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Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Brincando com o Caminho da Luz

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Brincando com o Caminho da Luz

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para contato com o conceito de refração da luz. Pode ser aplicado depois de trabalhado os conceitos discutidos no plano CIE2_08TU03 - A propagação da luz e as superfícies.

Materiais necessários para a aula: Texto para contextualizar.

Material para o mão na massa: Experimento 1- prato, imagem de um peixinho, fita crepe e recipiente com água; Experimento 2 - recipiente com água, copo transparente e um lápis grande ou caneta. Material para registro e explicação para a Iaci com desenhos - lápis, borracha, lápis de cor e papel. Material de apoio e pesquisa: https://www.youtube.com/watch?v=bbcFeMaJviU.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre o fenômeno de refração da luz. Questione-os com relação ao que eles já conhecem sobre a luz, fontes de luz, importancia da luz e meios de propagação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo e prepare-os para o momento de contextualização. Explique que se trata de uma carta da Gabriela, uma criança que mora na cidade de Florianópolis, para a Iaci, criança indígena que mora em uma aldeia próximo a cidade (é importante frisar para os estudantes que esta é uma situação fictícia para não banalizar o suporte de escrita carta). Você pode fixar a carta e dar início a um mural na sala de aula. Faça a leitura do texto introdutório. VocÊ pode acessar o texto para impressão no link https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1wfJDIUt4T7Rza3KvI6rvUxjvK4OSPXKN. Depois da contextualização, utilize questões como: “Como será que enxergamos as imagens dentro da água?, “Quais seriam as dificuldades em pescar um peixe com flecha?”, “Será que existe a possibilidade de troca de saberes entre culturas?”.

Texto inspirado nos materiais a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=voTZoEma5A0 e https://brainly.com.br/tarefa/10934071.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los com os questionamentos: “Será que enxergamos na água da mesma maneira que enxergamos fora da água?”, “O que existe no nosso meio?” (essa questão poderá apontar para o entendimento de que temos ar no nosso meio e ele normalmente é transparente).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. Distribua o material para os grupos. Material para o experimento 1: prato, imagem de um peixinho, fita crepe e recipiente com água; Experimento 2: recipiente com água, copo transparente, e um lápis grande ou caneta. Material para registro e explicação para a Iaci com desenhos: lápis, borracha, lápis de cor e papel. Material explicativo sobre os experimentos - http://www.fisica.uaivip.com.br/revisoes/ondas/moeda_no_prato.html e https://www.youtube.com/watch?v=nbw4yjCesU4

Experimento 1: Para este experimento os estudantes fixam a imagem do peixinho com a fita crepe no fundo do prato. Um dos integrantes do grupo fica incubido de despejar água no prato, enquanto os demais se afastam do prato, porém ainda observando o peixinho fixado (este momento de observação deve ser registrado). No outro momento, um estudante despeja água no prato até sua borda e novamente os estudantes observam sem sair do lugar e registram. Os estudantes podem testar o experimento até que todos do grupos possam ter observado o experimento.

Experimento 2: Os estudantes colocam um lápis dentro do copo, observam e registram. Depois, um dos estudantes despeja água dentro do copo, todos observam atentando para detalhes da imagem do lápis dentro copo e registram. O experimento pode ser repetido para que todos os estudantes possam ter visualizado o efeito da refração.

Você pode questionar: “Foi possível observar alguma mudança nas imagens depois de colocar a água nos experimentos? O que aconteceu com as imagens do lápis dentro do copo com água? O que aconteceu com a imagem do peixe dentro prato com água?”

Os estudantes devem fazer os registros dos experimentos com desenhos. Os desenhos devem ser feitos em dois momentos para cada experimento: Antes e depois de colocar a água nos recipientes

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes os fatores que podem variar a reflexão das imagens, como o meio em que as imagens estão inseridas podendo ser água ou ar. É importante frisar que estamos em meio ao ar que respiramos.

Explique aos alunos que a mudança de meio acarreta mudança na velocidade da luz, ela pode ficar mais rápida quando parte da água para o ar, ou mais lenta quando vai do ar para a água. Faça analogias com situações que os alunos experimentam, como por exemplo, correr em uma área aberta e livre e de repente entrar numa região de mata ou numa região cheia de pedras ou buracos. É natural que a gente ao mudar de meio também mude nossa velocidade. Ou, vir correndo e se jogar na água, a velocidade que conseguimos na água fica diferente de quando estávamos correndo fora da água. No experimento 1, quando colocamos a água no prato a luz precisa passar por outro meio (ar é água o que causa um desvio na sua imagem, vemos a imagem do peixe deslocada). No experimento 2 acontece da mesma maneira quando colocamos a água, a imagem que está dentro da água sofre um desvio e parece que o lápis está torto.

Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que as imagens sofrem um deslocamento quando em meio aquoso, porém este objeto não sofre modificação e sim a sua imagem. Estimule os estudantes a discutirem suas conclusões registradas e, com a ajuda dos grupos, monte um mural. Você pode fazer um cartaz com a carta da Gabriela e depois fixar os registros dos estudantes como continuação do momento pedagógico. Faça um movimento de escrita coletiva para a produção de uma carta em resposta. Ao final, o mural terá a carta da Gabriela, os registros dos estudantes e a carta escrita coletivamente para a Iaci com a sistematização do conceito aprendido.

Sugestão de carta para resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mHE4YKa2exs3nPvXNSZuX7h5UjRVuSREhFD64YPfVDuuET6A6YWQA55EueR3/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie-2-0805

Material de apoio sugerido: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6687/6154

Resumo da aula

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Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para contato com o conceito de refração da luz. Pode ser aplicado depois de trabalhado os conceitos discutidos no plano CIE2_08TU03 - A propagação da luz e as superfícies.

Materiais necessários para a aula: Texto para contextualizar.

Material para o mão na massa: Experimento 1- prato, imagem de um peixinho, fita crepe e recipiente com água; Experimento 2 - recipiente com água, copo transparente e um lápis grande ou caneta. Material para registro e explicação para a Iaci com desenhos - lápis, borracha, lápis de cor e papel. Material de apoio e pesquisa: https://www.youtube.com/watch?v=bbcFeMaJviU.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre o fenômeno de refração da luz. Questione-os com relação ao que eles já conhecem sobre a luz, fontes de luz, importancia da luz e meios de propagação.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo e prepare-os para o momento de contextualização. Explique que se trata de uma carta da Gabriela, uma criança que mora na cidade de Florianópolis, para a Iaci, criança indígena que mora em uma aldeia próximo a cidade (é importante frisar para os estudantes que esta é uma situação fictícia para não banalizar o suporte de escrita carta). Você pode fixar a carta e dar início a um mural na sala de aula. Faça a leitura do texto introdutório. VocÊ pode acessar o texto para impressão no link https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1wfJDIUt4T7Rza3KvI6rvUxjvK4OSPXKN. Depois da contextualização, utilize questões como: “Como será que enxergamos as imagens dentro da água?, “Quais seriam as dificuldades em pescar um peixe com flecha?”, “Será que existe a possibilidade de troca de saberes entre culturas?”.

Texto inspirado nos materiais a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=voTZoEma5A0 e https://brainly.com.br/tarefa/10934071.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los com os questionamentos: “Será que enxergamos na água da mesma maneira que enxergamos fora da água?”, “O que existe no nosso meio?” (essa questão poderá apontar para o entendimento de que temos ar no nosso meio e ele normalmente é transparente).

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. Distribua o material para os grupos. Material para o experimento 1: prato, imagem de um peixinho, fita crepe e recipiente com água; Experimento 2: recipiente com água, copo transparente, e um lápis grande ou caneta. Material para registro e explicação para a Iaci com desenhos: lápis, borracha, lápis de cor e papel. Material explicativo sobre os experimentos - http://www.fisica.uaivip.com.br/revisoes/ondas/moeda_no_prato.html e https://www.youtube.com/watch?v=nbw4yjCesU4

Experimento 1: Para este experimento os estudantes fixam a imagem do peixinho com a fita crepe no fundo do prato. Um dos integrantes do grupo fica incubido de despejar água no prato, enquanto os demais se afastam do prato, porém ainda observando o peixinho fixado (este momento de observação deve ser registrado). No outro momento, um estudante despeja água no prato até sua borda e novamente os estudantes observam sem sair do lugar e registram. Os estudantes podem testar o experimento até que todos do grupos possam ter observado o experimento.

Experimento 2: Os estudantes colocam um lápis dentro do copo, observam e registram. Depois, um dos estudantes despeja água dentro do copo, todos observam atentando para detalhes da imagem do lápis dentro copo e registram. O experimento pode ser repetido para que todos os estudantes possam ter visualizado o efeito da refração.

Você pode questionar: “Foi possível observar alguma mudança nas imagens depois de colocar a água nos experimentos? O que aconteceu com as imagens do lápis dentro do copo com água? O que aconteceu com a imagem do peixe dentro prato com água?”

Os estudantes devem fazer os registros dos experimentos com desenhos. Os desenhos devem ser feitos em dois momentos para cada experimento: Antes e depois de colocar a água nos recipientes

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes os fatores que podem variar a reflexão das imagens, como o meio em que as imagens estão inseridas podendo ser água ou ar. É importante frisar que estamos em meio ao ar que respiramos.

Explique aos alunos que a mudança de meio acarreta mudança na velocidade da luz, ela pode ficar mais rápida quando parte da água para o ar, ou mais lenta quando vai do ar para a água. Faça analogias com situações que os alunos experimentam, como por exemplo, correr em uma área aberta e livre e de repente entrar numa região de mata ou numa região cheia de pedras ou buracos. É natural que a gente ao mudar de meio também mude nossa velocidade. Ou, vir correndo e se jogar na água, a velocidade que conseguimos na água fica diferente de quando estávamos correndo fora da água. No experimento 1, quando colocamos a água no prato a luz precisa passar por outro meio (ar é água o que causa um desvio na sua imagem, vemos a imagem do peixe deslocada). No experimento 2 acontece da mesma maneira quando colocamos a água, a imagem que está dentro da água sofre um desvio e parece que o lápis está torto.

Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que as imagens sofrem um deslocamento quando em meio aquoso, porém este objeto não sofre modificação e sim a sua imagem. Estimule os estudantes a discutirem suas conclusões registradas e, com a ajuda dos grupos, monte um mural. Você pode fazer um cartaz com a carta da Gabriela e depois fixar os registros dos estudantes como continuação do momento pedagógico. Faça um movimento de escrita coletiva para a produção de uma carta em resposta. Ao final, o mural terá a carta da Gabriela, os registros dos estudantes e a carta escrita coletivamente para a Iaci com a sistematização do conceito aprendido.

Sugestão de carta para resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mHE4YKa2exs3nPvXNSZuX7h5UjRVuSREhFD64YPfVDuuET6A6YWQA55EueR3/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie-2-0805

Material de apoio sugerido: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6687/6154

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