Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Imagens de animais aquáticos que vivem em rios, mares, manguezais, estuários e adjacências, bem como de animais terrestres dos diferentes ecossistemas brasileiros. Tesoura, cola, papéis de diferentes texturas (exemplo: celofane, crepom, microondulado, cartão e outros), massinha, barbante, pedriscos, areia, folhas.
Obs: Não serão necessários todos estes materiais, adaptações podem ser feitas de acordo com as disponibilidades da escola.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: A fim de levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema, dê início a aula perguntando o que significa a palavra “aquáticos”. Esclareça que irão aprender sobre animais que vivem na água, em seguida questione: alguém conhece algum animal que vive na água?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Coloque a música “Roda, Roda, Roda - Caranguejo”, interpretada pelo grupo Tiquequê. Cante e dance junto aos alunos para promover um momento de descontração entre as crianças. Posteriormente, analise a letra e estimule a concentração no tema para as perguntas posteriores.
Link para música: https://www.youtube.com/watch?v=a4izReb5fk0&list=RDa4izReb5fk0&t=63
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Retome a letra da música e leve os alunos a refletir se está correto quando dizem que caranguejo peixe é! Em seguida, problematize se, para viver embaixo d’água, precisa ser peixe ou parecido com peixe? Como estes animais são? É importante que nenhuma resposta seja dada agora e que a turma reflita ao longo da aula sobre quais as diferenças e adaptações dos animais aquáticos a esse ambiente, de modo a conseguirem chegar às respostas com autonomia.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Instrua os alunos para que se organizem a fim de construir dois painéis: o primeiro será a representação de um ambiente terrestre e o segundo de um ambiente aquático. Eles poderão fazer uso de materiais como tesoura, cola, papéis, barbante, pedrinhas e folhas para montar o cenário, imitando os elementos que compõem o meio ambiente no qual vivem os animais, com elementos como algas, árvores, plantas, rochas e montanhas. Em seguida, irão adicionar as imagens dos animais, registrando abaixo o nome popular de cada um deles. Forneça o acervo de espécies considerando os animais típicos da sua região, ou, caso prefira, deixe que, em grupos, os alunos escolham os animais que desejarem, retirando as ideias de revistas, livros e outros materiais ilustrativos. O objetivo, neste momento, é que trabalhem coletivamente, troquem saberes e, com a mediação do professor, possam pesquisar e conhecer as espécies de cada ambiente e suas respectivas adaptações.
Links para baixar imagens de animais:
Revistas:
- Bicharada
- Terra da gente
- Mundo dos animais
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após a conclusão dos murais, fixe-os em uma superfície lado a lado e organize os alunos sentados em um semicírculo diante da produção. Sistematize o conteúdo, trabalhado retomando as questões disparadoras:
1- Caranguejo não é peixe? Não!
2- Todo animal que vive na água é peixe? Não!
Espere que os alunos tragam as conclusões de acordo com o trabalho desenvolvido ao longo da aula com reconhecimento de diferentes espécies da fauna aquática. E, por fim, a última questão, que coloca em pauta o aprendizado acerca das diferenças entre o ambiente aquático e o terrestre:
3- Como são os animais aquáticos e o que eles têm de diferente dos animais terrestres?
Espera-se que os alunos, durante a representação (Mão na Massa), percebam as semelhanças entre os animais de cada ambiente e levantem hipóteses sobre características adaptativas, como, por exemplo, o corpo hidrodinâmico, nadadeiras, em alguns casos escamas e formas de respiração.
Sistematização
Orientações: Esse será o momento de analisar junto ao grupo todas as escolhas feitas para composição dos murais, se vão de encontro às características citadas e quando necessário, aprofunde a explicação para esclarecer dúvidas pontuais. Finalize a aula ressaltando a importância do cuidado com esses meios, como os males do descarte exagerado de lixo nos ambientes e consequência que esse ato pode ter para tantos animais que lá vivem.