Atividade para impressão - Input & Output
Plano de Aula
Plano de aula: Emitir opiniões
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: actively communicate in English
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de três planos. Este é o primeiro, o segundo é o ING8_04UN04, cujo tema é “Justificar opiniões”, e o terceiro é o ING8_04UN05, cujo tema é “Debate”. Embora os três planos possam ser usados independentemente uns dos outros, as habilidades e os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular serão contemplados de forma mais precisa se os três planos forem aplicados em sequência.
Preparação para a aula:
- Cópias da ficha de atividades;
- Cópia da ficha de resolução de atividades;
- Cópias da ficha de transcrição do input (se necessário);
- Download do vídeo de input;
- Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
- Cópia da leitura complementar para o professor se aprofundar nos tópicos da aula (se necessário):
- Dinheiro e felicidade;
- Expressões para emitir opiniões em inglês;
- Diversidade.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre para a turma ou leia e escreva na lousa o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de habilidades orais para emitir opiniões.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Como um warm-up, divida os alunos em trios. Mostre o slide (ou escreva as perguntas no quadro) e peça que os alunos discutam em grupos.
- Enquanto discutem, ande pela sala monitorando a atividade e prestando atenção no que dizem.
- Conclua a atividade mencionando algumas ideias que você ouviu enquanto os alunos discutiam e pedindo que dois alunos dividam as suas opiniões com o resto do grupo.
Material Complementar:
- Citação: ‘Six Degrees of Separation’ (br: Seis Graus de Separação), de 1993.
Input
Tempo sugerido: 18 minutos
Propósito: Apresentar pessoas dando opiniões sobre um mesmo tema
Expectativa: Que os alunos identifiquem algumas opiniões expressas por adolescentes sobre o tema diversidade.
Orientações:
- Diga aos alunos que eles verão um vídeo onde adolescentes falam sobre diversidade*. Caso você julgue necessário aprofundar-se neste tema antes da aula, aqui vai uma sugestão de leitura sobre diversidade.
- Antes de exibir, pergunte: What is diversity? Ouça algumas contribuições e, diga: Let’s check if these teenagers agree with what you said.
- Talvez o vídeo seja desafiador demais, pois os adolescentes falam muito rapidamente. Se este for o caso para os seus alunos, depois de assistir o vídeo pela primeira vez, distribua a ficha de transcrição para os alunos assistirem ao vídeo novamente e acompanharem usando a transcrição enquanto assistem.
- Depois de exibir, pergunte: Do you agree with what they said? Why?
- Divida os alunos em pares. Distribua a ficha complementar de atividades e diga: Read the opinions in #1. Can you complete the expressions in pairs?
- Caso você queira se apropriar melhor de expressões para emitir opiniões antes da aula, aqui vai uma sugestão de leitura.
- Antes de corrigir, peça que os pares comparem suas respostas com outros pares.
- Ao corrigir, escreva as cinco expressões aprendidas na lousa, para que elas possam ser usadas como referência no decorrer da aula pelos alunos:
- I believe…
- To my mind…
- I would say that…
- In my opinion…
- It seems to me that...
*Alternativamente, você pode substituir o vídeo por uma visita de alguém com experiência significativa no tema diversidade, pedindo que o convidado converse com a turma em inglês sobre o tema.
Material Complementar:
- Ficha de transcrição do input: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4VfvuQmUhXWeAGUEcveTbKZugrde8fztXWzyw8u35534S76zAgq2DApPFhrp/atividade-para-impressao-transcript-do-input-ing8-04un03.pdf
- Ficha de resolução de atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KYJ6Ubp3sXU9rcQHgnS7fVEWFm83anG9z5VvBzbyNpHdT3qD6pNKeEWPb299/resolucao-de-atividade-input-ing8-04un03.pdf
- Artigo mencionado na ficha de atividades: https://www.theguardian.com/money/2016/jan/07/can-money-buy-happiness (acessado em 05/05/2018)
- Sugestão de leitura para o professor: Diversidade: http://www.luther.edu/diversity/about/what-is-diversity/ (acessado em 06/05/2018)
- Sugestão de leitura para o professor: Expressões para emitir opiniões em inglês: http://yvanbaptiste.pagesperso-orange.fr/methodo/opinion.htm (acessado em 06/05/2018)
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Discutir um tema em grupos, expressando suas opiniões.
Expectativa: Que os alunos possam verbalizar suas opiniões sobre o tema e refletir sobre as opiniões de seus colegas. Que possam usar expressões para emitir suas opiniões e que saibam interagir em uma conversa onde haja opiniões controversas.
Orientações:
- Mostre o slide aos alunos ou escreva a frase no quadro e peça que reflitam sobre a pergunta.
- Caso você queira se aprofundar mais no tema antes da aula, aqui vai uma sugestão de leitura.
- Indique o #2 da ficha de atividades. Leia o título e o subtítulo da matéria e peça que completem o #2 individualmente.
- Enquanto trabalham, ande pela sala monitorando e oferecendo ajuda com vocabulário se necessário. Deixe que os alunos trabalhem por até 5 minutos.
- Separe os alunos em grupos de quatro e diga: Now you’ll discuss your ideas in groups. Aponte para as expressões na lousa e diga: Remember to use the expressions we’ve learned to state your opinions, OK?
- Deixe que os alunos discutam as suas ideias por no máximo 5 minutos. Durante a discussão, ande pela sala e anote algumas ideias interessantes que você ouvir.
- Depois, proponha que os alunos troquem de grupos e formem novos grupos de quatro pessoas para discutir as suas ideias novamente. Mais uma vez, limite o tempo em até 5 minutos e anote algumas ideias.
- Ao fim, diga as frases abaixo e deixe que os alunos respondam voluntariamente:
- Did you change your mind during the discussion?
- Se algum aluno responder ‘sim’ para a pergunta anterior, pergunte: What made you change your mind?
- Tell me something you’ve learned from a friend while discussing the topic.
- Tell me something interesting you’ve heard during the discussion.
- Para as duas últimas frases acima, compartilhe as ideias dos alunos que você anotou enquanto monitorava as discussões.
- Para finalizar, faça uma brincadeira. Peça que os alunos se levantem e formem uma fila de frente para você. Diga: I’m going to state two different opinions. Aponte para a esquerda e diga: Go to the left if you agree with my first statement. Aponte para a direita e diga: Go the right if you agree with the second one.
- Para facilitar a brincadeira, sempre aponte para um dos lados ao dizer uma frase, para que os alunos saibam onde devem ir de acordo com sua opinião. Ao fim de cada tópico, peça que os alunos de cada lado justifiquem sua opinião.
- Abaixo estão algumas sugestões de frases para a brincadeira, mas as ideias podem (e devem) ser adaptadas para a realidade dos seus alunos:
- I believe...
- ...teenagers should be given more homework.
- ...teenagers should be given less homework.
- To my mind…
- ...children shouldn’t have mobile phones.
- ...children must have mobile phones.
- The way I see it...
- ...being talented is more important than working hard.
- ...working hard is more important than being talented.
- In my opinion…
- ...classes should start and finish later.
- …classes should start and finish earlier.
- It seems to me that…
- …technology makes people more educated.
- ...technology makes people lazy.
Material Complementar:
- Ficha de resolução de atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KYJ6Ubp3sXU9rcQHgnS7fVEWFm83anG9z5VvBzbyNpHdT3qD6pNKeEWPb299/resolucao-de-atividade-input-ing8-04un03.pdf
- Artigo mencionado na ficha de atividades: https://www.theguardian.com/money/2016/jan/07/can-money-buy-happiness (acessado em 05/05/2018)
- Sugestão de leitura para o professor: Dinheiro e felicidade: http://time.com/money/5157625/ideal-income-study/ (acessado em 06/05/2018)
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos percebam que adquiriram um repertório de expressões para emitir opiniões durante a aula e que têm conhecimento de técnicas sobre como discutir suas ideias.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo. Essa sistematização pode ser realizada através de uma conversa coletiva em que você lê os tópicos-chave do slide no datashow e os alunos explicam suas funções, ou através do registro das contribuições dos alunos na lousa. Se possível, ilustre os aspectos listados pedindo exemplos dos alunos.
Para o aluno
Para o professor
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas:
- Ferramentas de criação de mapas mentais, como MindMeister (link) e MindUp (link), ou edição de imagem, como o Canva (link).
Context
Compartilhe as perguntas do slide antecipadamente com seus alunos. Compartilhe, também, a pergunta de introdução ao vídeo: What is diversity?”
Você pode incentivar que os alunos colham opiniões entre familiares e amigos online. Peça para que registrem em um mapa mental as palavras-chave relacionadas a diversity (ideias que vem à mente, exemplos, lugares em que se encontra diversidade, conceitos e sinônimos). Um mote para pensarem nas palavras pode ser a frase do slide 1.
Input
Disponibilize o link do vídeo do input e a transcrição antes do encontro síncrono. Peça para que os alunos assistam ao vídeo e leiam a transcrição, buscando saber como os adolescentes respondem à mesma pergunta. A partir disso, oriente-os a ampliarem o mapa mental pessoal com palavras-chave novas utilizadas por eles no vídeo para expressarem as opiniões sobre diversidade.
Ao orientar a produção do mapa mental:
- Explique o formato do gênero e sua utilidade para registrar conhecimentos e relação entre conceitos. Você pode ler mais sobre a função e os usos dos mapas mentais neste link e neste link.
- Deixe nítido que ele é um registro que será útil no encontro síncrono e que eles compartilharão com os colegas.
- Enfatize que a ideia é registrar: as palavras-chave que eles encontraram durante a leitura que ajudaram a compreender a opinião das pessoas do vídeo; palavras que pareceram relevantes, na opinião deles, para pensar sobre o assunto e estabelecer relação visual entre opiniões diferentes, similares ou complementares.
Se você optar pela criação de mapas em ambientes digitais, você pode estimular a criação conjunta, solicitando que criem os mapas em pares ou trios, por exemplo. Solicitando o mapa por meios digitais ou no papel, peça para que os alunos compartilhem a produção (no segundo caso, por fotos) no Whatsapp ou em ambientes digitais de aprendizagem (Moodle, Padlet, Google Classroom etc.). Peça para que observem as produções dos colegas, comparando com a própria.
No encontro síncrono, peça para que os alunos falem sobre a produção do mapa mental. Se possível, exiba os mapas dos alunos e comente sobre eles, convidando-os a apresentarem para os colegas. Você pode fazer perguntas, como: Which words did you link to the word diversity? What examples of diversity the teenagers mentioned?. Você pode pedir para os alunos comentarem sobre as diferenças entre os mapas. Retome a pergunta do slide 1 e deixe que comentem livremente.
Output
Compartilhe a ficha e solicite que realizem as atividades. O texto da atividade você encontra nos materiais complementares.
Em duplas, (via Whatsapp, por exemplo), eles devem conferir as respostas e elencar as cinco expressões utilizadas para dar opinião na atividade 1, e debater a resposta à atividade 2 usando as expressões elencadas e observando se utilizam outras que não constam na atividade 1.
No próximo encontro síncrono, solicite que as duplas compartilhem as respostas. Você pode pedir para as duplas comentarem as respostas comparando com as de outras.
Realize a dinâmica do slide de output, mas adaptando para a realidade do encontro virtual: você pode pedir que abaixem ou subam em frente à câmera, por exemplo.
Feedback
Ainda no encontro síncrono, retome o que aprenderam na sequência, seguindo as instruções do slide final.
Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a ajudarem na construção do mapa mental, discutindo ideias e comentando sobre os mapas mentais dos demais estudantes.
Contents
- INPUT: USA Today video about diversity
- OUTPUT: Discussion about money and happiness
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes