12073
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A atmosfera varia suas características

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre A atmosfera varia suas características

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas prévias e subsequentes. Esta é considerada a terceira aula, pressupõe que o conceito de atmosfera e seus componentes já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano.

A altitude é um dos fatores que mais influenciam nas características físicas da atmosfera. Então usando exemplos de jogos de futebol em diferentes altitudes, as performances dos jogadores e as próprias declarações dos jogadores estas diferenças serão analisadas.

A pressão não será trabalhada entre as características deste plano, pois será trabalhada exclusivamente no próximo plano.

Para maiores informações sobre futebol x altitude acesse: https://cientificojornalismo.wordpress.com/2013/03/01/futebol-e-as-consequencias-da-altitude/ https://fisiologistas.wordpress.com/2015/07/20/futebol-na-altitude/

Materiais necessários para a aula: Atividade para impressão.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos. Para retomar os conhecimentos prévios, pergunte aos alunos: Quais as características da atmosfera que vocês se lembram?, Quais gases encontramos na atmosfera? e A composição da atmosfera pode variar? Como? Espera-se que eles respondam: “É formada por gases.”, “Fica em torno da Terra.”, “Tem oxigênio, gás carbônico e poluição.” e “Pode mudar a composição dos gases.”

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Pergunte ao alunos: Você já ouviu entrevistas com jogadores de futebol, que falam como é difícil jogar em altas altitudes, como os estádios nos Andes?, Você acredita que os jogadores realmente são afetados ou é frescura?

Faça duplas e distribua o texto da atividade de contexto deste plano para os alunos. Peça para eles lerem.

O texto completo pode ser lido em http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT146255-17770,00.html.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora com os alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade do Mão na massa deste plano para cada dupla. Peça que façam as atividades. Se não for possível imprimir passe a atividade no quadro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o trecho com os alunos. Fale que com o aumento da altitude o ar se torna rarefeito, ficando cada vez com menos moléculas de gases. Como para fazer exercício físico dependemos diretamente do oxigênio, a diminuição da sua concentração causa:

  • Cansaço.
  • Dor de cabeça.
  • Diminuição da coordenação motora.
  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Aumento da frequência respiratória.

A temperatura também diminui, o que dificulta a respiração.

O texto completo pode ser lido em http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT146255-17770,00.html.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Explique que é possível verificar diminuição de até 30% da concentração de oxigênio com o aumento de 2 mil metros dependendo do local. Destaque a imagem do slide que exemplifica as moléculas dos gases diminuindo em quantidade com o aumento da altitude.

Com menos moléculas no ar a força de resistência diminui, o que deixa a movimentação da bola mais fácil (como exemplificado no slide). Mas isso não deixa o jogo mais fácil, pois a falta de oxigênio afeta a coordenação motora do atleta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas prévias e subsequentes. Esta é considerada a terceira aula, pressupõe que o conceito de atmosfera e seus componentes já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano.

A altitude é um dos fatores que mais influenciam nas características físicas da atmosfera. Então usando exemplos de jogos de futebol em diferentes altitudes, as performances dos jogadores e as próprias declarações dos jogadores estas diferenças serão analisadas.

A pressão não será trabalhada entre as características deste plano, pois será trabalhada exclusivamente no próximo plano.

Para maiores informações sobre futebol x altitude acesse: https://cientificojornalismo.wordpress.com/2013/03/01/futebol-e-as-consequencias-da-altitude/ https://fisiologistas.wordpress.com/2015/07/20/futebol-na-altitude/

Materiais necessários para a aula: Atividade para impressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos. Para retomar os conhecimentos prévios, pergunte aos alunos: Quais as características da atmosfera que vocês se lembram?, Quais gases encontramos na atmosfera? e A composição da atmosfera pode variar? Como? Espera-se que eles respondam: “É formada por gases.”, “Fica em torno da Terra.”, “Tem oxigênio, gás carbônico e poluição.” e “Pode mudar a composição dos gases.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Pergunte ao alunos: Você já ouviu entrevistas com jogadores de futebol, que falam como é difícil jogar em altas altitudes, como os estádios nos Andes?, Você acredita que os jogadores realmente são afetados ou é frescura?

Faça duplas e distribua o texto da atividade de contexto deste plano para os alunos. Peça para eles lerem.

O texto completo pode ser lido em http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT146255-17770,00.html.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade do Mão na massa deste plano para cada dupla. Peça que façam as atividades. Se não for possível imprimir passe a atividade no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o trecho com os alunos. Fale que com o aumento da altitude o ar se torna rarefeito, ficando cada vez com menos moléculas de gases. Como para fazer exercício físico dependemos diretamente do oxigênio, a diminuição da sua concentração causa:

  • Cansaço.
  • Dor de cabeça.
  • Diminuição da coordenação motora.
  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Aumento da frequência respiratória.

A temperatura também diminui, o que dificulta a respiração.

O texto completo pode ser lido em http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT146255-17770,00.html.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Explique que é possível verificar diminuição de até 30% da concentração de oxigênio com o aumento de 2 mil metros dependendo do local. Destaque a imagem do slide que exemplifica as moléculas dos gases diminuindo em quantidade com o aumento da altitude.

Com menos moléculas no ar a força de resistência diminui, o que deixa a movimentação da bola mais fácil (como exemplificado no slide). Mas isso não deixa o jogo mais fácil, pois a falta de oxigênio afeta a coordenação motora do atleta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano