam no início da aula, na parte do context. Distribua os trabalhos previamente recolhidos e diga: Look at your mind maps. What would you change or include? Discuss with your group. Depois de cerca de dois minutos, peça que os alunos compartilhem com o grupo todo as mudanças que fizeram em seus mapas conceituais e que ilustrem suas ideias com exemplos, concluindo, de maneira coletiva, os recursos que uma apresentação oral envolve.

8º ano

Contents

  1. INPUT: TEDx Talk
  2. OUTPUT: Group presentation

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes