Plano de aula: Misturas homogêneas e heterogêneas na limpeza

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas homogêneas e heterogêneas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Nessa aula os alunos irão identificar e preparar misturas utilizando detergente, sabão em pó ou sabonete. Atenção: por questão de segurança utilize produtos menos tóxicos, como detergente, sabão em pó ou sabonete. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: sabão em pó, detergente, sabonete líquido, água, arame fino, dois recipientes plásticos de 500mL ou de maior volume (por exemplo, pote de sorvete), balde ou bacia de 2L ou mais, pano pequeno sujo de graxa (um pano por grupo), fita adesiva, mangueira de chuveiro ou outra mangueira fina, corante alimentício ou de tecido, açúcar ou xarope de milho e material impresso com as situações problemas, disponível no material complementar. Observações: Em uma aula anterior peça para os alunos trazerem detergente, sabão em pó ou sabonete e, principalmente, recipientes plásticos de 500mL e uma bacia ou balde. A fim de contemplar mais materiais, leve detergente, sabão em pó, sabonete, recipientes plásticos e bacias ou baldes. O corante alimentício ou de tecido e o açúcar ou xarope de milho são sugestões para que a bolha de sabão apresente cor mais intensa e que dure por mais tempo no ar devido a adição de açúcar ou xarope de milho na mistura.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar misturas homogêneas e heterogêneas que serão preparadas com produtos de limpeza.