11960
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Preparando misturas caseiras com uma fase

Plano de Aula de ciências com atividades para 6º ano sobre Preparando misturas caseiras com uma fase

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referents a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a segunda aula, parte de uma sequência de dez aulas sobre a temática em questão. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e quantificar as fases de uma mistura, conteúdo desenvolvido no primeiro plano da sequência (CIE6_01ME01). Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <https://bit.ly/2IgiGKW >, nas páginas de 43 a 46.

Materiais necessários para a aula: Cinco recipientes transparentes (copos plásticos ou becker ou tigelas), uma tigela ou bacia, água, óleo, sal, açúcar, vinagre, álcool, detergente, suco em pó, corante líquido e farinha.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar e identificar algumas misturas utilizando ingredientes (componentes) do dia a dia.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já passaram por uma situação parecida, ou se conhecem alguém que tenha passado por esse problema. Questione se os alunos conhecem, já beberam ou prepararam soro caseiro quando estavam nessas condições. Em seguida, pergunte se eles sabem quais os ingredientes (ou componentes) necessários para preparar o soro caseiro e a quantidade de cada ingrediente. Os alunos podem mencionar corretamente que são utilizados água, sal e açúcar. Indique os ingredientes corretos, caso os alunos não mencionarem. Em relação às quantidades, os alunos podem falar um copo de água, uma colher de açúcar e uma colher de sal. Se os alunos tiverem computador ou celular de fácil acesso à internet, peça para que eles pesquisem a receita, pois esta será preparada posteriormente. Caso não tenha acesso à internet, peça aos alunos, em uma aula anterior a esta, que façam a pesquisa em casa pela internet ou conversando com membros da família. Se não for possível nenhuma das opções, o professor pode escrever no quadro a receita para os alunos: 200 ml de água
(um copo), 0,7 g de sal (uma colher de chá) e 4 g de açúcar (uma colher de sopa).

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, provavelmente as respostas serão: suco, água com sal, água com açúcar, entre outras, em que ocorre a dissolução de um sólido em um líquido. Pergunte aos alunos: Será que se obtém esse tipo de mistura só quando um sólido é dissolvido em um líquido? e O que acontece se misturarmos um líquido com outro?. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos. Utilize o slide projetado ou imprima a atividade, disponível aqui. Oriente os alunos de modo que leiam as etapas e as executem. Caso nenhuma das opções anteriores for possível, imprima uma atividade, faça a leitura de cada etapa e espere os alunos executarem o que for solicitado. Cada grupo deve ter os materiais necessários, isto é, os componentes para as misturas sugeridas, os recipientes para as misturas e, se necessário, a atividade impressa e a receita para a massinha. Durante as etapas de I a IX ande pela sala, observe as conversas das equipes, acompanhe o preparo das misturas
e as discussões sobre o que utilizar, a quantidade e como preparar. Observe quais ideias não deram certo e como resolveram. Isso lhe dará uma noção do que discutir e esclarecer posteriormente. Caso os alunos tenham muitas dúvidas na preparação, faça algumas sugestões, por exemplo, na mistura para limpeza, pergunte: Que produto pode ser utilizado na limpeza? e Se misturarmos o álcool com água o que acontece?. Na etapa IX, observe a discussão dos alunos de como preparar a massinha, em seguida, sugira que façam a pesquisa “Como preparar massinha” pela internet utilizando celular ou computador. Caso a pesquisa não seja possível, entregue a receita impressa, que está disponível aqui.

Materiais necessários: cinco recipientes transparentes (copo plástico ou becker), uma tigela ou bacia, água, óleo, sal, açúcar, vinagre, álcool, detergente, suco em pó, corante líquido e farinha.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: ----

Orientações: Continuação do “Preparando misturas com uma fase”.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Os alunos continuam organizados em grupos para responder oralmente às questões propostas no slide (tempo sugerido de 10 minutos). Projete o slide com as questões ou imprima neste link. Faça a leitura de cada questão, peça para que os alunos levantem a mão caso queiram se manifestar. Espere os alunos responderem e faça comentários sobre suas respostas. Fique atento para a primeira questão e peça para o(s) grupo(s) que obtiveram mistura com mais de uma fase falar. Na segunda questão, os alunos devem responder que para preparar uma mistura com uma fase pode-se utilizar vários componentes, sendo eles sólidos ou líquidos. Na terceira questão retoma-se a Questão disparadora Que outras misturas apresentam o mesmo número de fases que o soro caseiro?. É provável que os alunos, após os experimentos, respondam a questão mencionando as misturas que prepararam. Verifique se todos os grupos participaram dessa etapa de discussão das respostas. Caso perceba que algum grupo não respondeu estimule-os a responder.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide corresponde à segunda etapa da sistematização, com tempo sugerido de 10 minutos. Defina o conceito de mistura homogênea e faça a leitura da introdução do texto no slide. Na sequência, os alunos, ainda em grupos, devem continuar e concluir o texto introdutório do slide. Detalhe! Oriente que é necessário utilizar todas as palavras-chaves no texto. O texto deve ter de cinco a dez linhas e sintetizar o que foi produzido e discutido na aula. Projete o slide ou escreva o início do texto e as palavras-chave no quadro. Estimule o alunos, comentando: Lembrem das misturas que vocês prepararam, dos componentes das misturas, da quantidade de componentes nas misturas, do estado físico das misturas, do estado físico dos componentes; Escrevam de qual mistura vocês mais gostaram; Escrevam outros exemplos de misturas homogêneas. Espera-se que tenham entendido que a mistura homogênea apresenta uma fase e esta pode ser preparada utilizando vários componentes sólidos ou líquidos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referents a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a segunda aula, parte de uma sequência de dez aulas sobre a temática em questão. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e quantificar as fases de uma mistura, conteúdo desenvolvido no primeiro plano da sequência (CIE6_01ME01). Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <https://bit.ly/2IgiGKW >, nas páginas de 43 a 46.

Materiais necessários para a aula: Cinco recipientes transparentes (copos plásticos ou becker ou tigelas), uma tigela ou bacia, água, óleo, sal, açúcar, vinagre, álcool, detergente, suco em pó, corante líquido e farinha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar e identificar algumas misturas utilizando ingredientes (componentes) do dia a dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já passaram por uma situação parecida, ou se conhecem alguém que tenha passado por esse problema. Questione se os alunos conhecem, já beberam ou prepararam soro caseiro quando estavam nessas condições. Em seguida, pergunte se eles sabem quais os ingredientes (ou componentes) necessários para preparar o soro caseiro e a quantidade de cada ingrediente. Os alunos podem mencionar corretamente que são utilizados água, sal e açúcar. Indique os ingredientes corretos, caso os alunos não mencionarem. Em relação às quantidades, os alunos podem falar um copo de água, uma colher de açúcar e uma colher de sal. Se os alunos tiverem computador ou celular de fácil acesso à internet, peça para que eles pesquisem a receita, pois esta será preparada posteriormente. Caso não tenha acesso à internet, peça aos alunos, em uma aula anterior a esta, que façam a pesquisa em casa pela internet ou conversando com membros da família. Se não for possível nenhuma das opções, o professor pode escrever no quadro a receita para os alunos: 200 ml de água
(um copo), 0,7 g de sal (uma colher de chá) e 4 g de açúcar (uma colher de sopa).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, provavelmente as respostas serão: suco, água com sal, água com açúcar, entre outras, em que ocorre a dissolução de um sólido em um líquido. Pergunte aos alunos: Será que se obtém esse tipo de mistura só quando um sólido é dissolvido em um líquido? e O que acontece se misturarmos um líquido com outro?. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos. Utilize o slide projetado ou imprima a atividade, disponível aqui. Oriente os alunos de modo que leiam as etapas e as executem. Caso nenhuma das opções anteriores for possível, imprima uma atividade, faça a leitura de cada etapa e espere os alunos executarem o que for solicitado. Cada grupo deve ter os materiais necessários, isto é, os componentes para as misturas sugeridas, os recipientes para as misturas e, se necessário, a atividade impressa e a receita para a massinha. Durante as etapas de I a IX ande pela sala, observe as conversas das equipes, acompanhe o preparo das misturas
e as discussões sobre o que utilizar, a quantidade e como preparar. Observe quais ideias não deram certo e como resolveram. Isso lhe dará uma noção do que discutir e esclarecer posteriormente. Caso os alunos tenham muitas dúvidas na preparação, faça algumas sugestões, por exemplo, na mistura para limpeza, pergunte: Que produto pode ser utilizado na limpeza? e Se misturarmos o álcool com água o que acontece?. Na etapa IX, observe a discussão dos alunos de como preparar a massinha, em seguida, sugira que façam a pesquisa “Como preparar massinha” pela internet utilizando celular ou computador. Caso a pesquisa não seja possível, entregue a receita impressa, que está disponível aqui.

Materiais necessários: cinco recipientes transparentes (copo plástico ou becker), uma tigela ou bacia, água, óleo, sal, açúcar, vinagre, álcool, detergente, suco em pó, corante líquido e farinha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: ----

Orientações: Continuação do “Preparando misturas com uma fase”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Os alunos continuam organizados em grupos para responder oralmente às questões propostas no slide (tempo sugerido de 10 minutos). Projete o slide com as questões ou imprima neste link. Faça a leitura de cada questão, peça para que os alunos levantem a mão caso queiram se manifestar. Espere os alunos responderem e faça comentários sobre suas respostas. Fique atento para a primeira questão e peça para o(s) grupo(s) que obtiveram mistura com mais de uma fase falar. Na segunda questão, os alunos devem responder que para preparar uma mistura com uma fase pode-se utilizar vários componentes, sendo eles sólidos ou líquidos. Na terceira questão retoma-se a Questão disparadora Que outras misturas apresentam o mesmo número de fases que o soro caseiro?. É provável que os alunos, após os experimentos, respondam a questão mencionando as misturas que prepararam. Verifique se todos os grupos participaram dessa etapa de discussão das respostas. Caso perceba que algum grupo não respondeu estimule-os a responder.

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide corresponde à segunda etapa da sistematização, com tempo sugerido de 10 minutos. Defina o conceito de mistura homogênea e faça a leitura da introdução do texto no slide. Na sequência, os alunos, ainda em grupos, devem continuar e concluir o texto introdutório do slide. Detalhe! Oriente que é necessário utilizar todas as palavras-chaves no texto. O texto deve ter de cinco a dez linhas e sintetizar o que foi produzido e discutido na aula. Projete o slide ou escreva o início do texto e as palavras-chave no quadro. Estimule o alunos, comentando: Lembrem das misturas que vocês prepararam, dos componentes das misturas, da quantidade de componentes nas misturas, do estado físico das misturas, do estado físico dos componentes; Escrevam de qual mistura vocês mais gostaram; Escrevam outros exemplos de misturas homogêneas. Espera-se que tenham entendido que a mistura homogênea apresenta uma fase e esta pode ser preparada utilizando vários componentes sólidos ou líquidos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano