12054
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Animais aquáticos

POR: Juliana Nair dos Santos Silva 25/02/2019
Código: CIE2_04V&E03

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Plano de Aula de ciências com atividades para 2º Ano do EF sobre ANIMAIS AQUÁTICOS

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Imagens de animais aquáticos que vivem em rios, mares, manguezais, estuários e adjacências, bem como de animais terrestres dos diferentes ecossistemas brasileiros. Tesoura, cola, papéis de diferentes texturas (exemplo: celofane, crepom, microondulado, cartão e outros), massinha, barbante, pedriscos, areia, folhas.

Obs: Não serão necessários todos estes materiais, adaptações podem ser feitas de acordo com as disponibilidades da escola.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: A fim de levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema, dê início a aula perguntando o que significa a palavra “aquáticos”. Esclareça que irão aprender sobre animais que vivem na água, em seguida questione: alguém conhece algum animal que vive na água?

Contexto select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Coloque a música “Roda, Roda, Roda - Caranguejo”, interpretada pelo grupo Tiquequê. Cante e dance junto aos alunos para promover um momento de descontração entre as crianças. Posteriormente, analise a letra e estimule a concentração no tema para as perguntas posteriores.

Link para música: https://www.youtube.com/watch?v=a4izReb5fk0&list=RDa4izReb5fk0&t=63

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Retome a letra da música e leve os alunos a refletir se está correto quando dizem que caranguejo peixe é! Em seguida, problematize se, para viver embaixo d’água, precisa ser peixe ou parecido com peixe? Como estes animais são? É importante que nenhuma resposta seja dada agora e que a turma reflita ao longo da aula sobre quais as diferenças e adaptações dos animais aquáticos a esse ambiente, de modo a conseguirem chegar às respostas com autonomia.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Instrua os alunos para que se organizem a fim de construir dois painéis: o primeiro será a representação de um ambiente terrestre e o segundo de um ambiente aquático. Eles poderão fazer uso de materiais como tesoura, cola, papéis, barbante, pedrinhas e folhas para montar o cenário, imitando os elementos que compõem o meio ambiente no qual vivem os animais, com elementos como algas, árvores, plantas, rochas e montanhas. Em seguida, irão adicionar as imagens dos animais, registrando abaixo o nome popular de cada um deles. Forneça o acervo de espécies considerando os animais típicos da sua região, ou, caso prefira, deixe que, em grupos, os alunos escolham os animais que desejarem, retirando as ideias de revistas, livros e outros materiais ilustrativos. O objetivo, neste momento, é que trabalhem coletivamente, troquem saberes e, com a mediação do professor, possam pesquisar e conhecer as espécies de cada ambiente e suas respectivas adaptações.

Links para baixar imagens de animais:

Revistas:

  • Bicharada
  • Terra da gente
  • Mundo dos animais

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a conclusão dos murais, fixe-os em uma superfície lado a lado e organize os alunos sentados em um semicírculo diante da produção. Sistematize o conteúdo, trabalhado retomando as questões disparadoras:

1- Caranguejo não é peixe? Não!

2- Todo animal que vive na água é peixe? Não!

Espere que os alunos tragam as conclusões de acordo com o trabalho desenvolvido ao longo da aula com reconhecimento de diferentes espécies da fauna aquática. E, por fim, a última questão, que coloca em pauta o aprendizado acerca das diferenças entre o ambiente aquático e o terrestre:

3- Como são os animais aquáticos e o que eles têm de diferente dos animais terrestres?

Espera-se que os alunos, durante a representação (Mão na Massa), percebam as semelhanças entre os animais de cada ambiente e levantem hipóteses sobre características adaptativas, como, por exemplo, o corpo hidrodinâmico, nadadeiras, em alguns casos escamas e formas de respiração.

Sistematização select-down

Orientações: Esse será o momento de analisar junto ao grupo todas as escolhas feitas para composição dos murais, se vão de encontro às características citadas e quando necessário, aprofunde a explicação para esclarecer dúvidas pontuais. Finalize a aula ressaltando a importância do cuidado com esses meios, como os males do descarte exagerado de lixo nos ambientes e consequência que esse ato pode ter para tantos animais que lá vivem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Imagens de animais aquáticos que vivem em rios, mares, manguezais, estuários e adjacências, bem como de animais terrestres dos diferentes ecossistemas brasileiros. Tesoura, cola, papéis de diferentes texturas (exemplo: celofane, crepom, microondulado, cartão e outros), massinha, barbante, pedriscos, areia, folhas.

Obs: Não serão necessários todos estes materiais, adaptações podem ser feitas de acordo com as disponibilidades da escola.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: A fim de levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema, dê início a aula perguntando o que significa a palavra “aquáticos”. Esclareça que irão aprender sobre animais que vivem na água, em seguida questione: alguém conhece algum animal que vive na água?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Coloque a música “Roda, Roda, Roda - Caranguejo”, interpretada pelo grupo Tiquequê. Cante e dance junto aos alunos para promover um momento de descontração entre as crianças. Posteriormente, analise a letra e estimule a concentração no tema para as perguntas posteriores.

Link para música: https://www.youtube.com/watch?v=a4izReb5fk0&list=RDa4izReb5fk0&t=63

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Retome a letra da música e leve os alunos a refletir se está correto quando dizem que caranguejo peixe é! Em seguida, problematize se, para viver embaixo d’água, precisa ser peixe ou parecido com peixe? Como estes animais são? É importante que nenhuma resposta seja dada agora e que a turma reflita ao longo da aula sobre quais as diferenças e adaptações dos animais aquáticos a esse ambiente, de modo a conseguirem chegar às respostas com autonomia.

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Instrua os alunos para que se organizem a fim de construir dois painéis: o primeiro será a representação de um ambiente terrestre e o segundo de um ambiente aquático. Eles poderão fazer uso de materiais como tesoura, cola, papéis, barbante, pedrinhas e folhas para montar o cenário, imitando os elementos que compõem o meio ambiente no qual vivem os animais, com elementos como algas, árvores, plantas, rochas e montanhas. Em seguida, irão adicionar as imagens dos animais, registrando abaixo o nome popular de cada um deles. Forneça o acervo de espécies considerando os animais típicos da sua região, ou, caso prefira, deixe que, em grupos, os alunos escolham os animais que desejarem, retirando as ideias de revistas, livros e outros materiais ilustrativos. O objetivo, neste momento, é que trabalhem coletivamente, troquem saberes e, com a mediação do professor, possam pesquisar e conhecer as espécies de cada ambiente e suas respectivas adaptações.

Links para baixar imagens de animais:

Revistas:

  • Bicharada
  • Terra da gente
  • Mundo dos animais

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a conclusão dos murais, fixe-os em uma superfície lado a lado e organize os alunos sentados em um semicírculo diante da produção. Sistematize o conteúdo, trabalhado retomando as questões disparadoras:

1- Caranguejo não é peixe? Não!

2- Todo animal que vive na água é peixe? Não!

Espere que os alunos tragam as conclusões de acordo com o trabalho desenvolvido ao longo da aula com reconhecimento de diferentes espécies da fauna aquática. E, por fim, a última questão, que coloca em pauta o aprendizado acerca das diferenças entre o ambiente aquático e o terrestre:

3- Como são os animais aquáticos e o que eles têm de diferente dos animais terrestres?

Espera-se que os alunos, durante a representação (Mão na Massa), percebam as semelhanças entre os animais de cada ambiente e levantem hipóteses sobre características adaptativas, como, por exemplo, o corpo hidrodinâmico, nadadeiras, em alguns casos escamas e formas de respiração.

Orientações: Esse será o momento de analisar junto ao grupo todas as escolhas feitas para composição dos murais, se vão de encontro às características citadas e quando necessário, aprofunde a explicação para esclarecer dúvidas pontuais. Finalize a aula ressaltando a importância do cuidado com esses meios, como os males do descarte exagerado de lixo nos ambientes e consequência que esse ato pode ter para tantos animais que lá vivem.


Objetivos de aprendizagem

Conhecer a fauna aquática e diferenciar o ambiente marinho do terrestre.

Exercitar o trabalho colaborativo e a criatividade.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam, etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Juliana Nair dos Santos Silva

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes